![](http://www.alepe.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/11.13-ALEPE_CUIDA_BEZERROS-AL-020-1024x683.jpg)
BEZERROS – O programa ofereceu serviços gratuitos de saúde e cidadania na cidade do Agreste. Foto: Amaro Lima
O programa Alepe Cuida chegou na quarta (13) a Bezerros, no Agreste Central, oferecendo à população local serviços gratuitos de saúde e cidadania. A ação, que seguiu até quinta (14), foi realizada ao lado da Igreja Matriz São José dos Bezerros. No total, 3.407 atendimentos foram feitos pela equipe de profissionais da Alepe, além de parceiros institucionais.
Coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, a iniciativa percorre municípios de Pernambuco, levando serviços essenciais que contribuem para o bem-estar e a inclusão social dos pernambucanos.
Saúde
Nesta edição, foram oferecidas consultas em especialidades médicas como cardiologia (com eletrocardiograma), odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia e neuropediatria, além de serviços de nutrição. Muitos dos atendimentos foram agendados previamente, incluindo exames de ultrassonografia (abdômen total, próstata e transvaginal) e mamografia, assegurando maior organização e conforto aos pacientes.
![](http://www.alepe.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/11.13-ALEPE_CUIDA_BEZERROS-AL-028-300x200.jpg)
RESOLUÇÃO – Wildy Ferreira comemorou a formalização do Alepe Cuida. Foto: Amaro Lima
O superintendente da SSMO, Wildy Ferreira, ressaltou que esta é a 16ª edição do Alepe Cuida, que já realizou mais de 50 mil atendimentos no Estado. Ele também comemorou a Resolução da Mesa Diretora, aprovada pelo parlamento, que formalizou a iniciativa dentro da estrutura da Casa.
“Com o apoio de todos deputados e o incentivo do presidente Álvaro Porto (PSDB) e do primeiro-secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), o Alepe Cuida só tende a crescer. É um programa que está ajudando muito os pernambucanos”, expressou.
Em atendimento de livre demanda, a população também aproveitou os serviços de vacinação, quiropraxia, auriculoterapia, ventosaterapia, e o ambulatório do pé diabético. Ações sociais também foram realizadas, com atividades de corte de cabelo e design de sobrancelhas, que contribuíram para elevar a autoestima dos participantes.
A trabalhadora rural aposentada Severina José dos Santos, de 66 anos, esteve no local para realizar uma mamografia e elogiou a disponibilização de serviços que a população encontra dificuldade para acessar. “Estou aproveitando para fazer logo o exame. Esse mutirão está sendo muito bom, porque traz muitos médicos que aqui não tem”, disse.
Cidadania
![](http://www.alepe.pe.gov.br/wp-content/uploads/2024/11/11.13-ALEPE_CUIDA_BEZERROS-AL-023-1024x683.jpg)
CIDADANIA – A iniciativa disponibiliza serviços em conjunto com instituições como a Defensoria. Foto: Amaro Lima
Na área de cidadania, uma gama de serviços está sendo disponibilizada. O Instituto Tavares Buril e a Secretaria de Defesa Social disponibilizaram a emissão de primeiras e segundas vias do RG; a Defensoria Pública do Estado (DPE-PE) presta assistência jurídica em questões de menor complexidade e o Banco do Nordeste e o Sebrae ofereceram orientação e apoio para empreendedores da região, além de uma exposição de produtos locais.
“É uma iniciativa importante, tanto do ponto de vista do contato entre as instituições como para que a Defensoria Pública possa ser mais difundida entre a população que mais precisa da assistência jurídica”, elogiou o defensor público Thiago Augusto Montenegro Couto, coordenador do núcleo da DPE-PE em Bezerros.
Além disso, o Detran-PE ofereceu serviços de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Compesa e a Neoenergia, por sua vez, atenderam demandas de renegociação de dívidas, emissão de segunda via de faturas, solicitação de novas ligações e desligamentos, promovendo a regularização dos serviços básicos e o acesso ao saneamento e à energia elétrica.
Prêmio
Também na quarta, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) divulgou que o Alepe Cuida está entre os três finalistas do prêmio Assembleia Cidadã, na categoria Atendimento ao Cidadão. O vencedor será anunciado na conferência nacional da entidade, que será realizada entre os dias 3 e 5 de dezembro no Rio de Janeiro.
Atualizado em 18/11/2024