
PÚBLICO – “Queremos apoiar ações voltadas a mulheres, negros, população LGBTQI, pessoas com deficiência e povos originários”, disse Jô. Foto: Roberto Soares
Titular do mandato coletivo Juntas (PSOL), Jô Cavalcanti anunciou, em discurso na Reunião Plenária desta quarta (7), o lançamento de um edital para financiar iniciativas sociais, econômicas, políticas e culturais que visem à promoção dos direitos humanos em Pernambuco. Segundo a parlamentar, uma comissão de profissionais e ativistas com reconhecida trajetória em movimentos sociais será responsável por selecionar 20 projetos, que receberão um auxílio de R$ 5 mil (cada) para conduzir atividades em defesa de minorias.
“Queremos apoiar, principalmente, ações voltadas a mulheres, negros, população LGBTQI, pessoas com deficiência e povos originários, que são os públicos mais vulneráveis da nossa sociedade”, disse. Jô explicou que a iniciativa, denominada Estamos Juntas, será custeada por um fundo criado pelo gabinete parlamentar, constituído por doações de 20% a 30% dos salários da deputada e das coordenadoras do mandato.
Ainda de acordo com ela, a proposta foi inspirada em ação realizada pelo mandato Gabinetona, da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte (MG). O edital completo será lançado em setembro e a liberação dos recursos está prevista para janeiro de 2020. “O apoio não exigirá qualquer vínculo com nosso mandato. Nosso compromisso é respeitar a autonomia das pessoas e dos projetos”, concluiu.