Frente da Escola de Sargentos do Exército visita Comando Militar do Nordeste

Em 09/03/2023 - 20:03
-A A+

ENCONTRO – Parlamentares foram recebidos pelo atual comandante, o general de Exército Richard Fernandez Nunes. Foto: Nando Chiappetta

A Frente Parlamentar que acompanha a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) em Pernambuco realizou uma visita ao Comando Militar do Nordeste (CMNE), no bairro do Curado (Recife), nesta quinta (9). O objetivo do encontro foi conhecer os detalhes do projeto e seus principais desafios. Na ocasião, os integrantes do colegiado foram recebidos pelo atual comandante, o general de Exército Richard Fernandez Nunes.

Durante o encontro, ele destacou os esforços do CMNE para trazer a escola para Pernambuco e atuar como um facilitador local no diálogo com as instituições envolvidas na questão. O general elogiou, ainda, a iniciativa da Alepe em criar a Frente Parlamentar. “Vejo como uma parceria estratégica de primeira ordem, que será muito importante para impulsionar a discussão com a sociedade civil e acompanhar ações e aportes dos governos Estadual e Federal”, afirmou.

Nunes ressaltou que, embora a vinda do equipamento para Pernambuco tenha representado uma vitória, há muitos desafios pela frente. “Agora temos que entrar nos detalhamentos, como os recursos orçamentários e a infraestrutura necessária para dar suporte a um empreendimento deste nível.”

Os parlamentares também assistiram a apresentações com informações sobre o funcionamento; a estrutura física da escola; as ações necessárias para a viabilização do projeto, e os estudos para garantir a sustentabilidade da obra.

De acordo com o assessor de Meio Ambiente do CMNE, coronel Helder Guimarães, a preservação ambiental será prioridade na implantação do projeto. “A questão da sustentabilidade é impositiva para o Exército”, ressaltou. “Áreas militares precisam ser preservadas, até mesmo para podermos realizar os nossos treinamentos.” 

O coronel apresentou alguns exemplos de áreas militares no Brasil onde houve melhorias na qualidade ambiental de seu entorno, justamente pelas ações de preservação das matas. Ele garantiu que a escolha do local onde a escola será construída seguiu a legislação e as orientações de especialistas.

O coordenador do grupo parlamentar, deputado Renato Antunes (PL), avaliou positivamente a primeira atividade externa realizada pelo colegiado. “Foi importante conhecer o projeto, localizar os gargalos e buscar soluções”, destacou. Ele também anunciou que a Frente deverá realizar visitas ao Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) e à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em datas a definir.

Também participaram da visita os deputados Eriberto Filho(PSB), Gustavo Gouveia(Solidariedade), João de Nadegi(PV), Joãozinho Tenório(Patriota) e Mário Ricardo(Republicanos).

O projeto

A ESE será construída dentro da área do CIMNC, localizada nas abrangências dos municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, que faz parte da Zona da Mata Norte. A obra deverá ser concluída em 2034. 

O curso de formação de sargentos terá duração de dois anos, 15 especialidades diferentes e capacidade para 2,4 mil alunos em cada turma. Para receber esse contingente, o Governo do Estado, por meio de acordo de cooperação com o Exército, deverá oferecer contrapartidas ligadas a infraestrutura, logística e serviços de saúde, educação e saneamento básico.