
LUTA – Dani Portela destacou combate ao racismo e representatividade. Foto: Jarbas Araújo
A intelectual e ativista pela igualdade racial Vilma Maria dos Santos Reis recebeu, na noite desta quinta (22), o título de cidadã pernambucana. O reconhecimento à socióloga nascida em Salvador (BA) partiu da deputada Dani Portela (PSOL), que também entregou, na ocasião, voto de aplauso a Lúcia de Badia, personalidade do Pátio do Terço, no centro do Recife.
No evento, os discursos destacaram o engajamento das duas homenageadas na luta contra o racismo e a representatividade de mulheres negras. “É muito difícil ainda hoje, no século 21, nós, como a maioria do povo brasileiro, ainda sermos minoria em locais como este, de decisão e de poder. E, mesmo quando chegamos em cargos considerados altos, não estamos livres do racismo”, relatou Dani Portela.
Vilma Reis atuou como coordenadora do Fórum de Mulheres de Salvador, e participou da construção do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2009-2011). Atualmente é assessora especial da Presidência dos Correios. Em sua fala, defendeu maior representatividade negra na política: “Se preparem, assembleias legislativas, câmaras de vereadores e Congresso Nacional, porque nós não vamos recuar nem para dar impulso. Chegamos e vamos ocupar”.
Carnavalesca, mãe-de-santo e uma das responsáveis pela Noite dos Tambores Silenciosos no Pátio do Terço, Lúcia de Badia pediu mais apoio governamental para manter a tradição. “Estou triste porque o Pátio de São José está se acabando. Alguns políticos não reconhecem o valor que a Casa de Badia tem”, lamentou.