O anúncio da construção de 100 novos institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs) no Brasil, sendo seis deles em Pernambuco, foi o principal tema dos pronunciamentos na reunião plenária desta quarta (13).
A iniciativa foi divulgada ontem (12) em Brasília pelo presidente Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. As cidades pernambucanas contempladas com o investimento são Recife, Goiana (Mata Norte), Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), Bezerros (Agreste Central), Águas Belas (Agreste Meridional) e Araripina (Sertão do Araripe).
Doriel Barros (PT) comemorou a medida. O parlamentar lembrou que os investimentos na área educacional estavam estagnados, mas foram retomados pela gestão atual. Ele destacou a criação de 140 mil novas vagas além do investimento de R$ 1,4 bilhão para consolidar as unidades já existentes.
“São mais oportunidades para que os filhos dos trabalhadores possam ter uma profissão, um curso profissionalizante, um emprego, e possam viver com dignidade. Por isso, nós precisamos celebrar a retomada de investimentos e a criação dos novos institutos federais”, afirmou. O deputado também destacou o anúncio da construção de seis dos novos campi em Pernambuco.
Jarbas Filho (MDB) também celebrou a notícia. “Teremos profissionais mais qualificados, o que contribui para o aumento da produtividade e competitividade, dinamizando nossa economia e apresentando uma boa perspectiva para o futuro dos pernambucanos”, ressaltou. O deputado comemorou as mais de oito mil vagas que serão oferecidas aos jovens do Estado e a intenção do Governo Raquel Lyra de inaugurar três novas escolas técnicas. As cidades de Exu (Sertão do Araripe), Jaboatão dos Guararapes e Moreno (ambas na Região Metropolitana do Recife) vão ser beneficiadas, segundo o parlamentar.
Já Diogo Moraes (PSB) comemorou a escolha de Santa Cruz do Capibaribe como um dos seis municípios pernambucanos que vão receber os novos institutos. Para o deputado, a decisão representa um reconhecimento da importância da região, que, segundo ele, cresce a cada ano e tem uma economia pujante, com pleno emprego e ramo de atividade definido. “O instituto federal vai trazer conhecimento, profissionalização, qualificação de mão de obra e oportunidades para a juventude, ou seja, tudo aquilo pelo que a gente sempre lutou”, celebrou. Por fim, destacou que os trabalhos para a implementação do campus provisório já se iniciaram, com a disponibilização do terreno e de um prédio que será reformado para as instalações provisórias.
Maré
Após Recife passar por transtornos devido ao pico de maré alta, na última segunda (11), Renato Antunes (PL) cobrou da Prefeitura a execução do Plano de Macrodrenagem do município. O parlamentar lembrou que a proposta, prevista no ordenamento jurídico da cidade e assegurada no Plano Diretor desde 2020, visa melhorar problemas como o escoamento das águas, erosões, assoreamento e inundações. Ele afirmou que a cidade enfrenta alagamentos há mais de 50 anos e ressaltou que a solução, para colocar o plano em prática, está no esforço coletivo entre Prefeitura, Estado e Governo Federal. “O povo quer dignidade não apenas no inverno, mas no verão também. Faço esse apelo hoje, publicamente. Tire o plano de macrodrenagem da gaveta”, exigiu.
Demandas
Débora Almeida (PSDB) realizou uma série de demandas ao Governo do Estado. Na área de transportes, solicitou a melhoria das rodovias PE-180, PE-149 e PE-430. Na segurança, solicitou a implementação de uma delegacia da mulher na cidade de Belo Jardim (Agreste Central) e a reforma da delegacia de São Bento do Una (Agreste Central), afetada por um incêndio. Débora também parabenizou a governadora Raquel Lyra pela retomada da obra de pavimentação da PE-211.
Cidades
João Paulo Costa (PCdoB) registrou o aumento do volume nacional do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), feito pelo Governo Federal. Segundo o parlamentar, de janeiro a março, a transferência da União já ultrapassa R$ 46 bilhões, um valor 13% maior do que o transferido no mesmo período do ano anterior. Para Costa, a notícia demonstra “o compromisso do Governo Lula com os prefeitos e prefeitas e o fortalecimento dos municípios”.
Ordem do Dia
O Plenário da Alepe deu aval à criação do Programa de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para Pessoas com Deficiência ou Doença Rara em âmbito estadual. Os deputados acataram o substitutivo da Comissão de Justiça prevendo a medida, baseada em iniciativa de lei do deputado Pastor Cleiton Collins (PP).
Um dos principais objetivos da iniciativa é fomentar a criação e manutenção de uma rede de serviços integrada e acessível para este segmento da população. O texto aprovado abre a possibilidade de firmar convênios, acordos ou outros instrumentos jurídicos com instituições públicas e privadas para alcançar os objetivos do programa.
Ainda na reunião desta quarta, por ocasião do Dia Estadual do Manguebeat, o Plenário acatou votos de aplausos a artistas que contribuíram para o movimento musical. As cantoras Alessandra Leão, Isaar, Karina Buhr e Louise França, filha do músico Chico Science, além da banda Nação Zumbi, foram homenageadas em requerimentos da deputada Dani Portela (PSOL), autora da lei que criou a data comemorativa.