Brasão da Alepe

Parecer 8712/2022

Texto Completo

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 3176/2022

AUTORIA: MESA DIRETORA   

PROPOSIÇÃO QUE DENOMINA DE “MUSEU DA DEMOCRACIA PALÁCIO JOAQUIM NABUCO” O MUSEU DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. MATÉRIA INSERIDA NA COMPETÊNCIA EXCLUSIVA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, CONFORME ESTABELECE O ART. 14, III, DA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL. COMPETÊNCIA PRIVATIVA DA MESA DIRETORA, NOS TERMOS DO ART. 63, I, D, DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER. ASSEMBLEIA LEGISLATIVA COMO ÓRGÃO INDEPENDENTE, RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DE SEUS BENS. AUSÊNCIA DE VÍCIOS DE INCONSTITUCIONALIDADE E ANTIJURIDICIDADE. PELA APROVAÇÃO.

 

 

 

1. RELATÓRIO

É submetido a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3176/2022, de autoria da Mesa Diretora, que intenta conferir nova denominação à antiga sede dessa Assembleia Legislativa, o Palácio Joaquim Nabuco. A edificação passaria a se chamar “Museu da Democracia Palácio Joaquim Nabuco”, em alusão à nova finalidade conferida ao imóvel.

O projeto de resolução em referência tramita nesta Assembleia Legislativa pelo regime ordinário, conforme estabelece o art. 223, inciso III, do Regimento Interno

É o Relatório.

2. PARECER DO RELATOR

Cabe à Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, nos termos do art. 94, inciso I, do Regimento Interno desta Casa, manifestar-se sobre a constitucionalidade, legalidade e juridicidade das matérias submetidas à sua apreciação.

A matéria, objeto da proposição em epígrafe, encontra-se inserta na competência exclusiva desta Assembleia Legislativa, conforme ditames do art. 14, inciso III, da Constituição do Estadual, in verbis

Art. 14. Compete exclusivamente a Assembléia Legislativa:

....................................................................................

III - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços e a iniciativa de lei para a fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;”

Quanto à iniciativa, a proposição também apresenta adequação, uma vez que observa o disposto no art. 63, inciso I, alínea d, do Regimento Interno deste Poder Legislativo, segundo o qual: 

Art. 63. Compete, privativamente, à Mesa Diretora, além de outras atribuições previstas neste Regimento:

 I - elaborar projeto de resolução:

 d) denominando os prédios e espaços físicos da Assembleia;

Avançando na análise, importante destacar que, em sendo a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco órgão independente, dotado de certa autonomia na administração e gestão de seus bens, o requisito previsto no art. 3º, § 5º , da Lei Estadual nº15.124, de 11 de outubro de 2013, que exige apresentação de ordem de serviço para que possa haver a denominação dos bens não se aplica in casu.

Desta feita, tecidas as considerações pertinentes, o parecer do Relator é pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3176/2022, de autoria da Mesa Diretora.

É o Parecer do Relator.

3. CONCLUSÃO DA COMISSÃO

Tendo em vista as considerações expendidas pelo Relator, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, por seus membros infra-assinados, opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3176/2022, de autoria da Mesa Diretora.

Histórico

[11/04/2022 12:44:42] ENVIADA P/ SGMD
[11/04/2022 17:31:57] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[11/04/2022 17:32:02] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[12/04/2022 08:18:25] PUBLICADO





Informações Complementares






Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 10202/2022 Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular
Parecer FAVORAVEL 9906/2022 Constituição, Legislação e Justiça