Brasão da Alepe

PROJETO DE RESOLUÇÃO 2654/2025

Concede a Medalha Antirracista Marta Almeida, classe ouro, ao Sr. Severino do Ramo Lepê Correia.

Texto Completo

     Art. 1° Fica concedida a Medalha Antirracista Marta Almeida, classe ouro, ao Sr. Severino do Ramo Lepê Correia, nos termos da Resolução n.º 1892, de 18 de janeiro de 2023.

     Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Autor: Delegada Gleide Angelo

Justificativa

     Severino do Ramo Lepê Correia, filho de Dona Maria Benedita Tiago Correia e de José Luiz Pereira, tendo um irmão do casamento dos seus pais e outros 23 irmãos do seu pai.

     Sendo de origem do povo Lyelle, de Burkina Faso/África, seu pai chegou ao Brasil ainda criança e foi cativo de um engenho na Cidade de Goiana, em Pernambuco. 

     Severino Lepê Correia nasceu no bairro do Fundão, em Recife, aos 6 anos, mudou-se para o bairro do Jatobá, em Olinda, retornando ao Recife e para os bairros da Mangabeira, Alto José Bonifácio, Ponto de Parada, Arruda, Campina do Barreto, Porto da Madeira, Alto Sta. Terezinha; Boa Vista (rua do Príncipe, Hospício e Jiriquiti). Retornou para a Olinda, indo morar nos bairros de Guadalupe, Barreira do Rosário, Varadouro, Amparo, Cohab 7º RO, Rio Doce. Na cidade do Paulista: em Jardim Paulista e Maranguape I. Voltando para Olinda e morando até hoje no Bairro do Jatobá.

     Sua mãe, brasileira, era professora em uma escolinha de bairro, onde, aos cinco anos, Lepê aprendeu a ler para ensinar as crianças que estudavam com sua mãe, assim nasceu a sua vocação de educador.

     Sempre estudou em escolas públicas. Começou, em Olinda, no grupo escolar Felipe Camarão, escola dona Brites de Albuquerque, no Bairro Novo; escola Marechal Floriano Peixoto (dentro do Quartel 7º RO); Escola Rotary de Olinda (no V-8), no varadouro; Grupo Escolar Duarte Coelho, na Rua do Bom Fim, bairro do Carmo e finalmente: Colégio Estadual de Olinda, onde fez seu curso ginasial e científico, saindo de lá para a UFPE.

     Lepê, como é mais conhecido, é casado com a assistente social e neuropsicopedagoga Maria das Dores Pereira da Silva. São 19 filhos, sendo um casal do atual casamento, sete de outros relacionamentos e dez que o adotaram como pai. Alguns dos seus filhos receberam os nomes em Yorubá, devido ao pacto firmado entre os que, em 1979, fundaram o Movimento Negro em Pernambuco, desejosos em recuperar os costumes e símbolos ancestrais contidos no significado das nomeações.

     Na Universidade Federal de Pernambuco, fez curso de comunicação social, com especialização em jornalismo, publicidade e propaganda, produção e direção de rádio e TV; o de formação de ator; de licenciatura em disciplinas profissionalizantes para o 1º e 2º graus; mestrado em filosofia, com especialização em filosofia política, a antropologia filosófica e filosofia da religião, além de pós-graduação em história, especialização em história de Pernambuco; doutorado em educação, na linha de pesquisa identidades e memórias, além do mestrado em teoria literária (não concluído).

     Na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), cursou psicologia em licenciatura e formação clínica. Pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fez mestrado em literatura e interculturalidade.

     Participou da fundação do Movimento Negro em Pernambuco (1979), integrando o CECERNE – Centro de Cultura e Emancipação da Raça Negra, do MNR- Movimento Negro do Recife e início da implantação do MNU – Movimento Negro Unificado. Participou da Criação do Ilê de África (1º afoxé de Pernambuco em 1983), além do afoxé Asé Nagô, onde iniciou seu trabalho como compositor; e do Aláfín Oyó, para o qual fez 8 composições e ganhou o primeiro festival da entidade (1986) com a música “Rainha Matamba” (Asé de Fala), hoje, cantada por todos os grupos de afoxé do Estado, indo até à República Tcheca, na voz de Valdi Afonjah. Criador do Laboratório de Crescimento Pessoal – Corpo africano: um outro universo terapêutico. (Psicologia e Saúde Mental para o Povo Negro) 1982.

     Foi editor-chefe do Jornal DJUMBAY- Informativo da Comunidade Negra. (1988).

     Executou os primeiros trabalhos de identificação das Comunidades Remanescentes de Quilombos, do semiárido pernambucano, junto a Bernadete Lopes, no ano de 1989. (Agência do Trabalho/PE).

     Diploma Zumbi dos Palmares (Movimento Cultural Desperta Povo) pela contribuição na música e comunicação popular no meio da juventude / preservação da raça e cultura – Olinda / 1992.

     Responsável pela Construção Pedagógica e Organização da I Jornada ALEPE Antirracista, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, de 06 a 10 de novembro de 2023.

     HOMENAGENS 

     Prêmio AMIGO DA POLÍCIA, Sec. Segurança Pública de Pernambuco – Polícia Civil (Pela Criação de Pré-vestibular para negros e carentes em Olinda) - (Secretário Nacional de Direitos Humanos – José Gregori / Sec. Seg. Pública-PE - Delegada Olga Câmara - 2002).

     Medalha – Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares (Grau: Cavaleiro) Governo do Estado de Alagoas – 2006.

     Prêmio de Gratidão e Reconhecimento da Cultura Sergipana – Estudos Afro-Brasileiros, Instituto Superior de Educação José Augusto Vieira – Sergipe - 2006.

     Prêmio: Troféu Lanceiro Negro – Movimento Negro Unificado de Pernambuco, pela conduta de vida voltada à liberdade e igualdade do povo negro (21/03/2006 - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial).

     Agradecimento da Fundação Cultural Palmares, pelo apoio ao Seminário: “Intolerância e Diálogo: Religião, realizada em Recife Cidadania”, realizado em Recife, 03 e 04 de julho de 2004.

     Voto de congratulações da Câmara Municipal do Recife – Requerimento n.º 432, do Vereador Vicente André Gomes, pelo lançamento da obra Canoeiros e Curandeiros – Resistência Negro-Urbana em PE/Sec. XIX. Recife, 2007.

     Agradecimento da Escola Assis Chateaubriand, pela participação na 1ª Feira Cultural da Consciência Negra, com a palestra “África em Nós”- Recife −2009.

     Agradecimentos da FOCCA – Faculdade de Olinda, pela honrosa presença nos 40 anos da Instituição, proferindo a conferência: “Breve Inserção ao Teatro Africano”- outubro / 2012.

     Homenagem da Câmara Municipal do Recife, através do Vereador Wanderson Florêncio, pelos serviços prestados à Cultura Afro Brasileira, em 04/10/2017.

     Prorrogação de SEVERINO LEPÊ CORREIA, na vigência da Diretoria Nacional do Congresso Nacional Afro-Brasileiro - CNAB, pelo período de mais 2 (dois) anos, em reunião do dia 20/12/2018 na cidade de São Paulo.

     Homenagem da Câmara Municipal do Recife e do Vereador Almir Fernando, pelo Dia Municipal do Historiador, de acordo com a Lei 18,712/20 – Requerimento nº 1.472 / 2023 – Recife, 29/03/2023.

     Homenagem do Circuito Literário de Pernambuco – CLIPE – Culturas Periféricas de Saberes Ancestrais: Educação, Diversidade e Equidade, a Severino Lepê Correia Secretaria de Educação Esportes / Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação – SEDE / GRE- Metro-Norte / Governo de PE, em 28 de maio de 2024.

     Certificado de Terapeuta Coordenador do Workshop: “O Corpo Africano”, no 2º Congresso Internacional sobre o Corpo – Universo do Corpo, sob o patrocínio do Centro de Estudos de Fonoaudiologia e Psicomotricidade do Rio de Janeiro, maio / 1987.

     Agradecimento do Centro Solano Trindade – ANANSE, pela participação no III Encontro Estadual de Educadoras e Educadores Negros, com a palestra: “As Religiões Negra como Aporte de Identidade”, na mesa de debates Culturas Negras Diante da Modernidade. Recife, 1996.

     Agradecimento da Assembleia Legislativa de Pernambuco - ALEPE, reconhecendo a valorosa contribuição do Professor, Dr. Severino Lepê Correia, cuja atuação foi essencial para o sucesso das atividades realizadas na Casa do Povo Pernambucano ao longo do ano de 2024.

     Homenagem do V Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas -GRIOTS, a Severino Lepê Correia com o PRÊMIO GRIOTS Paulina Chiziane, por sua ação no corpo do mundo em iluminar amor e afetos em tempos de desigualdades - CCHLA / UFRN. Natal, RN 25 de outubro de 2024.

     CERTIFICADOS

     Certificado: Representante da Religião Afro-Brasileira, na 3ª SEMANA TEOLÓGICA UNICAP-IFTO, dentro do painel “A SEDUÇÃO DE DEUS: DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO” – 5 a 8 /05 /1997.

     Certificado de participação como Expositor-Palestrante no III Seminário Nacional “A Comunidade Afro-Brasileira e a Epidemia de HIV / AIDS”, realizado pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS / Projeto Arayê: Programa de Prevenção de HIV / AIDS para a Comunidade Afro-Brasileira – Recife,1998.

     Certificado de Debatedor na mesa redonda Negritude: Múltiplos Olhares, no I Seminário Alagoano Educação e Identidade Afro-Brasileira – Maceió, nov. 2005.

     Ministrante de Oficina no Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial, I Seminário Alagoano Educação e Identidade afro-Brasileira, na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, nos dias 17 e 18 de novembro de 2005. (C/h 8 horas).

     II Seminário de História da Faculdade José Augusto Vieira, Conferência com o tema “ A Perspectiva de Luta e a Resistência do Povo Negro”, e lançamento do livro “Caxinguelê: poesia de negritude”, de sua autoria, em Lagarto – SE, dezembro de 2006.

     Palestrante da mesa “A Influência Bantu na Formação Cultural Brasileira e Alagoana, III Seminário Negritude e Resistência, realizado pelo Grupo de Estudos Afro-Brasileiros da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) Campos I - novembro de 2008.

     COLÓQUIO INTERNACIONAL CIDADANIA CULTURAL: Diálogo de Gerações – Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, participando com a comunicação intitulada Mãe em chamas, filhos se dando as mãos. Promoção Núcleo de Estudos Literários Cultura & Inclusão Social – NELCIS e Mestrado em Literatura e Interculturalidade. Campina Grande – PB / setembro de 2009.

     Participante do CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA SALA DE AULA, no período de 25 de outubro de 2008 a 04 de abril de 2009, com 124 h/aula. (Faculdade S. Miguel- Recife / Seduc-PE).

     Palestrante da V SEMANA CIENTÍFICA da FACULDADE DECISÃO – FADE Formação Humanística e Práticas Sociais: Desafios Profissionais, na mesa redonda: Estudos Afro-Brasileiros – Desafios e propostas na contemporaneidade, Olinda / outubro de 2008.

     Participação como Formador no curso As questões Étnico-Raciais e Políticas de Ações afirmativas: um desafio de todos, realizado pela Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, da Secretaria de Educação de Pernambuco, com carga horária de 60 Horas de atividades. Recife-dez.2011.

     Atividade acadêmica na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca – Coordenador do minicurso: Imaginário e Representações Negras, dentro do Seminário Fala Negro: Negros, Loucos, Poetas e Intelectuais, na Unidade Educacional Palmeira dos Índios – Coordenação de Pesquisa e Extensão, em novembro de 2011.

     Atividade acadêmica – participação como debatedor com o tema Politicas Quilombolas e Produção de Identidade em Comunidades Negras Rurais: linhas de fuga e captura, no Seminário Fala Negro: Negros, Loucos, Poetas e Intelectuais, promovido pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, na Unidade Educacional Palmeira dos Índios – AL – novembro/2011.

     GRIOTS – II Colóquio Internacional de Culturas Africanas: literatura – Cultura – Violência – Preconceito – Racismo – Mídias, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, apresentando o trabalho “O Discurso da Mulher Negra Brasileira no século XXI - O caso de Míriam Alves e Esmeralda Ribeiro. Natal – maio/2011.

     Palestrante III Seminário “Cultura e Consciência”, promovido pela Secretaria de Educação Municipal do Paulista, com o tema Identidade Étnico- Racial na Escola – Paulista, novembro/2011.

     Palestrante do I Fórum Itinerante de Direitos Humanos, com o tema Diretrizes Curriculares para a Educação em Direitos Humanos: Do Direito `Educação, a Escola como Espaço de Vivência de Direitos. Promoção da Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco – Secretaria de Educação de Pernambuco. Petrolina, 02/10/2012.

     Palestrante da Oficina de Direitos Humanos, com o tema Educação e Direitos Humanos: Diferença e Diversidade, promovido pelo Grupo de Formação Profissional – GPF, no Município de Petrolândia, em julho de 2012.

     Palestrante no Projeto de Extensão CiNEAB, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco- NEAB/UFPE, em 18/12/2012, no Centro de Educação da UFPE.

     Ministrante de Oficina Pedagógica, na Rede Municipal de Ensino do Município de Boa Vista/PB, com o tema “Formação de Educadores sobre o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, conforme a Lei!0.639/03 e 11.645/08, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Promovido pela Ápice Consultoria. Boa Vista / PB, abril de 2012.

     Ministrante do Minicurso “Religiosidade e Valore, na Civilizatórios de Matriz Africana”, na Capacitação ERER: História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, oferecida pelo IFPB-Campus João Pessoa, em 10, 11 e 12 de dezembro de 2012.

     Participação como Formador na Formação Continuada dos Fóruns de Pernambuco, com a Temática Decênio da Lei Federal nº 10.639/03: Avaliação e Reflexão – Secretaria de Educação de Pernambuco -2013.

     III Seminário: PARADÍGMAS DO ENSINO DE LITERATURA, debatendo publicamente “CULTURA, ÉTICA E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA”, NO Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE – Recife, outubro/2013.

     Participação como Consultor da Oficina de Elaboração dos Programas de Ensino de Ciências Humanas para a Educação Básica de Pernambuco, na área de Sociologia. 05, 06, e 07 de agosto/2013 (Seduc-PE/CAEd/UFJF) 

     Certificado de Artista Performático no III Congresso Internacional de Culturas Africanas – Griots, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – 26 e 27 de maio de 2014.

     8ª Semana Internacional de Práticas Educativas – SECAMPO Tema: Paulo Freire Democracia e esperança Expositor na Mesa de Conferência Democracia e Humanidade: Resistindo, Reagindo e Recriando a Educação na História. Universidade Federal da Paraíba – UFPB - Campus Mamamguape Paraíba – Brasil 10 de outubro de 2023.

     Palestra de Abertura da I Jornada Alepe Antirracista, intitulada “Re-escrever a Estrutura Desconstruindo o que nos Faz Sub-servir, através da Escola do Legislativo de PE- ELEPE, em Recife, 06/11/2023.

     Palestrante do V Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas – GRIOTS, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN / CCHLA. Natal – RN, 25 de outubro e 2024.

     Expositor, com la ponencia: “Expressando o Corpo Coletivo” del Vigésimo Simposio Internacional Procesos Civilizadores (XX SIPC). “Procesos Sociales y Civilizaciones Latinoamericanas” em la Faculdad de Ciencias Sociales de la Universidad Mayor de San Simón (FACSO/UMSS), em Cochabamba, Bolivia, nos dias 18 al 22 de novembro de 2024.

     LIVROS E TEXTOS ACADÊMICOS

     CORREIA, Lepê, Livro Caxinguelê – Poesias de Negritude -Recife: Edição do autor, 1993 (Recife: F.Palmares / N.C.Afro Pref. do Recife, 2ªed, 2006).

     CORREIA, Severino Lepê, “O Contexto Educacional e sua Natureza Seletiva e Discriminatória”, in- Quintas, Fátima (org) O Negro: Identidade e Cidadania, Anais do IV Congresso Afro-Brasileiro, Recife: Ed. Massangana / FUNDAJ, 1995.

     CORREIA, Lepê, Afro-Brasilian Literature – “Meta Score Poem and Fairy Tales for a Black Northeast”, translated by Steven White, in – Callaloo, vol.18, nº 4, pp.819-20, (Ed. Bilingue), Maryland-USA: The Johns Hopkins University Press, 1995.

     CORREIA, Lepê, “Fadas Negras Nordestinas”, in International Poetry Review, Department of Romance Languages, The University of North Carolina at Greensboro, USA: 1997.

     CORREIA, Lepê, Poems From Squirrel (Caxinguelê), “Resistence (Africn Body)”; “Step Mother Country”, “Grandma Brandina” – Translated by Steven White, in- Callaloo – African Brazilian Poetry, Vol 20, nº 1, The Johns Hopins University Press, Maryland, USA, 1997.

     Adernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros, Vol. 19, São Paulo: Quilombhoje: ed Anita, 1996, pp 115-22.

     Cadernos Negros: Contos afro-Brasileiros – Vol.20, pp. 129-35, Quilombhoje (org), São Paulo: Ed. Anita / Convivência, 1997.

     Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros – vol.21 (Antologia), Quilombhoje Literatura (org)/ São Paulo: Ed. Anita / Convivência, 1998.

     Quilombo de Palavras: a Literatura Afro-descendente, (antologia), CONCEIÇÃO, Jonatas/BARBOSA, Lindinalva (org), Salvador: CEAO/UFBA, 2000.

     CORREIA, Lepê,“Tradição Afro-Brasileira: instrumento de equilíbrio psíquico”, in- O Negro no Mercado de Trabalho – Seminários e Oficinas (Vários autores), Brasília: FC Palmares/MTPS, 2004.

     Cadernos Negros Vol. 27(2004), vol 28 (2005), Vol.33 (2010; Vol.36(2013); Vol.38(2015); vol.39(2016); Vol. 40(2017); Vol.41(2018); Vol42(2019) Vol.45 (2024). Venho escrevendo Contos e Poemas em todas estas edições.

     CORREIA, Lepê, ”Domingos Xavier: Angola Feita Homem”, in- Áfricas de África, DUARTE, Zuleide (org), Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPE, 2005, pp.89 a 98.

     CORREIA, Lepê, Canoeiros e Curandeiros: resistência negro-urbana em Pernambuco-Sec. XIX, Recife: Lucigráfica Editora/FUNCULTURA, 2006.

     CORREIA, Lepê, Downpour in Binho’s Cabin / Temporal no Barraco de Binho in- CADERNOS NEGROS – BLAC NOTEBOOKS CONTEMPORARY AFRO-BRASILIAN LITERATURE - Edited by Niyi afolabi, Márcio Barbosa, & Esmeralda Ribeiro Translated by Niyi Afolabi África World Press,Inc., First Printed, 2008., pp 65, 252.

     CORREIA, Severino Lepê, Artigo: a Literatura como Tambor das Vozes Subalternizadas Jornal Brasil de Fato, edição 01 de fevereiro de 2020, Opinião Editora Monyse Ravenna – Recife – PE.

     CORREIA, Severino do Ramo, A Educação Enquanto Palco (Auto) biográfico: o “Eu” Idêntico de Lepê Correia, 2023. Tese (Doutorado em Educação – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.

     CORREIA, Severino Lepê, Artigo: O “eu” idêntico de Lepê Correia e a arte de desenhar-se RBPAB – REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (Auto) BIOGRÁFICA V.8 N.23 (2023). Dossiê Automodalidades: práticas autoformativas de criação estética Universidade do Estado da Bahia – 2023.

     CORREIA, Lepê, “GOZINHO”, in- Estórias ao redor do fogo [recurso eletrônico] / Tânia Lima; Izabel Nascimento (Orgs.). – Natal: Caule de Papiro, 2023 (Coleção Griots).

     CORREIA, Severino Lepê. Artigo: Três braços e um Samba como Signos em Rotação Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v. 16 n.2 (2024); Sambas e Turismo em Perspectiva Transdisciplinar. Revista da Universidade de Caxias do Sul – RS – 2024.

     FILMES / ESPETÁCULO TEATRAL

     FILME/DOCUMENTÁRIO -1817- A Revolução Esquecida- (Filme para televisão -2017) Direção de Tizuka Yamasaki e Ricardo Favilla.

     FIM DE SEMANA NO PARAISO SELVAGEM – Filme 2022 Autoria e Direção – Severino (Pedro Severien); Trilha Sonora de Amaro Freitas.

     Espetáculo Teatral – OS NEGROS – do dramaturgo Francês Jean Genet. Uma denúncia ao eurocentrismo, sob a direção de Ciça Fontes - 2005. (Teatro do Parque).

Histórico

[12/03/2025 15:48:00] ASSINADO
[17/03/2025 12:23:23] ENVIADO P/ SGMD
[17/03/2025 13:57:47] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[17/03/2025 16:15:53] DESPACHADO
[17/03/2025 16:16:04] EMITIR PARECER
[17/03/2025 16:46:56] ENVIADO PARA PUBLICA��O
[18/03/2025 08:35:39] PUBLICADO

Delegada Gleide Angelo
Deputada


Informações Complementares

Status
Situação do Trâmite: PUBLICADO
Localização: SECRETARIA GERAL DA MESA DIRETORA (SEGMD)

Tramitação
1ª Publicação: 18/03/2025 D.P.L.: 9
1ª Inserção na O.D.:




Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL 5785/2025 Constituição, Legislação e Justiça
Parecer FAVORAVEL 6130/2025 Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular