Resumo do Plenário

Em 15/02/2017
-A A+

O projeto de lei que reajusta o salário de policiais e bombeiros militares de Pernambuco foi aprovado nessa quarta, em Segunda Discussão. Como no primeiro turno, 32 deputados votaram a favor da proposta, que prevê o aumento dividido em três parcelas, pagas de maio de 2017 a dezembro de 2018, variando de 21 a 40%, de acordo com a patente militar. A bancada de Oposição se retirou do Plenário para não participar da votação. Antes, o líder do grupo, Sílvio Costa Filho, do PRB, fez um apelo à base governista. “Mesmo o Governo aprovando a matéria na tarde de hoje, da forma que foi aprovado, que possa ser retomada, pós carnaval, a mesa de negociação com a categoria. Porque a mesa de negociação não trata apenas da questão salarial, mas trata, sobretudo, das condições de trabalho do policial militar.”

Joel da Harpa, do PTN, declarou que a proposta não tem legitimidade para ser votada. Odacy Amorim, do PT, afirmou que reconhece o esforço do Executivo, mas defende o diálogo. “Precisamos discutir a segurança dentro de um pacto, e esse pacto deve envolver toda a sociedade, Governo, prefeituras, União, Oposição… Mas não pode ter uma discussão em que o policial militar, o policial civil, não se sinta um elo importante.”

O projeto de lei do reajuste segue agora para a Comissão de Redação Final.

Teresa Leitão, do PT, criticou a decisão do STF de manter no cargo o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Moreira Franco. Ele é citado em delações na Operação Lava Jato. Teresa declarou ser uma vergonha que a mais alta Corte do Poder Judiciário atue para proteger um político.

Aluísio Lessa, do PSB, comemorou o crescimento  da indústria canavieira de Pernambuco. O parlamentar apresentou dados revelando que o setor foi o que mais gerou emprego no estado de novembro a janeiro. Ele sugeriu uma audiência pública para debater parcerias para melhorar a capacidade hídrica das regiões produtivas durante a estiagem. Os efeitos da seca também foram abordados pelo deputado Antônio Moraes, do PSDB. Ele relatou que vereadores de Macaparana, na Mata Norte, pedem a inclusão da cidade na lista de municípios em estado de emergência. “Todos os rios e riachos estão completamente secos. Não há mais nenhuma condição de subsistência desses agricultores.”

Terezinha Nunes, do PSDB, registrou a construção da  Fazenda da Esperança, uma comunidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos. A primeira unidade na Região Metropolitana vai ser em Jaboatão dos Guararapes. Ela pediu o apoio da sociedade, já que a obra tem custo estimado de 4 milhões reais, e a Arquidiocese de Olinda e Recife, que está à frente do projeto, arrecadou menos de dois milhões.

Laura Gomes, do PSB, comemorou a inauguração do Memorial Mestre Eudócio, em Caruaru, Agreste Central. O espaço conta com exposição permanente das obras do artista, último da geração do Mestre Vitalino. Ela também pediu a realização de uma Reunião Solene para celebrar os 50 anos da cidade-teatro de Nova Jerusalém, no Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano.