A Alepe homenageou os 75 anos da Associação Brasileira de Enfermagem – Secção Pernambuco (Aben-PE) em sessão solene solicitada pelo deputado Gilmar Júnior (PV), na noite desta terça (29), no auditório Ênio Guerra.
“Homenagear a Aben é quase uma obrigatoriedade do nosso povo. A Associação Brasileira de Enfermagem sempre esteve ligada ao compromisso de formar profissionais de enfermagem cada vez mais políticos e científicos. O trabalho que a ABEn desenvolve ao longo de todos esses anos merece muito esse reconhecimento. Infelizmente, a associação sofre há um tempo com a falta de apoio de muitas entidades e de outras associações”, afirmou o deputado, ao presidir a solenidade.
Durante o encontro, a presidente da Aben-PE, Marcella Gomes dos Santos Lopes, recebeu uma placa comemorativa entregue pelo parlamentar. “Hoje, reunidos nessa Casa Legislativa, celebramos com profunda alegria os 75 anos da Associação Brasileira de Enfermagem – Secção Pernambuco. Representando a gestão atual de 2023 a 2025, expresso nossa gratidão por este reconhecimento histórico, que ressalta a trajetória e compromisso da Aben-PE na formação e na prestação de uma assistência em saúde de qualidade à nossa população”, disse a presidente da instituição.
Além dela, estiveram presentes ainda duas vice-presidentes da associação: Jackeline Santos e Maria da Penha Carlos de Sá.
Histórico
Tendo sido por muito tempo a única entidade da classe no estado, a Aben-PE é uma associação de caráter cultural, científico e político que reúne profissionais de enfermagem e trabalha pelo reconhecimento dos enfermeiros como profissionais liberais, e teve um papel fundamental nessa conquista.
Desde 6 de agosto de 1949, quando foi instalada na Escola de Enfermagem Medalha Milagrosa, atualmente Nossa Senhora das Graças (Fensg) da Universidade de Pernambuco (UPE), a ABEn-PE tem sido essencial na formação, valorização e defesa da enfermagem pernambucana. A Associação promoveu a qualificação dos profissionais e lutou por melhores condições de trabalho, assegurando que tivessem mais condições para cuidar da saúde da população pernambucana.
Após décadas de esforços, obteve o reconhecimento do Ministério do Trabalho, a criação da associação profissional em 1976 e, finalmente, a obtenção da carta sindical do Sindicato de Enfermeiros de Pernambuco, em 1986.
A Aben-PE esteve presente em momentos críticos, atuando em prol de melhores condições salariais e composições adequadas das equipes de enfermagem. Com o passar dos anos e com as atribuições das entidades devidamente estabelecidas, destacou-se como promotora da formação qualificada e da ética profissional, pilares essenciais para a prática de enfermagem.