
EVENTO – Abertura da feira, no domingo (4), contou com a participação de Joel da Harpa, que representou a Assembleia. Foto: Sabrina Nóbrega
A Assembleia Legislativa participou da abertura oficial da 77ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados na tarde desse domingo (4). A edição 2018 da feira – realizada no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife – começou a receber visitantes desde o dia anterior (sábado). A previsão é de que haja um público de 200 mil pessoas até o fim do evento, no próximo domingo (11). Por meio da Comissão de Agricultura, a Alepe terá, mais uma vez, estande no local, promovendo capacitações técnicas na área de pecuária e concurso de queijos artesanais.
O deputado Joel da Harpa (PP) representou a Casa na abertura da exposição, que também contou com a presença do secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, e do presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha. A instituição é parceira do Governo do Estado na organização da feira.
O evento reúne pecuaristas de todo o Brasil, com leilões, vendas e mostra de bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos. Também há presença de empresas, universidades e diversas entidades ligadas à agropecuária. A estimativa da SNC é a de que sejam movimentados R$ 20 milhões em negócios durante o período.
“Esperamos do Poder Legislativo o apoio incondicional à agropecuária e ao agronegócio pernambucanos. Apesar dos esforços desenvolvidos pelo governador Paulo Câmara até agora, acreditamos que são necessários atenção maior e mais investimentos no setor”, declarou Emanuel Rocha, ressaltando o impacto de mais de oito de anos de seca na Região Nordeste, fato que atingiu o setor.
“Além de trazer investidores de todo o Brasil, o evento também significa entretenimento para várias famílias que vêm até aqui. A Casa do Povo não poderia jamais deixar de participar dessa exposição”, destacou o deputado Joel da Harpa. Já o secretário Wellington Batista comentou que a Alepe “sempre teve um papel de destaque na Exposição de Animais, apoiando tudo o que vem a proporcionar novos negócios e riquezas para o Estado”.
Entre as iniciativas da Assembleia, o secretário salientou o Concurso Regional de Queijos de Pernambuco, que, em 2017, teve a participação de 14 produtores pernambucanos. A edição deste ano vai acontecer na próxima quarta (7), às 19h. A premiação será na quinta (8), às 12h. O estande da Alepe também vai promover uma série de capacitações na área de zootecnia, voltadas para estudantes e criadores. As palestras ocorrem no período da tarde, desde esta segunda (5) até a sexta (9).

DESTAQUE – Na tribuna, Romário Dias deu ênfase à quantidade de empregos gerados pelo evento. Foto: Roberto Soares
Plenário – A abertura da Exposição de Animais também foi tema do discurso do deputado Romário Dias (PSD), na Reunião Plenária desta segunda. O parlamentar deu ênfase à quantidade de empregos gerados pelo evento. “Muitas pessoas conseguem obter renda vendendo animais, objetos e peças de arte feitas em Pernambuco”, observou.