Superintendência de Saúde recebe nova estrutura

Em 31/05/2023 - 18:05
-A A+

INFRAESTRUTURA – Nova sede pode ampliar atendimentos para até 3 mil pessoas por mês. Foto: Lucas Patrício

Parlamentares, servidores e demais colaboradores da Assembleia Legislativa de Pernambuco poderão usufruir de uma nova estrutura de atendimento na Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe. Na manhã desta quarta (31), o setor reabriu, de forma ampliada, o agendamento de consultas e procedimentos médicos em diversas especialidades.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e o primeiro-secretário da Casa, Gustavo Gouveia (Solidariedade), prestigiaram a cerimônia realizada na sede da SSMO, que fica na Rua das Fronteiras, 83, no bairro da Boa Vista, em Recife.

Superintendente da SSMO, Wildy Ferreira exaltou o trabalho da atual Mesa Diretora em trabalhar pela reforma do centro médico da Alepe. De acordo com ele, antes da atual reestruturação, o setor atendia cerca de 400 pacientes por mês. “A partir de agora, estamos com a expectativa de ampliar esse atendimento para 3000 pessoas por mês”, informou. 

SOLENIDADE – Mesa Diretora, parlamentares e servidores prestigiaram a inauguração. Foto: Lucas Patrício

Esse aumento, segundo Ferreira, deve-se não apenas à disponibilização de novas salas e aquisição de novos equipamentos, mas também à presença de um maior número de profissionais atuando em novas áreas, como neuropediatria, ortopedia e reumatologia. Demais especialidades como clínica médica, cardiologia, dermatologia, ginecologia, fonoaudiologia e fisioterapia também estão disponíveis no centro médico.

Para serem atendidos no centro médico da SSMO, funcionários da Alepe e dependentes poderão realizar agendamento na Sala Alepe Vida Saudável, situada no hall do Anexo I, ligar para os números 97912-0159 ou 3183-2424, ou entrar em contato com a Superintendência pelo e-mail agendamentosaude@alepe.pe.gov.br .

Solenidade

PLENÁRIO – João de Nadegi destacou importância da Superintendência de Saúde para os servidores. Foto: Roberto Soares

A reabertura das atividades da SSMO contou com a presença de deputados, superintendentes e demais servidores da Casa. O deputado Gustavo Gouveia ressaltou que mais um compromisso da atual Mesa Diretora foi concretizado. “A harmonia que existe atualmente entre a Presidência e a Primeira Secretaria se torna muito importante para que nós consigamos cumprir alguns compromissos discutidos no início do ano, a exemplo da ampliação dos serviços de saúde, que é algo tão necessário para o bem-estar dos servidores”, afirmou.

Para o presidente Álvaro Porto, a ampliação dos serviços ofertados pela SSMO representa uma vitória da atual gestão da Casa, que se manterá atenta e dedicada à atender aos servidores e à população do Estado. “A partir de hoje, o centro médico da Alepe contará com mais de 15 especialidades, garantindo melhor qualidade de vida para os funcionários e seus dependentes. Hoje, mostramos uma Casa mais unida e vamos continuar fazendo o melhor para a sociedade”, concluiu.

A reinauguração também repercutiu na Reunião Plenária, à tarde. João de Nadegi (PV) avaliou que a reestruturação do departamento “é de grande importância para a assistência de saúde dos servidores da Casa e seus dependentes”. Dani Portela (PSOL) também comemorou a reabertura do setor no Plenário e aproveitou para elogiar a gestão da atual Presidência e da Primeira Secretaria da Alepe. Para ela, “o Poder Legislativo está mais forte, autônomo e unido em torno de pautas importantes para o Estado”

Campanha 

VIDA SAUDÁVEL – Dia Mundial sem Tabaco na Alepe teve palestra e exames para servidores. Foto: Breno Laprovitera

Ainda nesta quarta, a Superintendência de Saúde realizou uma ação especial pela passagem do Dia Mundial sem Tabaco. A convite do setor, a presidente da Sociedade Pernambucana de Pneumologia, Adriana Velozo, deu uma palestra para servidores da Alepe sobre o tema “O Tabagismo e suas Consequências”.

Dentre outras informações, ela pontuou que o tabagismo é considerado uma pandemia. “No Brasil, 23 pessoas morrem por hora em decorrência de doenças relacionadas ao cigarro.” 

Professora da Faculdade de Medicina de Olinda, Adriana Velozo alertou para o uso dos cigarros eletrônicos entre os jovens. “Esse produto, ao contrário do que é divulgado por muitas pessoas, traz sérios riscos à saúde. Eles possuem mais nicotina do que os cigarros convencionais e podem causar lesões pulmonares graves, câncer de pulmão e infarto para o usuário.”

Durante a programação, a SSMO também ofereceu exame de espirometria para os participantes. O procedimento, recomendado para fumantes ativos e passivos e ex-fumantes, avalia o grau de comprometimento pulmonar das pessoas e identifica se elas são vítimas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Ex-fumante, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) esteve presente no local e inaugurou o equipamento, constatando que o pulmão estava em boas condições. “Parei de fumar há 36 anos para melhorar minha saúde e poder acompanhar pelo maior tempo possível o crescimento dos meus filhos”, comentou o parlamentar.