Meio Ambiente promove palestra sobre preservação da água para estudantes

Em 21/03/2019 - 18:03
-A A+
Comissão de Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO – Encontro ocorreu na sede da ONG Recapibaribe, que atua em defesa do manancial que corta parte do Estado. Foto: Heluizio Almeida

Uma palestra educativa marcou o quarto dia de atividades que vêm sendo promovidas pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, nesta semana, para celebrar o Dia Mundial da Água. Nesta quinta (21), alunos do 1° ano da Escola de Referência em Ensino Médio Silva Jardim, no Recife, aprenderam formas simples de contribuir com a preservação desse recurso natural.

“Preservação da água – o que nós temos a ver com isso?”, provocou a bióloga Nathália Bandeira, convidada pelo grupo parlamentar a mostrar aos alunos como hábitos cotidianos, como descartar óleo de cozinha na pia, contribuem para piorar a qualidade de nossas águas. “O descarte de um litro de óleo contamina um milhão de litros de água”, exemplificou a bióloga. “Os estudantes são o futuro do País e, com esse tipo de orientação, poderemos mudar comportamentos simples, que são tão prejudiciais ao planeta”, complementou.

O encontro ocorreu na sede da ONG Recapibaribe, localizada em Casa Forte, Zona Norte do Recife, que trabalha na defesa da preservação desse curso d’água pernambucano. “Infelizmente, esgoto sem tratamento ainda é jogado em nosso rio. O acúmulo de lixo plástico é outro problema grave, já que nossas empresas não são responsáveis por recolher aquilo que colocam no planeta”, afirmou Maria do Socorro Cantanhede, fundadora da organização.

Comissão de Meio Ambiente

TRABALHO – Entidade recolhe lixo jogado no Rio Capibaribe. Foto: Heluizio Almeida

O estudante João Vinícius Magalhães, de 17 anos, disse que levará o que aprendeu para dentro de casa. “Se toda a população precisa da água, é importante que cada um faça a sua parte”, observou. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Wanderson Florêncio (PSC), disse que o colegiado quer contribuir nesse processo de conscientização.

“O Poder Legislativo atua também fora dos gabinetes, de mãos dadas com vocês, procurando prestar um bom serviço à sociedade. Defender o meio ambiente é um compromisso ético que todos devemos assumir”, concluiu. Nesta sexta (22), o colegiado voltará à ONG Recapibaribe, desta vez para fazer um passeio pelo rio e verificar a situação do curso d´água.