
Requerimento 4797/2022
Texto Completo
Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja realizada uma Reunião Solene , no dia 08 de setembro de 2022, em homenagem aos 20 anos do Clube Metrópole.
Justificativa
Com toda bossa o Club Metrópole completou os seus 20 anos em abril de 2020. Localizado na Boa Vista, desde de 2002, o bairro mais arco-íris da capital pernambucana, a boate se reinventou durante a pandemia do Covid-19 e está aí turbinada com festas e selos novos recebendo clientes e turistas.
No ano passado, a casa reabriu parcialmente e se readequou ao momento de entretenimento. Foi criado na área aberta do Club uma social, a famosa Social da Piscina com todos os clientes sentados e com reservas de mesas - seguindo os protocolos de segurança do Governo Estadual. Neste período se passaram dois aniversários sem grandes comemorações, pois aquele momento da pandemia não permitia.
Com o avanço da vacinação a boate foi reabrindo aos poucos e reformou a sua atuação na cena. Novos selos de festas pop e eletrônica surgiram e mudanças no visual e as mídias sociais foram importantes neste tempo todo o que reformou a Metrópole ser ainda mais modelo e inspiração do seu púbico que transcende gerações que frequentam seus espaços para dançar, como a Pista Brasil referência de espaço onde é palco de muitos shows e revelações de artistas. “Só quem frequenta sabe o que é a pista Brasil”, frisa Maria do Céu a idealizadora do Club Metrópole, que conta ainda com a pista eletrônica New York que recebe DJs do mundo inteiro.
AS AÇÕES - O trabalho com o seu público é uma prioridade da Metrópole que ao longo dos seus 20 anos lançou projetos de entretenimento que fizeram a diferença para a comunidade LGBTI+. A mais nova criação é o PajuBar, casa vizinha, com acesso independente que traz o clima de barzinho com terraço ao ar livre, cardápio com bebidas diferenciadas e pratos da nossa culinária de boteco, além de uma pistinha para o povo dançar aproveitando um clima gostoso e animado. Também para este ano haverá a reabertura do Bar do Céu um marco inovador que recebe o público mais jovem, fãs do pop e da arte drag.
A Metrópole também prepara para 2022 projetos além mar, como o conhecido Love Noronha festival LGBTI+ que une turismo, baladas, ecologia e gastronomia desde de 2012. O evento acontece neste final de semana de 18 a 21 de agosto de 2022. Também no verão haverá o Love Pipa, litoral do Rio Grande do Norte, que ocorrerá a partir do dia 08 de outubro.
Um braço importante é o Instituto Boa Vista, uma ONG que nasceu dentro Metrópole. O IBV trabalha com projetos de empregabilidades (ver abaixo); testes rápidos de DST’s e HIV e ações com à população +50 e +60 anos dando apoio em seus pontuais trabalhos.
Há 20 anos a casa está presente na vida de seu público e colaboradores incentivando mudanças que vão do pessoal ao profissional. Um exemplo é o da bartender Aghata, do Pajubar, acolhida pela empresa e hoje tem a oportunidade de trabalhar no que gosta. Outro exemplo é o de Leonardo, conhecido como Léo Galize, que revela a sua superação e que agora possui um papel importante no Grupo Metrópole na coordenação de gerenciamento e como DJ.
Para finalizar a drag queen América, que recebeu o impulsionamento de sua carreira nas apresentações nas animadas noites da casa. Eles são mais que pessoas que fazem parte da família e que inspiram outras pessoas a terem o mesmo sentimento de que são agora maioria.
Por outra via está o projeto social de encaminhamento da população LGBTI+ rumo a empregabilidade. Hoje o IBV possui dois projetos em andamento um em parceira com a Aliança nacional LGBT da Agência Multi Cor e o de formação para o mercado de trabalho para as pessoas Trans e Travestis.
Para incentivar as empresas, a ONG em setembro de 2019 lançou uma arrojada campanha criada pelo publicitário Edison Martins, que atuou na agência pernambucana Martpet.
A publicidade intitulada ‘Diagramas IBV’ para as mídias digitais ganhou destaque internacional e incentiva a contratação de pessoas da comunidade LGBTI+ reduzindo as diferenças e aumentando a diversidade no mercado de trabalho. O publicitário teve a ideia de usar as cores da bandeira gay em ícones gráficos estatísticos de resultados. “Usamos estes símbolos empresarial de analises e fizemos uma analogia com as cores da bandeira do arco-íris para informar que contratar pessoas LGBTQI+ é mostrar que a diversidade faz bem para os negócios das empresas e consequentemente os seus resultados”, explica Edison Martins
CENSO - De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Gestão Kairós, nos últimos sete anos, um Censo Demográfico Interno se notou que lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros seguem sendo subcontratados. Ou se estão sendo contratados não estão seguros e confortáveis para declarar a sua orientação sexual e identidade de gênero.
Na média da amostragem geral do Censo, cerca de 6% dos (as) profissionais são lésbicas, gays e bissexuais e 0,4% são transgêneros (travestis ou transexuais) no quadro geral das empresas, e na liderança – nível gerente e acima – apenas 1,21% e 0,08% respectivamente. E mais, quando os profissionais foram perguntados se percebem a valorização da Diversidade Sexual nas empresas, o indicador da média mostrou que 38% de profissionais autodeclarados lésbicas, gays, bissexuais e transgênero não percebem a valorização em relação ao próprio tema.
Diante exposto, solicito aos meus ilustres a aprovação do presente Requerimento.
Histórico
Isaltino Nascimento
Deputado
Informações Complementares
Status | |
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Situação do Trâmite: | ENVIADO_PARA_COMUNICACAO |
Localização: | SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD) |
Tramitação | |||
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1ª Publicação: | 17/08/2022 | D.P.L.: | 22 |
1ª Inserção na O.D.: |
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