Resumo do Plenário: ausência de discurso de Bolsonaro na ONU repercute em pronunciamento

Em 19/09/2019
-A A+

A proximidade da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, motivou o pronunciamento do deputado  João Paulo, do PC do B, na Reunião Plenária desta quinta. Ele repercutiu notícia de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, não deve discursar na abertura do evento, marcada para a próxima terça. “Não sabemos o que diria o presidente em um discurso no evento da ONU. Se dissesse que vai preservar o meio ambiente, como tem repetido, corre o risco de ser ridicularizado. Se adotar seu discurso real, a favor da ocupação da Amazônia por empresas, mineiros e madeireiros, sela sua condição de pária internacional”. 

Dezenove de setembro é o Dia Nacional do Educador Social. Alberto Feitosa, do Solidariedade, destacou ações como a que combate o descarte irregular de lixo, em Itapissuma, na Região Metropolitana, realizada com estudantes da Rede Municipal, e a Orquestra Criança Cidadã de Ipojuca, também na Região Metropolitana. 

Teresa Leitão, do PT, criticou portaria para apurar a participação de professores da autarquia educacional de Belo Jardim, no Agreste Central, em manifestação contra a falta de recursos para a instituição. “O que pegou muito mal é que a portaria, ao invés de ser uma portaria para instituir uma comissão, uma comissão de gestão com uma comissão de professores para tentar uma saída, não. Foi nesses termos que eu estou dizendo aos senhores e senhoras. Uma portaria investigativa da livre manifestação dos professores”. 

A participação do estudante pernambucano Lucas Alves no grupo de voluntários responsáveis por implantar sistema de energia solar em escolas do Haiti foi elogiada pelo deputado Aglailson Vitor, do PSB. Lucas é estudante de engenharia na UFPE. 

Romero Sales Filho, do PTB, cobrou da Compesa providências para regularizar o abastecimento d’água em Moreno, na Região Metropolitana. Ele disse que o fornecimento chega a ser suspenso por até 20 dias seguidos. 

O trabalho do Centro de Referência de Assistência Social do município de Jaqueira, na Mata Sul, foi destacado por Doriel Barros, do PT. A unidade atingiu o segundo lugar em Pernambuco, de acordo com indicadores do Ministério da Cidadania.