Brasão da Alepe

Parecer 10202/2022

Texto Completo

Submete-se ao exame desta Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular o Projeto de Resolução no 3676/2022, de autoria do Deputado Isaltino Nascimento.

A proposição em questão visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Professor Doutor Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos.

O Projeto de Resolução foi apreciado inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto preenchimento dos requisitos regimentais para a concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. Cabe agora a este colegiado analisar o mérito da iniciativa.

Nascido no interior do Estado do Piauí, Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos teve uma infância simples, mas sempre valorizou a educação como meio de crescimento na vida. Nesse sentido, ele prestou vestibular de medicina na capital pernambucana no ano de 1990, após convite de um amigo, tendo residido inicialmente na Ilha de Itamaracá por vários meses para fins educativos.

Posteriormente, em razão das dificuldades logísticas oriundas das travessias de barqueiros, Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos mudou-se para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, com o intuito de facilitar o deslocamento para Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Após se formar, partiu para São Paulo em 1996, em busca de aprimoramento profissional. Lá, concluiu a pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) e o Mestrado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, retornando ao Recife em 2006 para realizar residência e ingressar no curso de Doutorado do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE e, em seguida, no Pós-Doutorado da UFPE. Por fim, em 2014, ele ingressou no quadro permanente de professores da UFPE, lotado no Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde, onde ainda atua até o presente momento.

Assim, além da brilhante carreira profissional, nota-se que o homenageado colaborou também, no meio acadêmico, para a formação educacional de muitos estudantes, contribuindo de maneira importante para a educação profissional na área da saúde em nosso estado.

Diante de tão relevante trajetória, a proposição em análise, de maneira oportuna, visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Professor Doutor Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos

Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão seja pela aprovação.    

Com base no parecer fundamentado do relator, este Colegiado considera que o Projeto de Resolução nº 3676/2022, de autoria do deputado Isaltino Nascimento, está em condições de ser aprovado.

Histórico

[16/11/2022 17:42:33] ENVIADA P/ SGMD
[16/11/2022 18:24:38] ENVIADO PARA COMUNICAÇÃO
[16/11/2022 18:24:42] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[17/11/2022 08:57:16] PUBLICADO





Informações Complementares






Esta proposição não possui emendas, pareceres ou outros documentos relacionados.