
USINAS – “Agressões normalmente são contra ex-trabalhadores que não foram indenizados e, por isso, permanecem nos terrenos, vivendo da agricultura.” Foto: Reprodução/Evane Manço
O aumento nos casos de violência contra famílias que vivem em comunidades rurais de Pernambuco preocupa o deputado Doriel Barros (PT). Na Reunião Plenária desta quinta (28), ele repercutiu denúncias de que proprietários de antigas usinas falidas, na Zona da Mata Sul, têm aproveitado o momento da pandemia da Covid-19 para agredir agricultores, na tentativa de expulsá-los das terras.
“As agressões normalmente são contra ex-trabalhadores que não foram indenizados e, por isso, permanecem nos terrenos, vivendo da agricultura”, ressaltou. Segundo o parlamentar, as ameaças ocorreram em áreas de antigos engenhos nos municípios de Catende, Jaqueira e Barreiros. O petista destacou que milhares de pessoas estão sendo atingidas e fez um apelo ao Governo do Estado para que suspenda os processos de reintegração de posse enquanto durar a pandemia, a fim de evitar os episódios de violência.
Barros também aproveitou a oportunidade para parabenizar a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) pelo aniversário de cinco anos. A entidade surgiu a partir de um desmembramento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado (Fetape) e, segundo ele, tem grande importância para o segmento rural, representando milhares de pessoas.
“A federação realiza um excelente trabalho de orientação e de coordenação dos trabalhadores do campo e, só na Zona da Mata pernambucana, atua como interlocutora de campanhas salariais há mais de 40 anos, desde que estava inserida na Fetape”, frisou.