
ALTERNATIVA – Movimento, que já reúne 16 mandatos pelo Brasil, busca “construir uma nova forma de fazer política”. Foto: Roberto Soares
O terceiro encontro nacional do Ocupa Política – movimento do qual faz parte o mandato coletivo das Juntas (PSOL) – ocorrerá, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no Recife. O evento foi tema de pronunciamento de Jô Cavalcanti, representante das codeputadas, na Reunião Plenária desta terça (27).
“O Ocupa Política já reúne 16 mandatos pelo Brasil. Busca construir uma nova forma de fazer política, baseada no afeto, na transparência e na construção coletiva e participativa”, explicou a parlamentar. O encontro deste ano tem como lema “Pra todo mundo viver bem!”. “A gente acredita que, com outra forma de política na institucionalidade, poderemos coletivamente construir alternativas que promovam o bem viver para todas as pessoas”, argumentou.
Segundo Jô Cavalcanti, o objetivo do evento é troca de experiências entre os mandatos do Ocupa Política e inspirar novas candidaturas. “Num momento difícil como este, em que a democracia está sendo sistematicamente desrespeitada e no qual direitos estão sendo extintos, é urgente que estejamos unidos e unidas em torno de ideais comuns e com práticas políticas coerentes”, considerou a deputada.
A abertura do 3º Ocupa Política será na Praça do Arsenal (Bairro do Recife), na noite da próxima quinta (29). Ainda haverá debates no Cinema São Luiz e oficinas nas comunidades do Bode, Coque, Ilha de Deus e Xambá, reunindo militantes e especialistas do Brasil e de outros países das Américas.