
BANQUETE – “Qual o interesse público e quais os benefícios trazidos por esse encontro?” Foto: Roberto Soares
O deputado Alberto Feitosa (PSC) foi à tribuna, durante a Reunião Plenária desta terça (9), cobrar uma resposta do Governo de Pernambuco a um pedido de informação protocolado há mais de 60 dias. O documento questiona os custos de um jantar que o governador Paulo Câmara teria oferecido ao ex-presidente Lula, no Palácio do Campos das Princesas, no último dia 15 de agosto.
“Em pleno domingo, mesmo não sendo dia de expediente, o Estado usou recursos dos nossos impostos para oferecer um banquete a uma figura nacional que não exerce nenhum cargo público, além de ter comandado o maior esquema de corrupção do Brasil”, criticou o parlamentar. “Qual o interesse público e quais os benefícios trazidos por esse encontro?”
Feitosa destacou que a Constituição Estadual estabelece o prazo de 30 dias para o Poder Executivo responder pedidos de informação protocolados por deputados. “Peço à Mesa Diretora da Alepe que cobre uma resposta. Caso contrário, notificaremos o Ministério Público e o Tribunal de Contas sobre a situação, que configura crime de responsabilidade”, argumentou.
Em aparte, o deputado Doriel Barros (PT) registrou as contribuições dos governos de Lula para Pernambuco. “Venho defender o legado desse grande líder, vítima de um complô da Justiça que não se sustenta mais.” Segundo o deputado João Paulo (PCdoB), “Lula reergueu o Brasil e está recebendo homenagens na Europa, e Paulo Câmara tem sido um gestor exemplar”. “Quem está quebrando o País é Jair Bolsonaro, que é incompetente, nega a ciência e é ridicularizado no mundo inteiro.”