O projeto que derruba a cláusula de barreira nos editais dos concursos da área de segurança pública voltou a repercutir nesta segunda-feira (7), na reunião plenária. A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) usou mais uma vez a tribuna para enfatizar a importância de aprovar a matéria, presente no Substitutivo nº 2/2024 ao Projeto de Lei nº 2084/2024, e que deverá ser votada nesta terça-feira (8).
A parlamentar pediu aos demais deputados que tenham sensibilidade e comprometimento com a segurança dos pernambucanos na hora de votar. “Essa cláusula proíbe o chamamento de aprovados depois de um determinado número e isso dificulta o avanço da segurança, porque existe uma demanda muito grande de policiais no Estado, sem efetivo não se faz segurança pública”, reforçou.

VOTAÇÃO – Delegada Gleide Ângelo pediu apoio ao fim do limite para vagas em concursos da área de segurança. Foto: Roberto Soares
O projeto foi aprovado em primeira discussão em dezembro de 2024 e chegou a entrar na ordem do dia da semana passada, mas não foi apreciado por falta de quórum. Na ocasião, a delegada também se posicionou, afirmando que a cláusula era uma desserviço para a segurança pública e que falta vontade política do governo estadual para resolver essa questão.
Regularização de casas
Débora Almeida (PSDB) celebrou o lançamento de um programa para regularizar imóveis sem registro de posse, na cidade de São Bento do Una (Agreste Central). A ação de reabilitação fundiária e melhoria habitacional será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
Segundo a parlamentar, mais de 700 famílias serão beneficiadas pela regularização de suas propriedades. Dentre elas, 140 serão contempladas com melhorias habitacionais em suas residências, por meio do programa Morar Bem Pernambuco, do Governo do Estado, que possibilita reforma de banheiros e criação de novos cômodos.
“São ações concretas e palpáveis que mudam vidas e fortalecem o nosso compromisso com o desenvolvimento no interior do estado de Pernambuco”, comentou.

MORADIA – Regularização de imóveis em São Bento do Una e em Tamandaré foi destacada por Débora Almeida e Mário Ricardo, respectivamente. Foto: Roberto Soares
Débora Almeida ainda falou das obras do Residencial Alfredo José Cintra, também em São Bento do Una. Segundo a deputada, a construção do conjunto habitacional deve ser retomada, com a entrega, quando finalizado, de mais de 300 unidades habitacionais para a população.
Tamandaré
Mário Ricardo (Republicanos) solicitou a suspensão imediata do leilão de diversos imóveis comerciais e residenciais localizados na região central do município de Tamandaré, no Litoral Sul. A venda dos imóveis está sendo promovida pela Perpart, órgão do Governo do Estado.
O deputado defendeu a transferência da titularidade dos terrenos para o município, e alertou sobre a iminência de protestos por cona do leilão.
“Os proprietários foram surpreendidos com a notícia de que a Perpart colocou à venda a área localizada na Avenida José Bezerra Sobrinho, sem que tenham sido consultados. O leilão atinge, inclusive, aqueles que possuem a escritura do imóvel”, relatou.
Abastecimento

ÁGUA – Entrega de sistemas de dessalinização foi comemorada por Doriel Barros. Foto: Roberto Soares
O deputado Doriel Barros (PT) destacou a entrega de sistemas de dessalinização nos municípios de Águas Belas, Iati e Itaíba, no Agreste Meridional, na última semana. A iniciativa é do Programa Água Doce, do Governo Federal, em parceria com a gestão estadual. O parlamentar frisou a necessidade de conclusão da adutora de Águas Belas.
“Falta apenas a instalação das bombas. Está muito perto de a gente comemorar essa libertação, e é resultado também de recurso enviado pelo presidente Lula, em parceria com o Governo Estadual, para que a água chegue às pessoas que precisam”, informou.
O deputado ainda comentou uma viagem a Mendoza, na Argentina, com uma delegação do Governo do Estado, para visitar a região produtora de vinhos. Ele enfatizou o potencial pernambucano para explorar o setor. Doriel Barros também ressaltou a trajetória política do ex-deputado Manoel Santos, falecido em 2015, que faria aniversário nesta segunda.
Geopolítica
O deputado João Paulo(PT) criticou a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs novas tarifas a mais de 180 países, na última semana. Para o parlamentar, o planeta ingressa numa nova ordem mundial, orientada à extrema direita, que representa o “retorno a um mundo governado pela força bruta, a chantagem econômica e o populismo beligerante”.

TARIFAS – Para João Paulo, medidas dos EUA provocam “retorno a um mundo governado pela força bruta”. Foto: Roberto Soares
Ele alertou para a situação do Brasil nesse cenário, embora o país tenha ficado entre aqueles com menor taxação. “Não podemos nos iludir. Pode haver oportunidades de ganho, mas no longo prazo seremos empurrados à irrelevância como fornecedores secundários”, afirmou. “E aqui no Brasil também há forças políticas que ecoam o discurso trumpista e exigem resistência”, criticou o deputado.
João Paulo ainda elogiou a postura do governo brasileiro, que segundo ele tem reagido entre a firmeza e a diplomacia, para defender as empresas e os trabalhadores brasileiros.