Nova cônsul-geral da China é recebida pela Alepe

Em 26/03/2024 - 15:03

A Alepe recebeu, nesta terça (26), a visita da nova cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping. A representante chinesa foi recebida pelos parlamentares Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa; Sileno Guedes (PSB), Socorro Pimentel (União), Débora Almeida (PSDB); Diogo Moraes (PSB), Joãozinho Tenório (Patriota), João Paulo (PT) e Izaías Régis (PSDB), membros da Comissão de Assuntos Internacionais; e José Patriota (PSB), coordenador-geral da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.

COMITIVA – A diplomata foi recebida pelos parlamentares pernambucanos no gabinete da presidência da Alepe. Fotos: Nando Chiappetta

Durante o encontro, a representante destacou a forte e crescente conexão entre Brasil e China, que completou meio século de relações diplomáticas nesta semana. A cônsul compartilhou também a sua satisfação ao assumir o novo cargo. “Estou muito agradecida por ser recebida nesta Casa Legislativa. Esse gesto só demonstra a conexão e a longa parceria que a Alepe mantém com o Consulado da China. Estou aqui para reafirmar a manutenção desses laços”, disse a diplomata.

O presidente da Alepe reforçou a disponibilidade da Casa em relação às nações amigas. “Prezamos muito pelas oportunidades que as relações entre os países oferecem, como os investimentos nas empresas locais e a difusão da cultura. Qualquer tipo de ajuda que precisarem, contem conosco para o apoio que for necessário”, reiterou Porto.

Articulado pela Comissão de Assuntos Internacionais, o encontro também contou com a presença do vice-cônsul da China em Recife, He Yongwei.

Intercâmbio

Em 2023, o comércio entre as nações atingiu um recorde de 157 bilhões de dólares, com a China representando 31% das exportações brasileiras. Diante de 50 anos de interação econômica, uma das pautas presentes no encontro foi relacionada aos investimentos e o comércio entre o Brasil e a China.

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS – Brasil e China mantêm uma parceria que completou 50 anos nesta semana

“Devemos sempre reforçar nossas relações comerciais. Esse intercâmbio Pernambuco e a China já existe, mas é importante que nosso foco também sejam as pequenas e médias empresas”, ressaltou o parlamentar José Patriota, que lidera a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.

Entre os planos para a consolidação desse intercâmbio, destacou-se o planejamento de uma delegação pernambucana para visitar a nação chinesa, com intuito de expandir os horizontes ligados às exportações e investimentos empresariais, reforçando-se o interesse dos orientais na energia renovável brasileira.

Ainda foi discutida uma parceria entre a Assembleia Pernambucana e a Assembleia Popular Chinesa, “que pode ser intensificada nos próximos anos”, como reforçou a cônsul Lan Heping.