Alepe recebe prêmio nacional por projeto para formar lideranças

Em 24/05/2022 - 20:05
-A A+

ASSEMBLEIA CIDADÃ – “Estamos trabalhando muito para obter o tricampeonato”, assegurou Eriberto Medeiros. Foto: Roberto Soares

Ocorreu nesta terça (24), no Plenário da Alepe, a entrega do Prêmio Assembleia Cidadã, categoria Projetos Especiais, conquistado pelo Lideralepe. O reconhecimento foi obtido pelo parlamento pernambucano no ano passado, durante a 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), após concorrer com outras 80 iniciativas de todo o Brasil. Foi a segunda vez consecutiva que a Casa de Joaquim Nabuco recebeu o troféu.

No início da sessão, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), saudou o presidente da Unale, deputado Lídio Lopes (Patriotas-MS), e demais membros da diretoria executiva da entidade – a tesoureira-geral, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), o secretário-geral, deputado José Luís Tchê (PDT-AC), e o diretor-geral, Evaldo Bazeggio – que vieram a Pernambuco fazer a entrega do troféu.

“É um momento de muita felicidade. Os parlamentares pernambucanos admiram e reconhecem o papel importantíssimo que a Unale vem desempenhando há 25 anos no fortalecimento do Poder Legislativo no País”, afirmou. “Atualmente, estamos promovendo um Lideralepe direcionado aos profissionais de segurança pública do nosso Estado. Também estamos trabalhando muito para obter o tricampeonato”, complementou Medeiros.

LIDERALEPE – Diogo Moraes ressaltou méritos da capacitação promovida em parceria com a UFPE: “Curso gratuito ministrado por professores do mais alto gabarito”. Foto: Roberto Soares

Ao fazer o pronunciamento em nome da Alepe, o deputado Diogo Moraes (PSB), que é vice-presidente da Região Nordeste na Unale, ressaltou os méritos da capacitação promovida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a fim de desenvolver novas lideranças políticas no Estado. “O projeto visa democratizar conhecimentos de Ciência Política por meio de cursos gratuitos, ministrados por professores do mais alto gabarito”, explicou.

Ao longo de 2021, ano em que foi lançado, o Lideralepe concluiu 18 turmas e formou mais de 700 alunos. “Trata-se de um trabalho que vem sendo realizado de maneira muito séria, com absoluto comprometimento”, comunicou Moraes. “Assim, essa ação vem formando, com êxito, as novas gerações de líderes de Pernambuco, estado que é reconhecido em todo o Brasil por destinar grandes lideranças para a nação.”

Primeira da comitiva da Unale a discursar, Ivanna Bastos lembrou a primeira vitória da Casa de Joaquim Nabuco em 2020, com o Alepe Acolhe. A iniciativa envolve a oferta de cursos de qualificação e vagas de estágio remunerado a jovens do Cadastro Nacional de Adoção e em situação de vulnerabilidade. “No ano passado, foi bicampeã, com 362 votos. Quero cumprimentar a Escola do Legislativo (Elepe). Estamos levando práticas como essa para as assembleias de todo o País, e o Lideralepe já está em 20 delas”, informou a tesoureira.

EQUIPE – Para o presidente da Unale, Lídio Lopes, “prêmios como esse são vencidos por casas legislativas que têm servidores que fazem as coisas acontecerem”. Foto: Roberto Soares

Na sequência, José Luís Tchê defendeu a autonomia dos parlamentos para “aprovar e fiscalizar os orçamentos dos estados”. Já Lídio Lopes falou do financiamento público de campanha e da delimitação da competência de cada instância legislativa. O presidente da Unale ainda elogiou o corpo técnico da Alepe: “Prêmios como esse são vencidos por casas legislativas que têm servidores que fazem as coisas acontecerem, dando sustentação aos deputados estaduais”.