A Escola da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Elepe) marca presença no 37° Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), que começou na última quarta-feira (14) e segue até sexta-feira (16), em Campo Grande (MS).
Nesta quinta-feira (15), o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, apresentou o projeto “Ciranda Legislativa”. A iniciativa visa aproximar estudantes do curso de Direito das ações do Poder Legislativo, bem como aprofundar o conhecimento sobre o processo legislativo estadual.
O Ciranda Legislativa é resultado de uma parceria entre a Alepe, Câmara dos Deputados, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Por meio do projeto, que também conta com o apoio da Unesco, são ofertadas aulas e palestras para cerca de 350 estudantes do primeiro semestre do curso de Direito da Unicap, com cinco a sete turmas, no âmbito da disciplina Teoria Política e do Estado.
O processo de aprendizagem é híbrido, com atividades remotas e presenciais. Além dos encontros na universidade, os alunos também acompanham aulas do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor). Pela iniciativa, os universitários ainda fazem visitas à Alepe e ao TCE, onde vivenciam de perto o funcionamento das duas instituições.
De acordo com o superintendente da Elepe, a ação funciona como uma importante atividade extracurricular para os estudantes. “O Ciranda Legislativa é uma grande oportunidade para que os alunos do primeiro semestre do curso de Direito conheçam, in loco, o processo legislativo. Esse é o ponto de encontro entre a teoria e a prática”, disse José Humberto. Ele acrescentou que a intenção da Elepe é ampliar o projeto para outras universidades de Pernambuco.