Mesmo tendo caído num domingo, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mobilizou os discursos dos deputados e deputadas pernambucanos durante a semana. Na segunda (9), temas relacionados às demandas femininas dominaram a reunião plenária.
Rosa Amorim (PT) denunciou o aumento de 4,7% no número de feminicídios no País em 2025, em comparação com o ano anterior, segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Emocionada, a deputada exclamou: “estamos cansadas de chorar pelas nossas amigas, de ver nossas companheiras serem mortas, de ver mães chorando os corpos de suas filhas”.
Por sua vez, Socorro Pimentel (União) salientou o fato de Pernambuco ser gerido por duas mulheres, a governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause. A parlamentar também listou as mulheres ocupantes de postos de liderança na administração estadual. “Isso representa mais do que uma conquista simbólica. Representa um sinal claro de que as mulheres devem e podem ocupar os espaços de liderança, de decisão, de transformação na vida pública”, disse.
Foto da semana

APOSENTADORIA – Na terça (10), a Alepe homenageou o servidor José Carlos Nascimento Santana, que trabalhou na casa por 51 anos. Foto: Nivaldo Francisco
Paralisação dos trabalhadores em educação divide opiniões em Plenário
Na terça (10), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) realizou uma paralisação e ocupou as ruas do centro do Recife. Na ocasião, a presidente da entidade criticou o deputado Renato Antunes (PL), que no dia anterior classificara como “oportunista” o movimento da categoria.
À tribuna, o parlamentar respondeu às críticas e afirmou que teve as palavras distorcidas. “Toda representação sindical tem a sua importância e a sua representatividade, mas eu não posso aceitar ser atacado e ter palavras minhas tiradas do contexto para me fazer acusações levianas”, afirmou.
Por outro lado, Dani Portela (PSOL) saiu em defesa do sindicato. “Essa não é a primeira e nem será a última campanha salarial do Sintepe, independentemente de ser ou não ser um ano eleitoral. O Sintepe faz isso sistematicamente, governo após governo, pois, independentemente de quem seja o chefe do Poder Executivo, o sindicato vai estar do lado da sua categoria”, argumentou.
Frase da semana

Foto: Jarbas Araújo

Temos que pensar no passageiro, mas temos também que ter compromisso com o motorista.”
Deputado Junior Matuto (PRD), na terça (10), ao anunciar projetos de lei para melhorar a segurança dos profissionais do transporte coletivo.
Solenidade: Programa Alepe Antirracista recebe prêmio em reunião plenária

UNALE – O programa de enfrentamento ao racismo da Alepe recebeu premiação nacional. Foto: Roberto Soares
Na quarta (11), a diretoria da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) entregou à Alepe o troféu Assembleia Cidadã 2025. O Parlamento pernambucano venceu o prêmio com o programa Alepe Antirracista, política institucional de enfrentamento ao preconceito racial.
Para ouvir
O Assembleia Geral desta semana traz o debate ocorrido na Alepe sobre o acolhimento de crianças neurodivergentes nas escolas. Trata também da lei estadual que regulamenta as placas de informação turística nas rodovias estaduais e tem ainda uma entrevista sobre Adalgisa Cavalcanti, a primeira deputada estadual eleita em Pernambuco. O programa é uma produção da Rádio Alepe e pode ser ouvido no site e em plataformas como Deezer e Spotify.
A Alepe garante a segurança dos seus dados, conforme com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)