Os profissionais da enfermagem de Pernambuco foram homenageados no Grande Expediente Especial da Alepe, nesta quinta (11). A cerimônia registrou as lutas por reconhecimento e melhores condições de trabalho, mas também celebrou as conquistas da categoria, que pela primeira vez tem um representante no Legislativo pernambucano e está prestes a ver sancionada a Lei do Piso Salarial.
Enfermeiro e presidente da sessão, o deputado Gilmar Júnior (PV) falou da importância da categoria na garantia da saúde da população, com destaque para o trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19. “Todos os profissionais da enfermagem, daqueles que prestam o serviço mais simples àqueles de atuação mais complexa, são honrosos e merecem o reconhecimento da Casa de todos os pernambucanos”, afirmou.
Do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Ana Caroline Soares comentou sobre a presença da categoria nos espaços de poder. “Precisamos fazer com que a sociedade entenda o quanto o nosso trabalho é necessário e o quanto merecemos respeito”, disse. “Conquistamos lugar neste mundo político para planejar melhores condições para a categoria. A enfermagem agora entra pela porta da frente da Assembleia e nunca mais vamos aceitar outro acesso”, acrescentou Francis Herbert, presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
“Durante a pandemia, os profissionais da enfermagem finalmente foram reconhecidos como anjos que levam alento a doentes e familiares”, pontuou Ladjane do Carmo Araújo, que compõe a seção pernambucana da Associação Brasileira de Enfermagem. Já Carmela Alencar, do Sindicato dos Enfermeiros, registrou as lutas ainda a serem enfrentadas. “Não podemos esquecer das escalas vazias, do subdimensionamento da categoria e das pessoas que querem usurpar nossas forças de trabalho”, listou.
Homenageados
A solenidade – prestigiada pelos deputados João Paulo (PT), Doriel Barros (PT), Rodrigo Novaes (PSB) e Mário Ricardo (Republicanos) – foi encerrada com a entrega de certificados de menção honrosa a 22 profissionais que se destacam no trabalho em Pernambuco. Júlio César Damasceno, enfermeiro e representante do povo indígena Truká, de Cabrobó e Orocó (Sertão do São Francisco), foi um dos homenageados.
“Este reconhecimento da Assembleia Legislativa é importante não apenas para mim e para a categoria, fundamental no cuidado da nossa população. Ele também é dedicado aos profissionais que se dedicam à saúde indígena”, afirmou. A emoção foi compartilhada por Betânia da Mata, diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE), também homenageada. “Sinto-me honrada e desejo muitas conquistas para toda a categoria”, finalizou.
Confira a lista completa dos homenageados