Representantes do agronegócio levam prioridades à Comissão de Agricultura

Em 24/04/2019 - 15:04
-A A+
DEMANDAS - Tiago Carvalho apontou segurança hídrica e investimentos em tecnologia entre as necessidades do setor. Foto: Roberto Soares

DEMANDAS – Carvalho apontou segurança hídrica e investimentos em tecnologia entre as necessidades do setor. Foto: Roberto Soares

As demandas do agronegócio em Pernambuco foram discutidas na reunião da Comissão de Agricultura desta quarta (24), que contou com a presença de integrantes do setor sucroalcooleiro. Entidades ligadas à Bacia Leiteira e à fruticultura irrigada também foram convidadas para o encontro, mas não enviaram representantes.

Membro do Departamento Técnico do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar), Tiago Carvalho apontou segurança hídrica e investimentos em tecnologia, como o melhoramento genético das espécies, entre as necessidades do setor. Ele propôs que o Sindaçúcar reúna as contribuições de outras entidades, como a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Doriel Barros (PT), as informações apresentadas serão utilizadas na construção de projetos de lei e na articulação junto ao Poder Executivo, a partir do segundo semestre. “Este é o nosso objetivo: fazer escutas e receber demandas das entidades para começar a atuar, como Assembleia Legislativa, para fortalecer a agropecuária do Estado”, observou.

No dia 29 de maio, serão ouvidas as necessidades dos agricultores familiares.  Antes, no dia 15 do próximo mês, uma audiência pública deve reunir famílias afetadas pela implantação de complexo eólico no Agreste Meridional, empresários e universidade. O objetivo é discutir uma regulação para essa fonte de energia no Estado. Nesta manhã, os parlamentares ainda aprovaram requerimento da deputada Dulcicleide Amorim (PT) para realizar audiência pública sobre regularização da agroindústria da agricultura familiar.