Publicado em 15/09/2023 - 15:09

Conheça as iniciativas da Alepe para promover a participação feminina

Premiações e grupos parlamentares voltados para a defesa da mulher

-A A+

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove ações em defesa das mulheres, para garantir a participação feminina na política, a promoção da igualdade e a proteção das pernambucanas.

Saiba quais são algumas dessas iniciativas:

Comissões e frentes parlamentares

A Alepe conta com espaços institucionais voltados especificamente para o debate de assuntos de interesse do público feminino.

COMISSÃO DA MULHER – Deputadas debatem projetos em defesa das pernambucanas. Foto: Roberta Guimarães

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é responsável por avaliar todos os projetos relacionados com a temática, além de promover audiências públicas, eventos e escutas de autoridades.

Comissão da Mulher

20ª Legislatura – 1º biênio (2023-2025)

Delegada Gleide Ângelo Presidente
Socorro Pimentel Vice-presidente
Dani Portela Titular
Rosa Amorim  Titular
Simone Santana Titular

Na 20ª Legislatura (2023-2027), dois colegiados temporários discutem as políticas públicas voltadas às mulheres: a Comissão Parlamentar Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Primeira Infância.

Comissão Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil

20ª Legislatura

Socorro Pimentel Presidente
Simone Santana Vice-presidente
Débora Almeida Titular
Gilmar Júnior Titular

Frente em Defesa dos Direitos da Primeira Infância

20ª Legislatura

Simone Santana Coordenadora-geral
Dani Portela Titular
Débora Almeida Titular
Delegada Gleide Ângelo Titular
Rosa Amorim Titular
Socorro Pimentel Titular
Gilmar Júnior Titular
João de Nadegi Titular
João Paulo Titular
Joaquim Lira Titular

Estatuto da Mulher Parlamentar

Por iniciativa da Alepe, Pernambuco conta com o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público.

Criada pela Lei nº 17.377/2021, a iniciativa foi proposta pelas deputadas Delegada Gleide Ângelo e Teresa Leitão, na 19ª Legislatura (2019-2023). Ela estabelece mecanismos de prevenção, cuidados e responsabilização contra atos, individuais ou coletivos, de assédio e de violência política contra mulheres.

GARANTIAS – Estatuto promove direitos políticos das mulheres. Foto: Jarbas Araújo

O Estatuto determina a punição de qualquer forma de discriminação que prejudique o reconhecimento, gozo e exercício dos direitos políticos das mulheres na vida pública.

Entre as penalidades previstas estão o pagamento de multa, a proibição de contratar com o Poder Público estadual, bem como dele obter subsídios, subvenções ou doações.

Prefeitura Amiga das Mulheres

Uma ação da Alepe estimula os municípios de Pernambuco a promoverem políticas públicas de igualdade e de enfrentamento à violência de gênero.

PRÊMIO – Iniciativa reconhece prefeituras que promovem a igualdade. Foto: Jarbas Araújo

O Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres reconhece, todos os anos, quatro gestões municipais que tenham se destacado em áreas como: atenção integral à saúde feminina, segurança, educação e qualificação profissional.

O prêmio, que foi instituído na 17ª Legislatura (2011-2015), também incentiva as prefeituras a manterem em funcionamento conselhos temáticos voltados à defesa dos direitos da mulher

Mulheres na Tribuna

A Ação Formativa Mulheres na Tribuna — Adalgisa Cavalcanti permitiu a grupos de mulheres de diferentes cidades de Pernambuco passarem um dia conhecendo o Poder Legislativo e acompanhando os trabalhos parlamentares.

EMPODERAMENTO – Ação incentiva a participação feminina. Foto: Roberto Soares

O objetivo da ação foi contribuir para o acesso das mulheres aos espaços oficiais de poder, tendo em vista o empoderamento delas como sujeito político. A iniciativa foi criada na 18ª Legislatura (2015-2019) pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Você sabia?

Adalgisa Cavalcanti, que dá nome ao projeto, foi a primeira mulher deputada estadual na história de Pernambuco.

 

Sala de Amamentação

CONFORTO – Espaço oferece segurança para as usuárias e também recebe doações. Foto: Nando Chiapetta

A Sala de Amamentação da Alepe é voltada para mães que trabalham ou visitam a sede do Legislativo estadual. É apenas a segunda instalação desse tipo no Brasil, e foi inaugurada na 20ª Legislatura (2023-2027).

O espaço também recebe doações, e está equipado com freezer com temperatura controlada e frascos esterilizados, oferecendo conforto, segurança e privacidade para as usuárias.

O produto reservado para doação é encaminhado para o Banco de Leite Humano do Instituto Materno Infantil (Imip), no Recife, parceiro da Alepe no projeto.

Alepe Mulher

Palestras sobre feminicídio e a presença de mulheres nos espaços de poder, roda de conversa com militantes feministas, escuta de servidoras, oficinas lúdicas, atividades culturais e oferta de serviços gratuitos de saúde. As atividades fazem parte do Alepe Mulher, ação desenvolvida pela Casa na 20ª Legislatura (2023-2027), durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

ALEPE MULHER – Programação voltada ao público feminino. Foto: Nando Chiapetta

Em 2024, a programação evoluiu para o 1º Fórum Alepe Mulher. Além de palestras e debates organizados/mediados pelas deputadas da bancada feminina da Alepe, o encontro foi marcado por apresentações culturais comandadas por artistas e grupos de cultura popular do Estado, como Isadora Melo, Larissa Lisboa, Nena Queiroga, Rafa Magalhães, Cristina Amaral e Afoxé Oya Alaxé.

Alepe Mulher Saúde

Em torno ainda das comemorações do Mês da Mulher, a Assembleia Legislativa realizou, em 2024, uma edição especial do programa “Alepe Cuida”. Voltada especificamente para a população feminina do Estado, o Alepe Mulher Saúde contabilizou 3 mil atendimentos gratuitos, durante os dias 6, 7 e 8 de março. Entre os procedimentos médicos oferecidos, o público teve acesso a exames de mamografia e clínicos de mama, tireoide, consultas oftalmológicas e odontológicas. Na área de cidadania, foi possível ter orientações nos postos montados pelo Detran-PE, Defensoria Pública, Neoenergia, Secretaria de Defesa Social (SDS), Secretaria Estadual da Mulher e o Procon-PE, parceiros da iniciativa.

Pós-graduação para servidoras

Uma pós-graduação voltada exclusivamente para as servidoras vem sendo ofertada pela Alepe, em parceria com a Faculdade Novo Horizonte. O curso de Gestão Pública e Sustentabilidade Social, iniciado na 20ª Legislatura (2023-2027), tem carga horária de 360 horas/aula distribuídas em encontros mensais.

QUALIFICAÇÃO – Iniciativa incentiva a permanência de mulheres no mercado de trabalho. Foto: Paulo André

A iniciativa possibilita a qualificação profissional das mulheres e incentiva a permanência delas no mercado de trabalho.

Lei Maria da Penha

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher elaborou a cartilha Conheça a Lei Maria da Penha, disponível no site da Alepe.

O material apresenta informações úteis sobre a legislação federal de combate à violência doméstica, nascida da mobilização social em torno da defesa dos direitos da mulher.

Entre outras medidas, a Lei Maria da Penha possibilitou que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada.

A cartilha apresenta também os contatos da rede de atendimento às vítimas no Estado.

Leis estaduais em defesa da mulher

O Alepe Legis, portal que reúne toda a legislação de Pernambuco de maneira fácil e sistematizada, possui uma aba específica com o tema Mulher.

Acessando a ferramenta, os pernambucanos e pernambucanas podem conhecer todas as leis estaduais que protegem o público feminino no Estado.

Conheça algumas das leis em defesa da mulher aprovadas na Alepe:

 

Lei n° 18.668/2024 (Autora: Socorro Pimentel) – Institui a Política Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos da Mãe Solo

Lei n° 18.614/2024 (Autora: Socorro Pimentel) – Institui o Programa de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres em Cárcere

Lei n° 18.497/2024 (Autoras: Rosa Amorim e Socorro Pimentel) – Institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo às mulheres no Esporte

Lei nº 18.258/2023(Autores: Delegada Gleide Ângelo e Poder Executivo) – Cria o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos

Lei nº 18.113/2022 (Autor: Coronel Alberto Feitosa) – Assegura às mulheres o direito a acompanhante durante a realização de consultas, exames, procedimentos e cirurgias

Lei nº 17.665/2022(Autor: William Brigido) – Institui a Política de Enfrentamento ao Feminicídio em Pernambuco

Lei nº 16.926/2020 (Autora: Simone Santana) – Estabelece prioridade de atendimento nas Delegacias da Polícia Civil do Estado de Pernambuco às mulheres vítimas de violência

Lei nº 16.714/2019(Autor: Romero Albuquerque) – Torna obrigatória a disciplina da Lei Maria da Penha nos cursos de formação de Policiais Civis, Militares, Bombeiros Militares e Delegados

Lei nº 16.633/2019 (Autora: Delegada Gleide Ângelo) – Reserva 5% das moradias de programas habitacionais do Estado a mulheres de baixa renda vítimas de violência doméstica e familiar

Lei nº 16.510/2018(Autor: Zé Maurício) – Veda o uso de algemas ou calcetas em presas gestantes e lactantes no momento da amamentação

Lei nº 16.499/2018 (Autora: Teresa Leitão) – Estabelece medidas de proteção à gestante, à parturiente e à puérpera contra a violência obstétrica

Lei nº 16.377/2018 (Autor: Adalto Santos) – Estabelece medidas para prevenção e combate ao assédio, à importunação e ao abuso sexual de mulheres no transporte coletivo intermunicipal

Lei nº 16.160/2017 (Autor: Ricardo Costa) – Prevê a destinação prioritária de imóveis que integram os programas estaduais de habitação a mulheres responsáveis pela unidade familiar

Atualizado até 31/08/2024