O Plenário aprovou nesta terça (25), em Primeira Discussão, o Projeto de Resolução (PR) nº 568/2023, de autoria da Mesa Diretora, que assegura a votação secreta no processo de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) pela Alepe. Segundo a justificativa anexa à matéria, o objetivo é pôr fim à votação nominal para garantir “proteção da liberdade de consciência do parlamentar”.
A argumentação também cita entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF): “Em casos análogos, à luz do Princípio da Simetria, manifestou-se no sentido de que a deliberação acerca do nome dos Conselheiros escolhidos pelo Governador do Estado deve dar-se mediante processo de votação secreta, na respectiva Assembleia Legislativa”, complementa.
A proposta, acatada pela Comissão de Justiça durante a manhã, recebeu 30 votos favoráveis do Plenário. Ela foi aprovada com uma emenda apresentada pelo deputado Waldemar Borges (PSB). A alteração incluída retira do Regimento Interno a atual limitação de duas indicações de candidaturas ao TCE-PE por parlamentar.
Conforme o artigo 32 da Constituição de Pernambuco, o Tribunal de Contas do Estado é composto por sete membros: quatro deles são escolhidos pela Alepe e os outros três são de indicação do Poder Executivo, com aprovação da Assembleia.
Veja todos os projetos votados na Ordem do Dia desta terça
Segurança
Pernambuco poderá contar com uma Lei de Responsabilidade da Segurança Pública. A proposta, apresentada durante a Reunião Plenária, é de iniciativa do deputado João Paulo Costa (PCdoB). Em pronunciamento, ele explicou que a matéria quer obrigar o secretário estadual de segurança e defesa social a apresentar aos deputados, todos os anos, as políticas públicas em execução e os índices de criminalidade.
“O projeto busca dar mais transparência às ações de segurança pública e fazer com que a Casa participe da gestão da área”, registrou. “Assim, o Parlamento vai ajudar o Governo do Estado a implementar políticas que possam combater a violência, o crime organizado e o tráfico de drogas”, acrescentou.
Ouça todos os pronunciamentos da Reunião Plenária
Ataques às escolas
A preocupação com a violência nas escolas esteve presente no pronunciamento do deputado Jarbas Filho (PSB). Ele propôs ao Governo do Estado a criação de um programa de acompanhamento e apoio psicológico para alunos, pais e profissionais da educação.
“Muitas vezes, pequenos conflitos interpessoais, casos de bullying, entre outros problemas, acabam sendo a porta de entrada para a violência física. As escolas precisam estar preparadas para tratar situações desse tipo”, solicitou.
Ensino Superior
O deputado Jeferson Timóteo (PP) comemorou a liberação de R$ 20 milhões para a retomada das obras do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Cabo de Santo Agostinho (Região Metropolitana do Recife). O parlamentar, que estreou na tribuna, agradeceu o apoio da bancada federal pernambucana, do Ministério da Educação e do presidente Lula.
Ele também se comprometeu a buscar recursos para a retomada das obras da PE-33, que dá acesso ao campus. “Teremos jovens saindo de lá com diploma de engenharia, muitos deles de família humilde e que vão poder transformar a própria vida. Isso me enche de esperança”, celebrou.
Gestão
Waldemar Borges (PSB) elogiou o trabalho do ex-deputado André Campos durante os quatro anos em que esteve à frente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). O parlamentar registrou que, no período, a companhia dobrou o número de clientes residenciais e expandiu em 145% o setor comercial. “O novo presidente vai precisar trabalhar bastante para manter o patamar”, opinou.
Já o deputado Sileno Guedes (PSB) enalteceu a gestão municipal de Panelas (Agreste Central). Ele registrou a entrega de 17 veículos, que vão ser utilizados nas áreas de saúde, educação e assistência social. Guedes parabenizou o prefeito Ruben de Lima pela “transformação” que vem promovendo na qualidade de vida da população local.
O deputado ainda comentou a Audiência Pública promovida pela Alepe, durante a manhã, para discutir o empréstimo governamental de R$ 3,4 bilhões. Segundo ele, a Oposição analisa mudanças para aperfeiçoar o projeto do Poder Executivo. “Durante o debate, ficou claro que o Governo estadual carece de propostas para a destinação dos recursos”, opinou.
Inclusão
Celebrado na última segunda (24), o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Sinais) motivou o discurso da deputada Rosa Amorim (PT). A parlamentar lamentou a falta de estímulo no uso desta língua no País e se comprometeu a fiscalizar o cumprimento de normas que garantam a acessibilidade das pessoas com deficiência em Pernambuco, a exemplo da Lei estadual n° 16684/2019, que obriga a atuação de intérpretes de Libras nas atividades da Alepe. “Por um Pernambuco mais plural, diverso, inclusivo e justo para todos e todas”, defendeu.
Velho Chico
O lançamento da campanha “Eu viro Carranca”, em defesa do Rio São Francisco, foi destaque no pronunciamento do deputado Kaio Maniçoba (PP). O parlamentar chamou a atenção para o movimento, que busca debater os problemas que afetam os povos tradicionais da região. A edição deste ano, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem como tema “Velho Chico: Gentes, Tradições, Vidas”.