Deputados repercutem 3ª posição de Pernambuco em ranking nacional de homicídios

Em 13/06/2024 - 14:06
-A A+

O programa Juntos pela Segurança, do Governo do Estado, voltou a gerar debates, nesta quinta, durante a reunião plenária da Alepe. As discussões tiveram como mote o novo levantamento do Ministério da Justiça que mostra Pernambuco em terceiro lugar entre os estados com maior número de homicídios. Outros pronunciamentos trataram sobre a retomada econômica do país, o desenvolvimento do Agreste, eventos esportivos e violência no trânsito.

VIOLÊNCIA – Para Alberto Feitosa, dados põem em xeque o Juntos pela Segurança. Foto: Roberta Guimarães

O resultado do ranking nacional de mortes violentas intencionais no primeiro quadrimestre de 2024 foi compartilhado pelo deputado Coronel Alberto Feitosa (PL). De acordo com o parlamentar, 1.328 vidas foram perdidas em Pernambuco, que ficou atrás apenas da Bahia e do Rio de Janeiro no levantamento. 

O parlamentar enfatizou que, em comparação com o Rio, que possui população muito superior à pernambucana, a diferença do número de homicídios é de apenas 50 ocorrências, o que demonstra a gravidade da situação. “Isso é um retrato fático de que o Juntos pela Segurança, lançado pelo Governo, não está dando resultado. A governadora não olha para essa questão, como não olha para os homens e mulheres que fazem a Segurança Pública em nosso estado”, criticou. 

Para Feitosa, o resultado da discussão feita sobre o fim das faixas salariais não agradou os militares. Ele ainda registrou a segunda paralisação por 24 horas feita recentemente pela Polícia Civil. Em aparte, Diogo Moraes (PSB) lembrou o programa Pacto Pela Vida, que vigorou nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara. De acordo com ele, a governadora pôs fim ao programa exitoso e anunciou um outro às pressas, sem saber como irá funcionar. 

Violência no Interior

GOVERNO – Izaías Régis afirma que gestões anteriores tiveram resultados piores na segurança. Foto: Roberta Guimarães

O socialista criticou ainda as condições de trabalho dos policiais, o funcionamento das delegacias no Interior e a ausência de efetivo suficiente da Polícia Militar em alguns municípios. Moraes citou o exemplo de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, onde só há cinco viaturas, com efetivo de cerca de 200 agentes. Por conta disso, segundo ele, o número de assaltos nas estradas da região está em alta.

Também em aparte, o líder do Governo, Izaías Régis (PSDB), disse que a governadora Raquel Lyra também está preocupada com a violência, mas ainda não teve tempo suficiente para apresentar resultados. “Nós vimos quando Pernambuco registrou o maior índice de violência, com mais de 5 mil homicídios por ano, e não foi durante o governo de Raquel Lyra”, apontou. “A sociedade também precisa interferir e participar mais da vida das pessoas”, agregou.


Maio Amarelo

ACIDENTES – Socorro Pimentel faz alerta sobre violência no trânsito. Foto: Roberta Guimarães

A deputada Socorro Pimentel (União) pautou seu pronunciamento pelo Maio Amarelo. A iniciativa alerta para os acidentes de trânsito no país. “Nos últimos anos, temos testemunhado um número crescente, cada vez mais alarmante de mortes e sequelas no Brasil e aqui no nosso Estado. Em Pernambuco, de acordo com os dados compilados pela Secretaria Nacional de Trânsito, entre 2018 e 2022, foram registradas mais de 7 mil vítimas fatais de acidentes de trânsito”, afirmou. 

Pimentel chamou atenção para a sobrecarga dos sistemas de saúde gerada por essas ocorrências e ressaltou, em especial, o número de vítimas fatais em casos envolvendo motos. “Se historicamente, esse terrível desfecho acometia principalmente pedestres vítimas de atropelamento, agora ele tem se tornado mais frequente entre os motociclistas”, observou. 

De acordo com ela, em Pernambuco, os sinistros com moto representaram mais de 70% das quase 150 mil notificações de acidentes com transporte terrestre coletadas entre os anos de 2020 e 2023 por 17 grandes hospitais da rede pública de saúde. “O da Restauração, em Recife, o Regional do Agreste, em Caruaru, e o Universitário, em Petrolina, ficam completamente cheios, sobrecarregados das vítimas de acidentes de trânsito”, disse. 

Polo de Confecções

AGRESTE – Diogo Moraes registra visita de ministro a Santa Cruz do Capibaribe e rodada de negócios. Foto: Roberta Guimarães

Investimentos no polo de confecções do Agreste receberam destaque do deputado Diogo Moraes. Ele informou que o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, vai fazer uma visita ao município de Santa Cruz do Capibaribe, no próximo domingo (16). Entre as atividades previstas, estão a inauguração da Agência Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa e o lançamento da primeira rodada de negócios internacionais do polo.

O parlamentar socialista ainda comemorou outras ações em benefício do desenvolvimento local. “A oferta de voos do aeroporto de Caruaru está aumentando, as obras da BR-104 foram retomadas, teremos um campus do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) em Santa Cruz… Em um ano e meio do governo Lula, vemos muitas oportunidades para o Polo de Confecções”, celebrou Moraes.

Investimentos


RESULTADO – João Paulo Costa registra dados econômicos e exalta investimentos federais em Pernambuco. Foto: Roberta Guimarães

João Paulo Costa (PCdoB) também elogiou os investimentos do Governo Federal em Pernambuco. O deputado citou, entre outros exemplos, as obras de conclusão da Refinaria Abreu e Lima e das adutoras do Agreste e do Pajeú. “Em 2024, a União já investiu R$ 11,8 bilhões em obras e serviços no Estado. Ao todo, o Programa de Aceleração do Crescimento investirá R$ 9,9 bilhões em Pernambuco, em obras estruturantes”, afirmou. 

O parlamentar ressaltou ainda o crescimento de 0,8% no PIB do Brasil, no primeiro trimestre deste ano, o que levou o país a ocupar a oitava posição entre as maiores economias do mundo.

Jogos Escolares

O lançamento dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) foi tema de discurso do deputado Renato Antunes (PL). Pela primeira vez, a Região Metropolitana do Recife vai sediar a competição, entre os dias 20 de setembro e 3 de outubro. O público estimado é de mais de 9 mil pessoas, incluindo os atletas estudantes de 12 a 14 anos. 

JEB’S – Renato Antunes destaca realização, em Pernambuco, da maior competição esportiva-educacional do País. Foto: Roberta Guimarães

Na opinião do deputado, a realização dos jogos vai aumentar a sensação de pertencimento dos alunos da rede pública e valorizará investimentos em infraestrutura, como fornecimento de material esportivo de qualidade e cobertura de quadras nas unidades de ensino. 

“Ontem eu vi crianças do Interior do estado vindo pra cá com bandeiras das suas cidades, medalhas penduradas no pescoço, e a esperança e o orgulho de dizer que vão competir na sua própria terra. Nós temos, sim, condição de sediar um grande evento e fazer com que Pernambuco possa brilhar para todo o Brasil”, disse. 

Cristina Tavares

O deputado Waldemar Borges (PSB) parabenizou o jornalista Victor Tavares pela reportagem publicada no último dia 10 de junho, no Jornal do Commercio, em homenagem à jornalista e ex-deputada federal Cristina Tavares (1934-1992). Se estivesse viva, a política que se tornou a primeira representante de Pernambuco do sexo feminino no Congresso Nacional completaria 90 anos nessa data. 

TRAJETÓRIA – Waldemar Borges destaca a relevância política da ex-deputada Cristina Tavares. Foto: Roberta Guimarães

Borges aproveitou a publicação da reportagem, de autoria do sobrinho-neto de Cristina, para registrar  a admiração e o respeito pela ex-deputada, com quem conviveu no início da própria vida pública. “Rendo homenagem em nome de uma geração que foi estimulada não só pelas palavras e pela solidariedade, mas, sobretudo, pela conduta de uma pessoa que nos inspirava todos os dias na luta pela redemocratização do país. Cristina era autêntica e inteligente e atuava no tempo em que a política não era movida pela lógica da conveniência”, expressou.

Eleita em 1978, já tendo atuado por anos na cobertura jornalística da política do país, Cristina passou 12 anos naquela Casa Legislativa e participou ativamente dos trabalhos da Constituinte. Inicialmente se filiou ao MDB e depois foi umas das fundadoras do PSDB. A política morreu em 1992, nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento contra o câncer.

Mandato

INICIATIVAS – Fabrizio Ferraz apresentou balanço do mandato parlamentar no primeiro semestre de 2024. Foto: Roberta Guimarães

Fabrizio Ferraz (Solidariedade) fez um balanço do mandato parlamentar no primeiro semestre de 2024, no qual abordou projetos de lei, debates em comissões e a aprovação de 18 requerimentos e 51 indicações. 

O parlamentar é autor da Lei nº 18.515, que cria a Rota da Tilápia em 17 municípios do Sertão pernambucano. Também apresentou o projeto de resolução em análise nas comissões da Casa que concede o registro de patrimônio cultural e imaterial para o Coral de Aboio de Serrita. 

Fabrizio Ferraz registrou ainda os debates em torno da Lei do Poder Executivo que trata da extinção das faixas salariais de policiais e bombeiros militares. O deputado considera que a  aprovação do texto representou uma vitória da categoria. 

Homenagem

Durante a reunião plenária, também foi feito um minuto de silêncio em memória da atriz pernambucana Ilva Niño, que faleceu na quarta (12), aos 90 anos. A homenagem reconheceu as mais de seis décadas de dedicação de Ilva às artes, destacando-se suas atuações em novelas, teatro e televisão, como a célebre personagem Mina em “Roque Santeiro”.