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PROJETO DE LEI ORDINÁRIA 3283/2022

Declara o artista plástico Francisco Brennand como Patrono das esculturas de cerâmica no Estado de Pernambuco.

Texto Completo

     Art. 1º Fica o artista plástico Francisco Brennand declarado Patrono das esculturas de cerâmica no Estado de Pernambuco.

     Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

     Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu nas terras do antigo Engenho São João, no bairro da Várzea, na cidade do Recife, no dia 11 de junho de 1927. Filho de Ricardo de Almeida Brennand e de Olímpia Padilha Nunes Coimbra, revelou seu talento para as artes desde cedo.

     Em 1937 foi estudar no Rio de Janeiro, onde permaneceu interno no Colégio São Vicente de Paula, em Petrópolis. Em 1939 retornou ao Recife e ingressou no colégio Marista.

     Em 1942 começou a trabalhar na Cerâmica São João, fundada por seu pai, em 1917, nas terras do antigo engenho, onde recebeu orientação do escultor Abelardo da Hora, então empregado da cerâmica.

     Em 1945, começou a receber orientação do pintor e restaurador Álvaro Amorim, um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que havia sido contratado por seu pai para restaurar algumas obras da coleção de João Peretti adquirida por ele.

     Entre 1945 e 1947 estudou com o pintor Murillo La Greca. Em 1947 recebeu seu primeiro prêmio de pintura do Salão de Arte do Museu do Estado de Pernambuco, com a obra “Segunda Visão da Terra”, uma paisagem inspirada nas terras do Engenho São João.

     Em 1948 recebeu o prêmio e uma menção honrosa por seu autorretrato com “Cardeal Inquisidor”, inspirado no retrato do cardeal inquisidor, Dom Fernando Nino de Guevara, de El Greco. Ainda em 1948, casa-se com Deborah e no ano seguinte, convencido pelo pintor pernambucano Cícero Dias, que morava em Paris, o casal embarca para Europa, onde Brennand estuda pintura com Fernand Leger e Andre Lother.

     Em 1950 foi para Barcelona, onde descobrio a arte de Gaudí. Em 1951 retornou ao Brasil, mas logo volta a Europa, para aprofundar as técnicas da cerâmica, iniciando um curso na província de Perugia, na Itália. É o início de sua experiência com esmalte cerâmico e queimas em temperaturas variadas.

     Em 1954, Francisco Brennand realizou seu primeiro grande painel na fachada da fábrica de azulejos da família. Em 1955 participou da II Bienal de Barcelona. Em 1958 inaugurou um mural cerâmico na entrada do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife.

     No ano seguinte, participou da V Bienal de São Paulo, com três telas. Em 1961 inaugurou o mural “Batalha dos Guararapes”, para uma agência bancária do Recife, e o mural “Anchieta” para o ginásio Itanhaém, em São Paulo.

     Em 1971, o artista começou a reconstruir a antiga fábrica de telhas e tijolos da família, fechada em 1945, dando início a um colossal conjunto de esculturas, a “Oficina Brennand”.

     O local, que foi recriado com elementos da arquitetura da antiga fábrica e cercado por jardins de Burle Marx, se transformou em museu-ateliê do artista reunindo mais de 2 mil obras de cerâmica, grande parte dispostas a céu aberto. Hoje é um importante ponto turístico da cidade do Recife.

     Francisco Brennand possui cerca de 80 obras entre murais, painéis e esculturas exibidas em prédios públicos e edifícios particulares espalhados na cidade do Recife, e em outras cidades do Brasil e do mundo, como o mural cerâmico da sede da Bacardi em Miami, com 656 metros quadrados.

     São de sua autoria, ainda, as 90 obras expostas no monumental “Parque das Esculturas”, construído no ano 2000, sobre um arrecife natural localizado em frente ao Marco Zero, em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, que se tornou importante ponto turístico da cidade do Recife.

     Francisco Brennand faleceu no Recife, no dia 19 de dezembro de 2019, depois de ficar internado durante 10 dias com um quadro grave de pneumonia.

     Diante da brilhante trajetória seguida por Francisco Brennand, e por ter se tornado um dos principais nomes da arte em cerâmica no Estado de Pernambuco, solicito o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação do presente Projeto de Lei.

Histórico

[07/06/2022 18:14:38] EMITIR PARECER
[08/06/2022 16:08:23] AUTOGRAFO_CRIADO
[08/06/2022 17:37:19] AUTOGRAFO_ENVIADO_EXECUTIVO
[13/04/2022 10:26:56] ASSINADO
[13/04/2022 10:30:36] ENVIADO P/ SGMD
[13/04/2022 15:42:49] ENVIADO PARA COMUNICAÇÃO
[13/04/2022 15:54:15] DESPACHADO
[13/04/2022 15:54:30] EMITIR PARECER
[13/04/2022 16:33:44] ENVIADO PARA PUBLICAÇÃO
[14/04/2022 08:17:22] PUBLICADO
[21/06/2022 11:28:49] AUTOGRAFO_SANCIONADO
[21/06/2022 11:29:05] AUTOGRAFO_TRANSFORMADO_EM_LEI





Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: AUTOGRAFO_SANCIONADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 14/04/2022 D.P.L.: 12
1ª Inserção na O.D.:




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