Reunião Solene: Alepe celebra gastronomia pernambucana

Em 16/12/2019 - 21:12
-A A+
INICIATIVA - Cerimônia proposta por Wanderson Florêncio homenageou chefes de cozinha, restaurante, jornalistas e outros profissionais da área. Foto: Jarbas Araújo

INICIATIVA – Cerimônia proposta por Wanderson Florêncio homenageou chefes de cozinha, restaurante, jornalistas e outros profissionais da área. Foto: Jarbas Araújo

A Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda (16), uma Reunião Solene para enaltecer o cenário da gastronomia de Pernambuco. Por iniciativa do deputado Wanderson Florêncio (PSC), a cerimônia teve o objetivo de homenagear chefes de cozinha, restaurantes tradicionais e jornalistas que acompanham o cotidiano do segmento, além de outros profissionais da área que contribuem para fazer do Estado o primeiro polo gastronômico do Norte-Nordeste.

A gastronomia, além de característica cultural de um povo, é forte atrativo para o turismo, impactando, por consequência, na economia local. No Brasil, as contribuições dos índios, negros e brancos propiciaram o desenvolvimento de sabores muito próprios. A comida típica pernambucana é uma mistura da culinária de três continentes: da própria América do Sul, proveniente dos nativos; da Europa, via colonizadores portugueses e holandeses; e da África, pelos costumes e habilidades trazidos pelos escravos. Temperos, tira-gostos, entradas, carnes, sopas, peixes, aves, crustáceos, doçaria e bolos despertam a gula e a memória afetiva.

Só na Capital pernambucana, há 1,7 mil bares e restaurantes, que geram 120 mil empregos diretos ou indiretos. “Homenagear os chefes de cozinha e todos os que trabalham tendo a gastronomia como fim é, de fato, um justo reconhecimento. Nossos parabéns aos profissionais que atuam no ramo. O talento que vocês imprimem em seu ofício garante a todos inesquecíveis momentos à mesa”, ressaltou  o deputado Tony Gel (MDB), que presidiu a solenidade.

Para Wanderson Florêncio, mais do que homenagear personalidades e locais emblemáticos, o evento teve o objetivo de dar mais visibilidade à culinária que se faz em Pernambuco. “Nossa gastronomia é rica em tipos e fontes de inspiração, e traduz características regionais. Do Sertão ao Litoral, da Zona da Mata ao Agreste, é perceptível o uso de ingredientes personalíssimos de cada localidade”, frisou.

Considerando a importância econômica, histórica e cultural do trabalho realizado em favor da culinária no Estado, Florêncio entregou certificados a 71 profissionais da cozinha, da imprensa e a donos de restaurantes que se destacam no meio. Entre eles, estava o chef de cozinha César Santos, que tem 27 anos de profissão. Ele recebeu uma placa comemorativa da Alepe e agradeceu pela iniciativa. “Esperamos que o Poder Público possa olhar para o setor da alimentação com mais cuidado, pois ele, junto com o turismo, poderá ser capaz de elevar cada vez mais o nome do Estado”, ressaltou o profissional.

A Reunião Solene desta noite contou com apresentações musicais do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Assembleia Legislativa.