
DESTAQUE – “Reconheço o investimento do Governo do Estado no segmento e também o valor da iniciativa.” Foto: Roberto Soares
A partir de 2020, duas instituições de ensino estaduais de Olinda (Região Metropolitana do Recife) serão transformadas em unidades de tempo integral: a Escola Áurea de Moura Cavalcanti, em Ouro Preto, e a Escola Clídio de Lima Nigro, no bairro de Salgadinho. O anúncio foi feito na Reunião Plenária desta quarta (11), pelo deputado João Paulo (PCdoB).
O parlamentar enalteceu essa modalidade de ensino, lembrando que foi aluno de uma escola técnica estadual com horário integral. “Reconheço o investimento do Governo do Estado no segmento e também o valor da iniciativa”, frisou. Ele lembrou que o modelo de educação integral em Pernambuco tornou-se política pública em 2008, fundamentando-se na concepção da educação interdimensional, “imprescindível para a formação do jovem autônomo, competente e produtivo”.
João Paulo informou que, atualmente, o Estado possui 125 escolas de ensino integral, 175 semi-integrais e 28 escolas técnicas em jornada integral, num total de total de 412 unidades de ensino. “É a maior rede da modalidade no Brasil, e, a partir do próximo ano, serão 437 unidades”, disse. “Esse programa dá a Pernambuco uma posição de vanguarda”, prosseguiu, acrescentando que, pelo Plano Nacional de Educação (PNE), 50% das escolas públicas do País deveriam oferecer ensino integral, mas, em 2017, apenas 16, 27% das unidades tinham esse perfil.
COMO CHEGAR