Plenário: deputados debatem problemas na gestão da educação pública

Em 12/04/2023 - 20:04
-A A+

EDUCAÇÃO – Sileno Guedes registrou problemas enfrentados por alunos da rede estadual. Foto: Roberto Soares

A gestão da educação pública estadual foi discutida na Reunião Plenária desta quarta (12). O deputado Sileno Guedes (PSB) repercutiu denúncias de falta de merenda, atrasos na entrega de fardamento e problemas no pagamento do passe livre estudantil. Em defesa do Governo Raquel Lyra, o vice-líder do Governo, deputado Joãozinho Tenório (Patriota) assegurou que os problemas tiveram origem na gestão anterior e serão solucionados em breve.

“Estou preocupando assistindo à desarrumação no início deste governo. Já passamos dos 100 dias de trabalho e seguimos vendo notícias de problemas nas escolas”, afirmou Guedes, que sugeriu que a Comissão de Educação convide a secretária do setor para esclarecer a situação. “Sabemos que formar uma pessoa é tarefa que demanda ações e investimentos contínuos. Não podemos permitir que o que se levou anos para construir na educação pernambucana seja destruído rapidamente”, acrescentou.

ESCOLAS – Joãozinho Tenório garantiu que entregas de merenda e fardamento estão sendo regularizadas. Foto: Roberto Soares

Em resposta, Joãozinho Tenório afirmou que a licitação para a aquisição de merenda e fardamentos foi feita pelo governo do PSB. “O processo foi concluído no final de 2022 mas houve atraso devido a dificuldades na transição. A gestão atual pediu celeridade e as entregas estão sendo regularizadas”, garantiu. O parlamentar ressaltou o compromisso da governadora Raquel Lyra e sua equipe com o tema da educação.

 

 

 

Segurança Pública

POLÍCIA – Delegada Gleide ngelo cobrou tratamento igualitário entre as corporações. Foto: Roberto Soares

O assassinato do policial civil Luiz Malta, em operação ocorrida na última terça (11) em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), motivou o discurso da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). A parlamentar lamentou a situação de vulnerabilidade dos profissionais de segurança pública e cobrou investimentos do Governo do Estado. “A criminalidade cresce e o Poder Público cria, sem planejamento, novas atribuições para os policiais. Sem concursos, eles vão acumulando funções e riscos”, registrou.

A deputada defendeu que o Executivo aproveite estudo feito no ano passado pela Secretaria estadual de Defesa Social, o qual aponta as necessidades de contratações e investimentos. Ela ainda cobrou equidade no tratamento dado às corporações. “A governadora disse que as prioridades são Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Convoco a Comissão de Segurança Pública da Alepe para a gente discutir por que as polícias são tratadas de maneira desigual em Pernambuco”, disse. 

Emendas

CONSTITUIÇÃO – Socorro Pimentel parabenizou os deputados pela aprovação de emendas. Foto: Roberto Soares

A deputada Socorro Pimentel (União Brasil) parabenizou os colegas pela aprovação, na última terça (11), de duas emendas à Constituição de Pernambuco. Uma delas autoriza a Alepe a legislar sobre matéria financeira e tributária; a outra aumenta o valor das emendas parlamentares impositivas e estabelece o regime de transferência eletrônica dos recursos. 

De acordo com a parlamentar, as medidas vão fortalecer a independência do Poder Legislativo. “Há 34 anos os deputados lutam por essa mudança. O atraso histórico finalmente foi corrigido”, afirmou. Ela também elogiou a governadora Raquel Lyra pelo relacionamento respeitoso com a Alepe.

Abrigo

ABRIGO – Abimael Santos denunciou más condições em espaço do Governo de Pernambuco. Foto: Roberto Soares

O deputado Abimael Santos (PL) denunciou as más condições de um abrigo de acolhimento de crianças e adolescentes em Pernambuco. De acordo com o parlamentar, o equipamento recebe mais de 30 crianças de zero a 17 anos, sem divisão entre meninos e meninas, e faltam camas, colchões e portas nos banheiros. Além disso, o deputado afirmou que as instalações elétricas do espaço oferecem riscos, e não há extintores de incêndio disponíveis. 

“Encontrei neste espaço profissionais que queriam ajudar e trabalhar, mas a estrutura não ajuda. Peço ao Governo do Estado que socorra aquelas crianças”, afirmou. Apesar da cobrança, o parlamentar isentou a governadora Raquel Lyra da responsabilidade. Para ele, a situação do abrigo decorre das gestões do PSB.

 

Duplicação da BR-423

RODOVIA – Segundo Izaías Régis, Governo Federal deve começar duplicação em setembro. Foto: Roberto Soares

O projeto de duplicação do trecho da BR-423 que liga as cidades de São Caetano e Garanhuns no agreste pernambucano, motivou o discurso do deputado Izaías Régis (PSDB) na Reunião Plenária desta quarta-feira (12). Segundo o líder de governo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, colocou a obra na pauta do Ministério dos Transportes, e o começo da sua execução está previsto para setembro deste ano. “Para nós que queremos o desenvolvimento da região agreste, esta duplicação é de extrema importância”, declarou. 

Izaías relembrou que o pedido dessa duplicação foi feito desde o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Ele informou, ainda, que a governadora Raquel Lyra reforçou ao presidente Lula sobre a importância da duplicação para evitar acidentes e beneficiar os municípios daquela região. 

Autismo

INCLUSÃO – João Paulo Costa apresentou projeto para impedir preconceito contra autistas no mercado de trabalho. Foto: Roberto Soares

No mês de conscientização e visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista, o deputado João Paulo Costa (PCdoB) foi à tribuna demonstrar seu apoio à população que enfrenta dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. João Paulo apresentou um projeto de lei que tem como medida coibir esse tipo de preconceito e garantir a inclusão de pessoas com o espectro no mercado de trabalho.  “Lugar de  autista é onde eles quiserem”, declarou. 

Além disso, o parlamentar informou que outra proposição de sua autoria visa garantir que o Estado ofereça Terapia Cognitivo-Comportamental para todos os pacientes com autismo. Por fim, João Paulo prometeu cobrar da governadora recursos para a efetivação das medidas discursadas e abraçou o trabalho desenvolvido pela Fundação Altino Ventura na inclusão de pessoas autistas na sociedade.

 

Colegiado

DOENÇAS RARAS – Pastor Cleiton Collins sugeriu comissão em defesa dessa população. Foto: Roberto Soares

Da tribuna, Pastor Cleiton Collins (PP) lamentou que a Casa não tenha reinstalado, na atual Legislatura, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras. Como há limite de funcionamento simultâneo de apenas 10 colegiados deste tipo, Collins sugeriu que a Casa se articule para criar, então, uma comissão especial. “Familiares desses pacientes estão pedindo que a Alepe siga dando atenção ao tema”, registrou.