Resumo do Plenário

Em 01/06/2016
-A A+

A Reunião Plenária desta quarta foi aberta com um minuto de silêncio para o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Romeu da Fonte. O advogado e ex-deputado morreu na tarde da última terça-feira, aos 79 anos.

Ângelo Ferreira, do PSB, destacou a história de luta do falecido junto aos trabalhadores rurais de Pernambuco.

“Romeu, que teve toda uma vida dedicada sobretudo à defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores, mas uma defesa também com serenidade, com profundo conhecimento, que teve uma vida política militando ao lado de outro grande homem de Pernambuco, que foi o nosso governador Miguel Arraes de Alencar.” 

Sílvio Costa Filho, do PRB, Teresa Leitão, do PT, Waldemar Borges, do PSB e Romário Dias, do PSD, também prestaram homenagem ao advogado.

Álvaro Porto, do PSD, relatou o encontro que teve, na semana passada, com os ministros pernambucanos Fernando Filho, de Minas e Energia, e Bruno Araújo, de Cidades. O parlamentar destacou o empenho dos dois em trabalhar em favor do País e de Pernambuco, e se colocou à disposição para eventuais interlocuções com os Ministérios.

Rodrigo Novaes, do PSD, cobrou o restabelecimento do fornecimento de energia do perímetro irrigado de Icó Mandantes, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. De acordo com o deputado, o corte aconteceu por falta de pagamento por parte da Codevasf, e prejudica o abastecimento de água na região.

“Quem acabou de plantar vai perder tudo se não voltar a energia em três, quatro, cinco dias. Vai perder, porque a plantação não aguenta o calor, o sol, sem ser devidamente aguado, irrigado. Então é um prejuízo enorme. Como se não bastasse a dificuldade de se ter lucro, essas pessoas vão compreender muitos prejuízos financeiros, e isso é o que a gente quer evitar.”

Priscila Krause, do Democratas, lembrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho. A parlamentar destacou a necessidade de incorporar a agenda ambiental como um desafio às políticas públicas das cidades, em especial do Recife.