ou

Comissão Especial da Aquicultura inicia rodada de audiências públicas no Interior de Pernambuco

Em 24/04/2019

A partir desta quinta-feira (25), a Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco inicia uma série de audiências públicas em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Sertão para discutir ações de fomento e organização da cadeia produtiva do setor. O primeiro encontro acontecerá em Petrolândia, Sertão de Itaparica, a partir das 9h, no Centro Cultural Hildebrando Menezes.

A audiência contará com a participação de pequenos, médios e grandes produtores de alevinos, fabricantes de ração, além de representantes do Ministério Público e da Prefeitura de Petrolândia. O deputado Waldemar Borges, que preside o colegiado, participará do evento.

Entre os pontos que serão debatidos durante o encontro, estão questões fundamentais para o segmento da aquicultura – atividade econômica que engloba a criação de peixes (piscicultura), como também o cultivo e reprodução de outros organismos aquáticos -, como infraestrutura, assistência técnica, acesso a crédito, incentivo fiscal, entre outros pontos.

A Comissão Especial vem avaliando cenários e gargalos do setor em reuniões que mobilizam especialistas, autoridades e produtores na perspectiva de construir coletivamente uma proposta a ser apresentada ao Governo do Estado. Atualmente a aquicultura é explorada por empresas e cerca de 700 produtores de base familiar em dois polos produtivos localizados no Sertão de Itaparica e na Zona da Mata. Pernambuco ocupa a 12ª posição no ranking nacional da produção de peixes em cativeiro no País, sendo o maior polo de piscicultura em tanques-rede em todo o Nordeste (Petrolândia).

“Vamos trabalhar em conjunto para que, ao final dos trabalhos, consigamos apresentar uma política que atenda as demandas dos produtores, beneficie a atividade e seja exequível pelo Estado”, disse o presidente do colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB). Para o parlamentar, uma das ações prioritárias para destravar o setor é adequar a legislação que trata do licenciamento ambiental. Neste sentido, Borges apresentou o Projeto de Lei n° 31/2019, que visa estabelecer regras específicas de licenciamento desta atividade.

Além de Petrolândia, a Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura realizará audiências públicas em Palmares (15 de maio) e Itamaracá (29 de maio).

 

Serviço

Evento: Audiência pública da Comissão Especial de Incentivo ao Desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura da Alepe

Onde: Centro Cultural Hildebrando Menezes. Rua dos Três Poderes, Centro, Petrolândia

Quando: 25 de abril

Horário: A partir das 9h

 


Frente Parlamentar de Segurança Pública promoverá audiência em Canhotinho

Em 24/04/2019

A Frente Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promoverá audiência pública nesta quinta-feira (25), no município de Canhotinho, situado no Agreste Meridional do Estado. O evento acontecerá no Clube Intermunicipal da cidade, a partir das 9h.

O grupo parlamentar é coordenado pelo deputado Delegado Erick Lessa (PP). Ele destaca que a proposta da Frente é interiorizar o debate acerca da segurança com representantes do Estado e da sociedade civil.

A sugestão de promover a audiência no município de Canhotinho partiu do deputado estadual Álvaro Porto (PTB), quando da instalação da Frente, no último dia 9 de abril. Também compõem a Frente Parlamentar os deputados: Delegada Gleide Ângelo (PSB), Alberto Feitosa (SD), Joel da Harpa (PP), Fabrízio Ferraz (PHS) e Lucas Ramos (PSB).

 

Serviço

Evento: Audiência Pública da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Alepe

Local: Clube Intermunicipal de Canhotinho. Rua Cel. Caetano Vidal, 132. Canhotinho – PE

Data e hora: 25 de abril, às 9h


Manual Jurídico Feminista será lançado em audiência pública conjunta na Alepe

Em 26/03/2019

As Comissões de Justiça, de Defesa da Mulher e de Cidadania e Direitos Humanos vão realizar audiência pública conjunta, na próxima quinta (28), às 14h, para discutir o tema “Novas teorias jurídicas sobre a questão de gênero”. Para o evento, que irá acontecer no auditório Sérgio Guerra, também está previsto o lançamento do Manual Jurídico Feminista. A publicação é coordenada pela advogada Carolina Valença Ferraz, que também é professora da Unicap e ativista dos Direitos Humanos.

O manual foi elaborado com a colaboração de diversas profissionais do universo jurídico de todo o país, que também atuam, em sua maioria, como professoras em faculdades de Direito. O livro é dividido em três partes: “O Estado e as desigualdades de gêneros: nota introdutória”; “O direito privado e a opressão feminina nas relações sociais: como o patriarcado construiu relações nefastas de poder em face do gênero”; e “Os corpos femininos e suas mutilações: a negação da tutela protetiva às mulheres e suas dores”.

O Manuel Jurídico Feminista é classificado, pelas próprias autoras, como “um libelo de insurreição” e propõe que todos façamos “uma reinterpretação da ciência jurídica sob a luz da equidade de gênero”. “Não fazemos concessões ao machismo no mundo jurídico, porque ele já perdura indevidamente”, concluem.

Serviço

Evento: Audiência pública conjunta das Comissões de Justiça, de Defesa da Mulher e de Cidadania para o lançamento do Manual Jurídico Feminista e a discussão do tema “Novas teorias jurídicas sobre a questão de gênero”.

Local: Auditório Sérgio Guerra, localizado no edifício Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, nº 397, Boa Vista, Recife/PE.

Data e horário: 28 de março, às 14h.

 

 

 


Assembleia lança 3ª edição da Revista de Estudos Legislativos

Em 07/11/2018

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove, nesta quinta (8), a partir das 10h30, um Grande Expediente Especial para o lançamento da terceira edição da Revista de Estudos Legislativos. O periódico reúne artigos elaborados pelo corpo técnico da Consultoria Legislativa (Consuleg) da Alepe, e contém análises, levantamentos e dados com o objetivo de aprimorar o exercício do mandato parlamentar, e permitir que pesquisadores, agentes públicos e privados e cidadãos se aprofundem em temas de interesse público.

A participação feminina no Legislativo brasileiro e reflexões sobre a atuação desse Poder no ciclo de políticas públicas estão entre os assuntos abordados na publicação. A abrangência dos artigos vai além do âmbito estadual, trazendo informações e experiências que podem servir de base para outros estados brasileiros. Entre esses temas estão o incremento do comércio exterior na economia pernambucana, a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) na Região Metropolitana do Recife e a análise comparativa dos últimos orçamentos públicos do estado.

Com tiragem de mil exemplares, a Revista de Estudos Legislativos é distribuída para gabinetes parlamentares, prefeituras, órgãos públicos, conselhos de entidades e associações, bem como para os demais parlamentos estaduais, Senado e Câmara Federal, entre outras instituições.

 

Serviço

Evento: Grande Expediente Especial para o lançamento da 3ª edição da Revista de Estudos Legislativos

Local: Auditório Sérgio Guerra, no Edifício Miguel Arraes de Alencar, Rua da União, nº 397, Boa Vista, Recife/PE

Data e horário: 8 de novembro, a partir das 10h30

 

Contatos

Superintendência de Comunicação Social

Assessoria de Imprensa

Telefones: 3183-2126/99297-7312


Comissão de Agricultura realiza 2ª Edição do Concurso de Queijos Artesanais

Em 07/11/2018

Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Agricultura da Alepe promove o Concurso Regional de Queijos de Pernambuco, atividade que faz parte da programação da 77ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A competição será realizada nessa quarta (7), a partir das 19h, no estande do colegiado na feira. A premiação do concurso acontece a partir das 12h desta quinta (8), no espaço Leilão da Sociedade Nordestina dos Criadores.

Participam da disputa queijarias e laticínios de Pernambuco que dispõem dos selos do Serviço de Inspeção Federal (SIF), e do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). A comissão julgadora é composta por chefes de cozinha, professores de gastronomia, jornalistas e outros especialistas que vão avaliar atributos como aparência, consistência e sabor dos queijos dos tipos coalho e manteiga dos produtores inscritos. Até o fim da tarde dessa quarta, a Comissão de Agricultura contabilizou a participação de 25 queijarias na competição.

Além do Concurso Regional de Queijos, o estande da Alepe na Exposição de Animais oferece, desde a última segunda (5), uma série de capacitações na área de zootecnia, dirigidas a estudantes e criadores. As palestras ocorrem no período da tarde, até a próxima sexta (9).

Serviço

Evento: 2ª Edição do Concurso de Queijos Artesanais

Local: Estande da Comissão de Agricultura da Alepe na 77ª Exposição de Animais, no Parque do Cordeiro

Data e hora: 7 de novembro, a partir das 19h

Contatos

Superintendência de Comunicação Social

Assessoria de Imprensa

Telefones: 3183-2126/99297-7312