Comissão de Ciência e Tecnologia visita estrutura estadual voltada à area

Em 11/05/2023 - 19:05
-A A+

VISITA – As deputadas Simone Santana e Rosa Amorim receberam informações sobre os equipamentos ligados à Secti-PE. Foto: Giovanni Costa

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação realizou uma série de visitas técnicas nesta quinta (11), com o objetivo de conhecer a estrutura do Estado voltada para a área. O roteiro começou na sede da Secretaria Estadual (Secti-PE), onde o colegiado foi recebido pela secretária, Mauricélia Montenegro, e outros gestores da pasta. 

As deputadas Simone Santana (PSB), presidente do grupo, e Rosa Amorim (PT) receberam informações sobre os equipamentos ligados à Secti-PE, como a Universidade de Pernambuco (UPE), a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep).

 

Investimentos

GESTORA – Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência e Tecnologia, recebeu as parlamentares junto com sua equipe. Foto: Giovanni Costa

Um dos destaques da reunião foi a necessidade de investimentos no Espaço Ciência, museu interativo localizado em Olinda (Região Metropolitana do Recife). De acordo com a diretora de Ciência e Divulgação Científica da Secti, Emanuela Ribeiro, o local recebeu quase 50 mil visitantes entre janeiro e abril deste ano e tem um enorme potencial como museu e também como área de convivência e lazer, mas faltam investimentos. 

“O Espaço Ciência não interage com a comunidade do entorno. O acesso hoje só pode ser feito de carro, e a segurança precisa ser reforçada. Além disso, não tem CNPJ nem registro como museu, ou seja, não tem a previsibilidade básica de um equipamento público”, lamentou.

A necessidade de maior destinação de verbas para a pasta foi um ponto reforçado. Segundo o diretor de Inovação da Secti, Hugo Medeiros, Pernambuco é referência nacional em C&T, mas é um dos estados brasileiros que menos investem nesse segmento. “Apenas 0,5% da receita anual é dedicada a investimentos no setor. Acreditamos que pode ser implementado um aumento gradual, estipulado na Lei Orçamentária Anual (LOA), que é aprovada pela Alepe”, frisou.

Escolas técnicas

ENSINO – Escolas técnicas oferecem um ciclo produtivo completo para a área de inovação. Foto: Giovanni Costa

Da Secti, todo o grupo seguiu para a Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, no Recife. Lá, a Comissão conheceu o Espaço 4.0, que oferece a alunos da rede pública capacitação em tecnologia e inovação. 

Daniel Oliveira, gestor da instituição, explicou que a iniciativa auxilia os estudantes a desenvolver habilidades ligadas a programação, robótica e informática. “Eles buscam soluções a partir de problemas reais e entregam um produto concluído no terceiro ano no Ensino Médio. Com esse conhecimento, o aluno pode chegar melhor ao mercado de trabalho”, disse.

Hoje, 25 escolas estaduais contam com uma dessas salas, sendo 22 no Interior. De acordo com a Secretaria, a previsão é inaugurar mais 30 até o final do ano e outras 60 em 2024. O secretário executivo, Kenys Bonatti, destacou que a estrutura da Secti oferece o ciclo produtivo completo para a área de inovação. 

“O aluno aprende a tecnologia na escola, tem a possibilidade de receber bolsa de estudo, desenvolve um projeto, cria uma empresa que pode ser incubada no Porto Digital ou receber o suporte do Parqtel e alcançar escala industrial. E os resultados são arrecadação e desenvolvimento social”, descreveu.

Porto Digital

EMPREGO – Porto Digital movimenta de R$ 4,75 bilhões por ano e emprega mais de 17 mil trabalhadores, mas ainda tem 3 mil vagas abertas. Foto: Giovanni Costa

A última parada foi na sede do Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), na região central do Recife. O diretor de inovação e competitividade empresarial do PD, Heraldo Ourem, apresentou alguns números do parque tecnológico: 365 empresas, movimentação de R$ 4,75 bilhões por ano e mais de 17 mil trabalhadores. 

Ele afirmou que, apesar do rápido crescimento do setor, persiste a demanda por profissionais qualificados para atuar com tecnologia. “No cenário nacional, Recife tem vantagem na formação de capital humano nessa área, mas ainda é preciso expandir muito. As empresas do Porto Digital somam hoje mais de 3 mil vagas abertas”, avaliou.

Balanço

SOCIAL – Simone Santana ressalta que setor pode oferecer oportunidades para a população de Pernambuco. Foto: Giovanni Costa

A secretária estadual, Mauricélia Montenegro, considerou positivas as visitas e a aproximação com a Assembleia Legislativa. “Com ciência, tecnologia e inovação, é possível fomentar o desenvolvimento e incentivar a interiorização, e a parceria com a Alepe é fundamental para isso”, disse a secretária. 

A presidente da Comissão de CTI, deputada Simone Santana (PSB), informou que o Poder Legislativo pode contribuir com as ações que incentivem o desenvolvimento, seja com projetos de lei, divulgação e abertura ao debate. “Vimos muitas oportunidades para a população de Pernambuco e vamos trabalhar para fortalecer essas possibilidades. É uma pauta não apenas para o desenvolvimento econômico do Estado, mas sobretudo social”, observou a parlamentar.

Também participaram das visitas o diretor de Políticas de CTI e Competitividade da Secti, Cesar Andrade; a diretora de Avanço Tecnológico e Competitividade da pasta, Teresa Maciel; e a presidente da Facepe, Fernanda Pimentel.