
Parecer 8275/2022
Texto Completo
Vem a esta Comissão, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3063/2022, de autoria da Deputada Teresa Leitão.
O Projeto de Resolução em questão visa a conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à atriz e diretora de espetáculos públicos Senhora Maeve Jinkings Melo Silva.
A proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto aos quesitos de admissibilidade, legalidade e constitucionalidade. Cabe agora a este colegiado analisar o mérito da iniciativa.
A proposição vem arrimada no artigo 19, caput, da Constituição Estadual, bem como no artigo 194, inciso I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.
Compete a esta Comissão, no cumprimento de suas finalidades, emitir parecer sobre a presente proposição, conforme os artigos 93 e 104 do Regimento Interno desta Casa.
O Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Resolução nº 905/2008) dispõe, em seu art. 271, que “o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano, objetiva reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas que, em qualquer área de atuação, desenvolvam ou desenvolveram atividades em prol do Estado de Pernambuco”.
Nesse contexto, a proposição ora em análise visa a conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à atriz e diretora de espetáculos públicos Senhora Maeve Jinkings Melo Silva.
Maeve nasceu em Brasília, no dia 4 de agosto de 1976, filha de um comerciante e de uma fotojornalista. Logo aos cinco anos, mudou-se com a mãe para Belém do Pará, onde estudou e concluiu sua formação em Comunicação Social.
Com o sonho de se tornar uma artista de êxito, mudou-se para São Paulo com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos nas artes dermáticas. Dedicou-se a uma série de apresentações teatrais naquela cidade, além de ter obtido sua estreia nas telas, o que ocorreu como atriz coadjuvante no filme longa-metragem “Falsa Loura” (2007).
Em 2009, foi convidada ao Recife para gravar um curta metragem, chamado de “Passageira S8”, atendendo prontamente o chamado. Seguiu-se sua atuação no filme “O som ao redor”, que rendeu à atriz sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam 2012, além de diversos festivais em outros países, devido ao alcance que a obra obteve.
Sua parceria com a produção de cinema pernambucano resultou até hoje em mais de dez longas, inclusive em outra produção de grande fama, o filme “Aquarius”, que também obteve repercussão nacional.
Portanto, diante do trabalho desenvolvido por Maeve Jinkings, em especial por meio de sua dedicação ao desenvolvimento do cinema pernambucano, é justa a concessão do Título Honorífico de Cidadã Pernambucana.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão seja pela aprovação.
Tendo em vista as considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3063/2022, de autoria da Deputada Teresa Leitão.
Histórico