
SAÚDE – “População vem sofrendo com a enfermidade e com o descaso”, denunciou Gilmar Júnior. Foto: Roberto Soares
Parlamentares ocuparam a tribuna, durante a Reunião Plenária desta terça (2), para cobrar a melhoria da infraestrutura hospitalar e a descentralização da assistência médica em Pernambuco. A falta de segurança na região central do Recife e os atuais desafios enfrentados pelos trabalhadores – celebrados em 1° de maio – também foram temas de discursos.
Ouça os pronunciamentos na íntegra
Durante o Grande Expediente, o deputado Gilmar Júnior (PV) denunciou a falta de refrigeração nas UTIs do Hospital da Restauração, na Capital. Segundo ele, a precariedade das instalações é um problema que se repete em várias unidades de saúde do Estado. O parlamentar acrescentou que a sobrecarga de trabalho dos profissionais da área e a superlotação dos hospitais completam o cenário “caótico” e “desesperador” do atendimento público de saúde.
“Há uma infinidade de problemas que não são tratados com a prioridade cabida, seja nos grandes hospitais da rede ou nas UPAs ou UPAEs. A população, em especial a mais pobre, vem sofrendo duas vezes: com a enfermidade e com o descaso”, denunciou.

DESASSISTÊNCIA – Rodrigo Novaes narrou dificuldades dos sertanejos para conseguir atendimento cardiológico. Foto: Roberto Soares
O deputado Rodrigo Novaes (PSB), por sua vez, defendeu a necessidade de oferecer aos sertanejos o serviço especializado em cardiologia. Segundo ele, pacientes com doenças do coração enfrentam dificuldades na busca por atendimento adequado: “Existem serviços especializados no Agreste, principalmente no município de Caruaru, mas não há no Sertão. Sabemos como é difícil alguém que mora em Dormentes, em Santa Filomena ou no Araripe, por exemplo, fazer uso destes equipamentos”, registrou.
Novaes ainda destacou o empenho da Alepe em contribuir com a melhoria dos serviços em Pernambuco. Ele anunciou a instalação, nesta quarta (3), da Frente Parlamentar em Defesa dos Usuários do Sistema Público de Saúde, a ser coordenada por ele.
Já o deputado João Paulo (PT) lembrou os cortes bilionários no orçamento da saúde durante o Governo de Jair Bolsonaro e defendeu mais investimentos em cuidados preventivos com a população.
Segurança Pública
Da tribuna, o deputado Joel da Harpa (PL) denunciou a atual “situação de abandono do Centro do Recife”. Ele cobrou da Prefeitura medidas para melhorar a organização e a segurança da área. “O que eu vi na visita que fiz a Rua das Calçadas, Mercado de São José e Avenida Dantas Barreto foi um verdadeiro abandono, tanto no contexto da segurança quanto na organização dos camelôs”, lamentou. O parlamentar defendeu o armamento da Guarda Municipal para diminuir a violência na Capital.
1° de Maio

TRABALHO – João Paulo analisou como avanços tecnológicos podem contribuir com a precarização. Foto: Roberto Soares
O Dia do Trabalhador, celebrado no último 1º de maio, foi registrado pelo deputado João Paulo durante o Grande Expediente. O parlamentar listou os desafios da classe trabalhadora diante das mudanças tecnológicas, principalmente com a automação dos processos e os avanços da inteligência artificial. Para o petista, as transformações podem gerar aumento do poder do capital e a precarização do trabalho.
“O problema com a transformação do trabalho hoje é não só como as novas tecnologias podem substituir os trabalhadores, mas também como são usadas para degradar as condições deles, manter os salários estagnados e estabelecer uma grande flexibilização das jornadas”, alertou.

INICIATIVA – João Paulo Costa comemorou a retomada do programa Emprego PE. Foto: Roberto Soares
Já a retomada do Programa Emprego PE foi tema do pronunciamento de João Paulo Costa (PCdoB). O parlamentar analisou o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), realizado em março. Segundo ele, Pernambuco obteve o pior resultado do País, com o encerramento de mais de 5 mil postos de trabalho com carteira assinada.
Para o deputado, “é urgente que o Governo do Estado incentive a geração de emprego e renda, reativando a iniciativa do Emprego PE.” Implantado em 2021, o programa concedia benefícios a empresas para cada vaga formal criada, e, segundo Costa, gerou mais de sete mil empregos.
São Bento do Una
Débora Almeida (PSDB) comemorou os 163 anos de emancipação política de São Bento do Una, no Agreste Central. Ela destacou a importância econômica do município na avicultura e na produção de ovos e parabenizou os mais de 60 mil são-bentenses, definidos por ela como “gente trabalhadora”. A parlamentar se colocou à disposição para trabalhar em benefício da população.
Festival de Inverno

FIG – Segundo Izaías Régis, atividades serão divulgadas em maio: “Turismo se faz com programação.” Foto: Roberto Soares
A programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deve ser divulgada até o fim deste mês. O anúncio foi feito pelo deputado Izaías Régis (PSDB), que se reuniu com representantes da área de cultura do Governo do Estado para tratar dos preparativos para o evento.
“Turismo se faz com programação e, em outros anos, víamos a divulgação das atrações muito em cima da hora. Em 2023, vamos poder organizar um festival que leve, de fato, riqueza econômica e cultural para a nossa cidade”, comemorou.
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia desta terça, destaque para a aprovação do Registro de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco à Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte (Agreste Central). A festividade, que acontece anualmente no mês de setembro, reúne cerca de 150 mil pessoas nos quatro dias de atividades.
A indicação foi feita pelo deputado Joãozinho Tenório (Patriota). “O objetivo é promover a proteção e a valorização da cultura pernambucana e de seus elementos religiosos, além de considerar os benefícios para a economia local e regional advindos do turismo rural e religioso”, disse o parlamentar na justificativa do Projeto de Resolução (PR).
O Plenário ainda deu o segundo aval ao PR nº 568/2023, de autoria da Mesa Diretora, que assegura a votação secreta no processo de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) pela Alepe. Segundo a justificativa anexa à matéria, o objetivo é pôr fim à votação nominal para garantir “proteção da liberdade de consciência do parlamentar”. Ela foi aprovada com uma emenda apresentada pelo deputado Waldemar Borges (PSB), a qual retira do Regimento Interno a atual limitação de duas indicações de candidaturas ao TCE-PE por parlamentar.
Veja todos os projetos votados na Ordem do Dia desta terça