Deputados debatem resultados do 2º turno das eleições

Em 29/10/2024 - 20:10
-A A+

O resultado final das eleições municipais, encerradas no último domingo (27), gerou embates na reunião plenária desta terça (29). Parlamentares apresentaram balanços e reflexões sobre o pleito e divergiram sobre os caminhos da direita e da esquerda na política brasileira. O pleito em Olinda, na Região Metropolitana, também foi tema de discussão.

João Paulo (PT) afirmou que o bolsonarismo e a extrema-direita foram derrotados nas eleições municipais de 2024. O parlamentar também reconheceu o insucesso do campo progressista em cidades como Olinda, Natal e São Paulo. Apesar dos revezes, João Paulo constatou um aumento no número de prefeitos petistas eleitos e defendeu mudanças no programa do partido.

“O PT demonstrou recuperação e força em várias regiões, com vitórias significativas em municípios estratégicos como Fortaleza (CE), Pelotas (RS) e Camaçari (BA). O partido conquistou mais prefeituras do que em 2020, reafirmando nossa conexão com a população e a confiança que muitos brasileiros depositam em nosso projeto de sociedade”, destacou. 

“Ainda assim, reconhecemos a necessidade de ajustes em nosso conteúdo programático e na comunicação com o eleitorado, especialmente nas periferias das grandes e médias cidades”, concluiu.

PONTO DE VISTA – Na avaliação de João Paulo e Doriel Barros, esquerda teve revezes, mas extrema direita foi derrotada em 2024. Fotos: Amaro Lima

Presidente estadual do PT, o deputado Doriel Barros reforçou o entendimento de João Paulo. Para ele, a postura de partidos da extrema-direita de ironizar os resultados do Partido dos Trabalhadores nas eleições municipais seria uma demonstração de que ainda não teriam “superado a derrota para Lula em 2022”. 

É importante vocês terem o entendimento de que o presidente Lula tem uma base de partidos compondo o governo que dá sustentação política. E a gente vai contar com muitas dessas legendas para a reeleição do presidente em 2026”, argumentou Barros.

Já  Waldemar Borges (PSB) registrou que todos os ex-ministros de Bolsonaro que se candidataram neste ano foram derrotados. Na avaliação de Waldemar,  há um viés de centro na manifestação eleitoral de 2024,  mas não uma vitória da direita. 

CONTRAPONTO – Já para Coronel Alberto Feitosa, brasileiros se descobriram conservadores, e esquerda é que foi derrotada. Foto: Amaro Lima

Coronel Alberto Feitosa (PL), por sua vez, comemorou o avanço da direita no pleito de 2024. Ele ressaltou que 80% das câmaras municipais eleitas no Brasil têm composição hegemonicamente de direita ou centro-direita. 

O deputado considerou que os brasileiros se descobriram conservadores, e que a esquerda foi a grande derrotada nas urnas. “O povo brasileiro disse não à esquerda que defende a legalização das drogas, o aborto, os benefícios para criminosos, e que demoniza o empresariado e hostiliza o agro”, elencou.

Feitosa acrescentou que, na avaliação dele, o presidente Lula e o PT perderam força em todo País. Ele ressaltou que, em Pernambuco, o partido do presidente elegeu prefeitos em apenas seis municípios. 

Na mesma linha, Renato Antunes (PL), afirmou que o brasileiro é “conservador por natureza”. “É um eleitorado que defende a vida, a família, a liberdade, o direito de ir e vir, o direito de propriedade e de se defender, o que mostra que a gente não abre mão de princípios e valores que julgamos inegociáveis”, enfatizou.

Olinda

DIREITA – Renato Antunes e Abimael Santos viram uma postura desrespeitosa de Vinicius Castello com evangélicos. Fotos: Amaro Lima

Renato Antunes ainda comemorou a vitória de Mirella Almeida (PSD) sobre Vinicius Castello (PT) no segundo turno em Olinda. Ele fez críticas ao candidato petista por supostas mensagens ofensivas à comunidade evangélica, e exigiu dele um pedido público de desculpas. 

Nos apartes, a fala foi endossada por Abimael Santos (PL). O deputado comemorou a derrota de Castello que, segundo ele, teria perdido por não respeitar a fé alheia. “Quando você tenta subir menosprezando a religião de outras pessoas, você acaba se dando mal”, salientou. 

Em defesa do candidato, Rosa Amorim (PT) destacou que Castello conseguiu atrair e unir muitas lideranças e partidos políticos como vereador do município, e ressaltou que, embora ele tenha assinado uma carta de compromisso com o povo evangélico, foi derrotado por uma campanha racista e homofóbica. 

“Um homem negro, da periferia, LGBT, de esquerda, do Partido dos Trabalhadores, fez uma campanha vitoriosa em Olinda e saiu gigante dessa eleição”, exaltou. 

Dani Portela (PSOL) reforçou a fala de Amorim e denunciou um suposto uso da máquina pública na campanha de Mirella. “No último sábado, vimos ônibus da Secretaria da Educação do Estado nas ruas paralelas de uma caminhada que estava acontecendo da candidata que ganhou. Vamos nos aprofundar e apurar”, ressaltou.

ESQUERDA – Para Rosa Amorim e Dani Portela, o candidato do PT em Olinda foi vítima de campanha racista e homofóbica. Fotos: Amaro Lima

Analistas

A recusa da Secretaria de Administração (SAD) de Pernambuco em continuar as negociações de demandas salariais dos analistas da área de saúde foi criticada pelo deputado Waldemar Borges (PSB). 

A categoria abrange 18 tipos de profissionais da saúde com nível superior não médicos, entre eles enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas. Eles solicitam a incorporação de gratificações para diminuir a distância do salário deles com o da categoria dos médicos

A proposta dos analistas chegou a ser incluída como uma emenda apresentada por Waldemar no pacote de reajustes aprovado em setembro deste ano. A emenda foi retirada após acordo entre os parlamentares na ocasião, mas foi aberta  após uma negociação com a Secretaria de Casa Civil da gestão estadual. 

No entanto, a partir do momento que esta negociação chegou à SAD, o encontro não teve a presença da secretária Ana Maraíza Silva, e o assessor designado para a reunião com os parlamentares informou que não iria avançar mais na pauta dos analistas. 

NEGATIVA – Waldemar Borges repudiou atitude da SAD em negociação com analistas da área de saúde. Foto: Amaro Lima

“Ele disse que a palavra dele era curta e grossa e que não seria ‘irresponsável’ de continuar a negociação. Eu quero deixar o meu repúdio a esse tipo de comportamento autoritário”, declarou Waldemar. Ele considerou, ainda, a postura do representante da SAD como um “desrespeito ao parlamento”. 

A manifestação de Waldemar Borges foi apoiada pela deputada Dani Portela e Gilmar Junior (PV). O deputado do PV considerou que a gestão estadual deveria promover uma isonomia salarial entre profissionais de nível superior na área de saúde. 

Vigilantes

O deputado Abimael Santos (PL) solicitou que o Governo do Estado apure denúncias de atraso no pagamento de salários a vigilantes da Secretaria Estadual de Educação. Segundo o parlamentar, os profissionais, que são terceirizados, estariam sem receber remuneração há dois meses.  

Ainda conforme destacou Santos, eles são vinculados à empresa BBC Vigilância, que presta serviço ao órgão pernambucano. “Eu quero saber se o problema está no Governo do Estado, que não está pagando à BBC, ou se é a empresa que não está repassando os recursos”, questionou.

Para esclarecer a situação, o deputado do PL comunicou que formulará um pedido de informação e que o encaminhará à gestão Raquel Lyra.

Vestibular

ISENÇÃO – Proposta de Jarbas Filho que torna seleção seriada gratuita para estudantes da rede pública foi aprovada. Foto: Amaro Lima

Durante a Ordem do Dia, o deputado Jarbas Filho (MDB) defendeu proposta de sua autoria, que isenta todos os estudantes da rede estadual de ensino das taxas de inscrição no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE). A matéria, discutida em primeiro turno nesta terça, foi aprovada por unanimidade.

De acordo com o parlamentar, o foco da proposição é democratizar o acesso ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA)  da UPE. “Atualmente, só têm isenção da taxa pessoas que comprovam ser de baixa renda, e o meu projeto é para ampliar esse universo”, destacou. 

A possibilidade de isenção deverá constar expressamente no edital dos processos seletivos promovidos pelo Estado. A dispensa do pagamento, contudo, somente ocorrerá mediante deferimento de solicitação dos candidatos.

Mutirão

CIRURGIAS – Socorro Pimentel comemorou ampliação de procedimentos para crianças com sequelas do zika vírus. Foto: Amaro Lima

Socorro Pimentel (União Brasil) celebrou a ampliação do programa Cuida PE, que busca reduzir a fila de cirurgias na rede pública. Destacou o mutirão para triagem e marcação de cirurgias de displasia de quadril em crianças com sequelas do Zika vírus, beneficiando 100 pacientes. 

Ela agradeceu ao governo estadual pelo compromisso com essas famílias e ressaltou o destaque de Pernambuco no setor de saúde. Em outubro, cinco novas instituições foram credenciadas, com pacientes convocados para avaliação e cirurgias. Esta fase do projeto abrange 73 municípios, incluindo a Região Metropolitana e o Agreste.

China

VIAGEM – João Paulo Costa acompanhou empresários pernambucanos na China. Foto: Amaro Lima

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) participou de uma missão na China representando a Alepe e liderando uma delegação de empresários pernambucanos. Seu papel foi fortalecer a presença legislativa e representar os interesses de Pernambuco junto ao mercado chinês. 

A delegação se reuniu com autoridades chinesas e apresentou as potencialidades do estado, especialmente em tecnologia, com destaque para o Porto Digital. O parlamentar ressaltou que a missão abre novas possibilidades de investimento chinês e oportunidades de parcerias e negócios.

Estradas

INFRAESTRUTURA – Eriberto Filho pediu inclusão de vias em São Lourenço no PE na Estrada. Foto: Amaro Lima

Eriberto Filho (PSB) solicitou ao Governo do Estado a inclusão da requalificação das estradas PE-005 e PE-020 -que ambas começam no Recife e terminam em São Lourenço da Mata, ao Programa PE na Estrada, que foi lançado semana passada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Segundo o parlamentar, esse é um direito fundamental para a população de São Lourenço. “A inclusão das mencionadas vias no Programa PE na Estrada dará maior segurança  e agilidade para quem transita por elas. Esse investimento é mais que necessário”, afirmou.