Reunião Solene celebra 76 anos do PSB

Em 29/08/2023 - 09:08
-A A+

HOMENAGEM – Lideranças partidárias e filiados ao partido lotaram o auditório Sérgio Guerra para prestigiar solenidade. Fotos: Giovanni Costa.

Os 76 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) foram comemorados, nesta última segunda-feira (28), com uma sessão solene na Alepe que reuniu várias autoridades e lideranças da legenda no Estado.

Proposição do deputado Sileno Guedes (PSB), a solenidade teve como objetivo marcar a trajetória da sigla na construção e fortalecimento da democracia em Pernambuco e no Brasil. “Desde o início de agosto, ações estão sendo realizadas para celebrar os 76 anos do partido. Nesta noite, estamos na casa do povo pernambucano, um espaço onde temos defendido todos os dias o legado construído pelo PSB”, disse o parlamentar, que preside a legenda em Pernambuco e é líder da bancada socialista na Alepe.

MISSÃO – O deputado Sileno Guedes ressaltou a defesa da igualdade e da liberdade como principal bandeira do PSB.

Fundado em agosto de 1947, o PSB segue a ideologia da esquerda democrática. O partido tem como objetivo a defesa da democracia e da liberdade. Atualmente, o PSB possui a maior bancada da Alepe, com 12 deputados estaduais, além de 15 deputados federais, quatro senadores e três governadores.

Além de Guedes, compõem a bancada do PSB na Alepe: Aglailson Victor, Dannilo Godoy, Delegada Gleide Ângelo, Diogo Moraes, Eriberto Filho, France Hacker, Francismar Pontes, José Patriota, Rodrigo FariasSimone Santana e Waldemar Borges

História

Adepto da esquerda democrática, em seus primeiros anos de atuação o PSB teve como primeiros filiados jovens, intelectuais e sindicalistas.

“O partido já nasceu como uma proposta inovadora em 1947, ao associar os ideais de igualdade e liberdade, quando de um lado o liberalismo negava a primeira, e de outro ao socialismo real faltava a segunda. Nesses anos todos, o PSB foi coerente com sua ideologia ao empunhar as bandeiras corretas em defesa da democracia, da soberania e da justiça social. Foi assim entre 1947 e 1964, quando o partido liderou a campanha do “Petróleo é Nosso”, enfrentou o autoritarismo e chegou a ser colocado na ilegalidade no longo período da ditadura militar”, ressaltou Sileno Guedes.

Após 18 anos de fundação, o PSB foi extinto devido ao Ato Institucional nº 2 de 1965, que acabou com os partidos existentes até então, criando a Arena, de sustentação ao regime, e o MDB, de oposição. Somente em 1985, com o fim do Governo Militar e a redemocratização brasileira, o partido voltou a atuar na política de maneira direta, com o mesmo programa e manifesto de 1947.

Em 2010, tornou-se o segundo partido em número de governos estaduais, atrás apenas do PSDB. Em 2012, atingiu o maior número de capitais e houve um aumento expressivo no número de prefeituras. Nas últimas eleições presidenciais, Geraldo Alckmin foi eleito, pelo PSB, vice-presidente do Brasil. O partido possui atualmente o comando de três ministérios: Justiça (Flávio Dino), Portos e Aeroportos (Márcio França) e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Geraldo Alckmin).

Também estiveram presentes na solenidade o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE); o vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB); a prefeita do município de Surubim, Ana Célia; a secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires; o secretário-geral do PSB, Adilson Gomes; entre outras lideranças políticas e filiados ao partido.