Presidente da Alepe participa de marco inaugural da Escola de Sargentos

Em 19/01/2024 - 13:01
-A A+

SOLENIDADE – Com a presença de diversas autoridades, a cerimônia aconteceu na sede do Comando Militar do Nordeste. Foto: Nando Chiappetta

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), esteve presente na cerimônia de assinatura do termo de compromisso para construção da Escola de Sargentos em Pernambuco, que aconteceu nesta sexta (19), na sede do Comando Militar do Nordeste (CMNE), localizado no Curado (Zona Oeste do Recife).

Com a presença do presidente Lula e diversas outras autoridades, o evento foi o primeiro passo para a implementação do equipamento militar que vai reunir, na Região Metropolitana do Recife, 16 estruturas de ensino que atualmente formam os sargentos de carreira do Exército Brasileiro. Assinaram o documento o ministro da Defesa, José Múcio, a governadora Raquel Lyra e o comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

O novo centro de ensino do Exército prevê a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos no período das obras. Uma vez pronta, a Escola de Sargentos vai atender cerca de 2.200 alunos, formados em 16 especialidades distintas, em dois anos de preparação, com uma educação superior de nível tecnólogo. O empreendimento tem prazo de conclusão previsto para 2034.

“A Escola de Sargentos é uma aquisição de grande importância para Pernambuco. É um investimento que vai injetar quase R$ 2 bilhões na economia, gerando 10 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos no Estado. Além disso, vai criar um ambiente de formação humana, com geração de conhecimento para 6,2 mil pessoas que vão residir numa Escola cuja folha de pagamento girará em torno de R$ 250 milhões por ano. Ou seja, trata-se de um empreendimento que trará oportunidades e desenvolvimento econômico e social para Pernambuco”, disse o parlamentar Álvaro Porto.

O presidente da Alepe já anunciou, inclusive, que apresentará projetos de resolução propondo a concessão da Medalha Joaquim Nabuco ao ministro José Mucio Monteiro, e o Título de Cidadão Pernambucano ao general Tomás, em reconhecimento ao esforço dos dois em trazer a Escola de Formação de Sargentos para Pernambuco. Os projetos serão encaminhados à Mesa Diretora retomada dos trabalhos da Alepe, em fevereiro.

Transmissão de cargo

Antes da assinatura do termo de compromisso, houve a solenidade de passagem de comando do CMNE. O general Kleber Nunes de Vasconcellos transmitiu o cargo para o também general Maurílio Miranda Netto Ribeiro.

Entre os presentes, estavam os deputados estaduais Waldemar Borges (PSB), Doriel Barros (PT) e Joãozinho Tenório (Patriota); os deputados federais Carlos Veras (PT-PE), Augusto Coutinho (Republicanos-PE), Pedro Campos (PSB-PE), Eriberto Medeiros (PSB-PE) e Maria Arraes (Solidariedade-PE); a senadora Teresa Leitão (PT-PE); os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André de Paula (Pesca e Aquicultura); o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; e o superintendente regional da Codevasf, Edilazio Wanderley.