A atuação do Governo do Estado na área da educação gerou debates na reunião plenária desta quarta (12). Enquanto parlamentares da base governista exaltaram a retomada do Programa Ganhe o Mundo e parcerias entre Governo e municípios, opositores apontaram retrocessos, como os atrasos na entrega de kits escolares e das viagens de alunos selecionados para intercâmbio. Por outro lado, a redução da frequência de voos regionais gerou críticas comuns à companhia aérea Azul.
Educação
O deputado Sileno Guedes (PSB) criticou o Governo do Estado pelo atraso na entrega dos kits escolares para o ano letivo de 2025, iniciado em 5 de fevereiro. O socialista cobrou que a Secretaria de Educação aprimore o planejamento de licitações, tanto para materiais escolares quanto em relação à merenda. Para Sileno, a gestão estadual não está sendo capaz de entregar, à rede de alunos, aquilo que é obrigação do estado.
“O que a comunidade escolar tem vivenciado é um total descaso, é uma falta de planejamento para garantir a qualidade do ensino”, lamentou. O deputado cobrou ainda a criação de novas escolas de ensino técnico e integral e a resolução de atrasos no Programa Ganhe o Mundo, que afetam 918 estudantes aprovados para intercâmbios no Canadá, Estados Unidos e Chile.

EDUCAÇÃO | Sileno Guedes manifestou preocupação com a pasta, enquanto Débora Almeida saudou investimentos do Executivo. Foto: Roberto Soares
Em favor do Governo, Débora Almeida (PSDB) destacou a entrega, na tarde desta quarta, dos kits de viagem aos selecionados para o período de estudos no Chile. A parlamentar comemorou a retomada do programa, que estava suspenso desde o início da pandemia, em 2020. “É um projeto importante que vai possibilitar que jovens de cada um dos municípios de Pernambuco tenham a oportunidade de estudar e conhecer uma outra cultura”, enfatizou.
Nos apartes, o líder da oposição, Diogo Moraes (PSB), criticou os atrasos na licitação de empresas responsáveis por organizar as viagens dos alunos selecionados. Ele ponderou que, embora os estudantes que vão para Chile tenham sido contemplados, aqueles que irão para outros destinos, como Estados Unidos e Canadá, seguem sem saber quando poderão embarcar. “Essa indefinição está frustrando esses jovens que podem não usufruir desse programa. O que a gente quer é uma educação de qualidade e que seja digna dos estudantes pernambucanos”, frisou. Já Waldemar Borges (PSB) classificou o programa como “um dos maiores fracassos” e “a expressão de uma grande incapacidade gerencial” do governo Raquel Lyra.
Em resposta, a líder do governo, Socorro Pimentel (União), destacou a nota elevada de Pernambuco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2024, e salientou que o programa Juntos pela Educação conta com investimentos da ordem de R$ 5,5 bilhões para promover melhorias na rede estadual de ensino em parceria com os municípios. “Ficamos felizes com o foco da governadora na educação, para que possamos garantir um futuro melhor para os nossos jovens”, externou. Henrique Queiroz Filho (PP), por sua vez, ressaltou os investimentos já realizados pelo Governo, como a construção de creches, a climatização de salas de aula e a entrega de ônibus escolares.
Aviação regional
O cancelamento de voos regionais pela Azul Linhas Aéreas foi alvo de críticas. Luciano Duque (Solidariedade) lamentou a redução, desde a última segunda (10), do número de voos diretos entre Petrolina, no Sertão do São Francisco, e o Recife. Antes, a rota podia ser feita em dois horários, mas, com a alteração, passou a ser feita apenas uma vez ao dia.

AVIAÇÃO | Luciano Duque criticou a redução de rotas regionais disponibilizadas pela Azul no Estado. Foto: Roberto Soares
O parlamentar também mencionou a redução de frequência da rota entre a capital e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que era de seis voos semanais, e foi diminuída para dois. O deputado destacou que a empresa recebe incentivos dos governos Federal e Estadual e garantiu que há uma alta demanda de passageiros para os destinos afetados. “O Governo do Estado e o Governo Federal têm muita disposição para encontrar soluções, mas precisamos do compromisso concreto das companhias aéreas”, cobrou. Em apartes, Duque recebeu o apoio dos deputados Waldemar Borges e Socorro Pimentel.
Recursos Federais

RECURSOS | Doriel Barros informou que o Governo Federal vai reforçar investimentos em Pernambuco. Foto: Roberto Soares
Doriel Barros(PT) repercutiu o encontro com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social, Lilian dos Santos Rahal. Entre os pleitos apresentados à gestora, segundo o parlamentar, estão mais recursos à construção de cisternas, ao programa Fomento Rural e à produção leiteira no Estado.
“Essas conquistas são muito importantes e isso demonstra o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para nosso Estado, para a população do campo, para as famílias mais carentes que vão ser impactadas”, avaliou.
O parlamentar ainda homenageou Fernando Oliveira Santos, conhecido como Fernando da Banca, comerciante do município de Águas Belas (Agreste Meridional), que faleceu na última segunda-feira (10). Ele lembrou da história de vida do amigo e valorizou sua contribuição para o desenvolvimento do município de Águas Belas, no Agreste Meridional.
Festival de Inverno

GARANHUNS | Cayo Albino saudou os resultados da municipalização da gestão do Festival de Inverno. Foto: Roberto Soares
Cayo Albino (PSB) destacou a relevância do Festival de Inverno de Garanhuns, no Agreste Meridional. O parlamentar ressaltou que o evento, que completa 35 anos em 2025, vai contar com diversas atrações, em mais de 20 polos espalhados pela cidade.
O deputado também relembrou a disputa pelo controle do festival, envolvendo o Estado e o município, no ano de 2023. “Infelizmente não houve o diálogo necessário, o Governo do Estado quis excluir a Prefeitura do processo. Foi então que se decidiu tomar a frente do Festival de Inverno, deixar o festival de inverno com quem realmente entende, que é o povo de Garanhuns.” afirmou.
Interiorização da saúde

SAÚDE | Socorro Pimentel destacou ações de interiorização de serviços médicos e hospitalares. Foto: Roberto Soares
Socorro Pimentel (União) ressaltou as ações do Executivo estadual voltadas à regionalização dos serviços de saúde pública. Como exemplos, a líder do governo citou a inauguração de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Dom Helder Câmara e a aquisição de novos equipamentos de tratamento em especialidades como traumato-ortopedia, cardiologia e cirurgia geral.
“Esse esforço reflete o compromisso do Governo com a justiça social e a equidade ao acesso à saúde que é um direito fundamental e precisa ser garantido”, declarou. A parlamentar, por fim, destacou a importância da inauguração da primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Cabanga e a ampliação da ETE São Lourenço da Mata.
Recife e Olinda

HOMENAGEM | João Paulo refletiu sobre o direito à cidade nos aniversários de Olinda e Recife. Foto: Roberto Soares
João Paulo (PT) celebrou o aniversário de Recife e Olinda, que completam, neste dia 12 de março, 488 e 490 anos, respectivamente. O ex-prefeito da cidade do Recife ainda relembrou os seus esforços em prol de disponibilizar o acesso à cultura para a população de baixa renda e criticou a privatização de espaços públicos que vem sendo praticada pela atual gestão municipal.
“Parte da população do Recife não conhece nem a sua cidade e não tem o direito de deslocamento de um bairro para outro, muitas vezes para visitar um ente familiar. Enquanto prefeito, assumimos o desafio de não privatizar os nossos espaços públicos, como está sendo feito”, disse. O parlamentar ainda manifestou apoio à articulação entre as gestões municipais que formam a Região Metropolitana do Recife e saudou encontro de gestores provido com esse fim pela governadora Raquel Lyra no último dia 7.
PIB nacional

PIB | João Paulo Costa relacionou o aumento de 3,4% em 2024 à política econômica do Governo Lula. Foto: Roberto Soares
O crescimento de 3,4% no PIB brasileiro em 2024, divulgado pelo IBGE na última sexta (7), foi valorizado por João Paulo Costa (PC do B). O parlamentar destacou o desempenho de atividades como a Indústria, que cresceu 3,3%, e o setor de serviços, que avançou 3,7%.
O parlamentar atribuiu o crescimento ao retorno de programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. “É reflexo das políticas acertadas do Governo Lula, da queda do desemprego, do aumento do consumo das famílias”, avaliou.