Temas relacionados à saúde pautaram a reunião plenária desta quinta (9). João Paulo Costa (PCdoB) comentou a tramitação do Projeto de Lei (PL) n° 1397/2023, de sua autoria. O texto trata da proteção à pessoa com epidermólise bolhosa, uma doença rara e incurável, caracterizada pela fragilidade extrema da pele, que leva à formação de bolhas e lesões.
Nesta semana, o PL foi aprovado na Comissão de Saúde, nos termos do Substitutivo nº 01/2024, que reuniu a matéria a outras duas, o PL nº 1323/2023, de autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), e o PL nº 1336/2024, de Claudiano Martins Filho (PP). A medida cria a Política de Assistência à Pessoa com Epidermólise Bolhosa em Pernambuco e garante benefícios e cuidados específicos a pacientes com essa condição, como acesso a tratamentos, acompanhamento psicológico para os responsáveis e gratuidade no transporte público.
O deputado afirmou que a matéria deve ser votada pelo Plenário da Alepe na próxima semana. “Não tenho dúvida de que será aprovado por unanimidade por esta Casa e de que o Governo terá sensibilidade de sancionar e criar essa política assistencial”, disse. “Essa iniciativa tem uma importância muito grande para garantir mais qualidade de vida para esses pacientes”, frisou o parlamentar.
Ainda de acordo com ele, cerca de 500 pessoas têm a doença no Brasil, e 40 em Pernambuco. Em dezembro de 2023, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor realizou uma audiência pública para tratar do tema.
Por sua vez, Mário Ricardo (Republicanos) exaltou a realização do Viva Coração, programa que, a partir de um laboratório dentro do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, leva treinamento teórico e prático de ressuscitação cardíaca e primeiros socorros para profissionais da saúde de várias regiões do Estado.
O parlamentar destacou que a iniciativa chegou ao Distrito Estadual de Fernando de Noronha, com a instalação de 12 desfibriladores externos automáticos (DEA). Ele sugeriu a instalação dos equipamentos também nas grandes áreas de circulação da Região Metropolitana do Recife. Ainda durante o discurso, Mário Ricardo celebrou o Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (12). Ele reverenciou as mães pernambucanas e agradeceu o trabalho prestado por elas durante a vida.
Enchentes
Pastor Cleiton Collins (PP) cobrou efetividade nas ações dos prefeitos para prevenir desastres. Ele protestou contra o uso do dinheiro de grandes empréstimos para obras que, muitas vezes, pioram os alagamentos. “Lugares em que fizeram pavimentação sem escoamento das águas. Colocam o asfalto e as casas alagam. É tudo fachada o que a gente tem visto acontecer. Não falta dinheiro, mas falta resposta de trabalho, de verdade”, criticou. O parlamentar ainda denunciou o uso dos recursos públicos em festas quando há carência em áreas como saúde.
Aniversário
Edson Vieira (União) comemorou os 137 anos da cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional. O município é conhecido como Dália da Serra por apresentar muitos exemplares da flor em suas praças. Outro ponto forte do local é a cultura do café, que responde por pouco mais da metade da produção do grão em Pernambuco. Por isso, em 2019, a cidade recebeu da Alepe o título de Capital do Café.