Conflito na Faixa de Gaza volta a repercutir no Plenário

Em 16/10/2023 - 18:10
-A A+

A guerra entre Israel e o Hamas voltou a repercutir em Plenário nesta segunda (16). Parlamentares se posicionaram em relação ao conflito e criticaram ações violentas praticadas contra civis.

João Paulo (PT) fez a leitura de um texto da jornalista francesa Candice Vanheke que, para ele, retrata o pensamento de muitos sobre a guerra. No documento, a autora condena violências praticadas tanto pelo grupo palestino quanto por israelenses. Por outro lado, questiona a posição daqueles que oferecem apoio irrestrito a Israel, ignorando atrocidades que também são cometidas contra inocentes, desde o corte no fornecimento de água, alimentos e energia até assassinatos e bombardeios contra civis. “Crimes cometidos por cidadãos israelenses durante o serviço militar ou no exercício de suas funções no serviço público. Crimes que os israelenses nem percebem mais como tais, pois foram cometidos em nome do Estado”, diz o texto lido pelo deputado.

GUERRA – João Paulo lamentou o conflito entre israelenses e palestinos na Faixa de Gaza. Foto: Roberto Soares

Nos apartes, Renato Antunes (PL) e Coronel Alberto Feitosa (PL) questionaram o posicionamento da jornalista. Para Antunes, a opressão secular sofrida pelo povo palestino não justifica ações terroristas. Ele ressaltou que é preciso ter um cuidado humanitário para que civis não paguem pelo conflito. Já Feitosa considerou que, embora o texto tenha sido cuidadoso, aponta opiniões contra o povo isralense. O parlamentar criticou grupos que seguem como princípio a luta religiosa, como é o caso do Hamas. “Essas pessoas que tem como doutrina o jihad não respeitam aquilo que é caro para a gente, que é o território, a população, a nação. Para elas, não existe nada disso, só existe religião”, pontuou.

Entendimento

LUTO – José Patriota lamentou o falecimento do padre José Viana. Foto: Roberto Soares

José Patriota (PSB) elogiou a postura de “diálogo e respeito” assumida por parlamentares da Alepe ao analisarem o veto parcial do Poder Executivo ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2024. Com votação prevista para a próxima terça (17) na Comissão de Justiça, o veto quer extinguir as mudanças feitas pela Casa ao texto encaminhado pela governadora Raquel Lyra. “Apesar das divergências ideológicas, há respeito e busca constante de entendimento”, avaliou.

O parlamentar aproveitou o discurso para parabenizar os educadores pernambucanos pela passagem do Dia dos Professores. Por fim, lamentou o falecimento do padre José Viana, que foi pároco nos municípios de Itapetim, Santa Cruz da Baixa Verde e Quixaba, no Sertão do Pajeú. 

Suape

O deputado João Paulo Costa (PCdoB) destacou uma visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape, na Região Metropolitana do Recife, nesta segunda (16). O parlamentar participou do evento em que foi anunciada a instalação de um novo terminal de contêineres, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da governadora Raquel Lyra.

CARGAS – João Paulo Costa comemorou o lançamento do novo terminal de contêineres em Suape. Foto: Roberto Soares

João Paulo Costa ressaltou a importância do empreendimento para Pernambuco. “O desenvolvimento do nosso Estado passa por Suape, que está entre os cinco maiores portos do Brasil. Durante a obra serão gerados 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. Quando o terminal estiver em operação, serão 350 postos de trabalho diretos e 1,4 mil indiretos”, pontuou.

A obra, que terá investimento privado da ordem de R$ 1,6 bilhão, deve ser iniciada no próximo ano e concluída em 2026. O primeiro terminal totalmente eletrificado da América Latina terá capacidade inicial de movimentar 400 mil contêineres por ano, podendo chegar a 1,3 milhão.

Polícia Penal

SEGURANÇA – Delegada Gleide Ângelo cobrou a divulgação do resultado do concurso para a Polícia Penal. Foto: Roberto Soares

Delegada Gleide Ângelo (PSB) fez um apelo ao Governo do Estado para divulgar o resultado final do concurso público da Polícia Penal de Pernambuco. De acordo com a deputada, todas as etapas do certame já foram concluídas, incluindo o curso de formação, finalizado no último mês de junho. No entanto, a classificação final dos aprovados não foi anunciada até hoje. 

Para a parlamentar, haveria uma resistência do Governo em divulgar o resultado devido a uma determinação judicial de nomear policiais femininas no sistema prisional. Ela lamentou a demora, uma vez que as nomeações são necessárias e urgentes. “Isso é uma ação ilegal e desrespeitosa. Peço para que a Secretaria de Administração sane essa ilegalidade o mais rápido possível e cumpra a decisão judicial de nomear 95 policiais femininas”, enfatizou.

Dia dos professores

O deputado Renato Antunes (PL) comemorou o dia dos professores, celebrado no último domingo. O parlamentar parabenizou os profissionais da educação, que classificou como heróis das salas de aula, e defendeu que ser professor é uma vocação. 

EDUCAÇÃO – Renato Antunes celebrou o dia dos professores. Foto: Roberto Soares

Renato Antunes lembrou o início da comemoração da data, em 1947, proposta pelo educador da rede estadual de São Paulo Salomão Becker, responsável pelo projeto de lei que incluiu a celebração no calendário escolar. O deputado afirmou que a sociedade precisa reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, essenciais para a sociedade. O parlamentar também homenageou a professora Ana Karina de Oliveira, integrante da Gerência Regional de Educação de Petrolina, no Sertão do São Francisco, que faleceu na última quarta.