
Antônio Moraes
PPAntônio de Moraes Andrade Neto está no seu sétimo mandato consecutivo de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para o biênio 2023/2024 e é um dos parlamentares mais atuantes da Alepe, com intensa representação na Região da Mata Norte.
Nascido em berço político, é neto de Ana de Moraes Andrade (Anita Moraes), a primeira mulher a ser prefeita no Estado de Pernambuco, no município de Macaparana. Seu avô, Antônio de Moraes, também foi prefeito da cidade. Iniciou a trajetória política ainda jovem e sempre se manteve atento às necessidades de sua terra natal, seguindo os exemplos de sua avó e do seu pai, Ari Moraes Andrade, que também foi prefeito do município.
Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), quando estudante foi oficial de gabinete dos governadores Eraldo Gueiros Leite e Antonio Marcos Maciel. Após concluir estas atividades, foi nomeado delegado de Polícia Civil. Assumiu diversos cargos na corporação, como delegado das delegacias do Interior, delegado distrital de Boa Viagem e do Espinheiro, delegado especial de Armas e Explosivos, e diretor de Polícia da Capital. Foi diretor do Conselho Nacional de Petróleo do Nordeste e Secretário de Segurança de Pernambuco no governo de Miguel Arraes de Alencar, em 1995.
Moraes foi eleito deputado pela primeira vez em 1998. Ocupou a Segunda Vice-Presidência na Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco, presidiu a Comissão de Constituição Legislação e Justiça e a Comissão de Ética Parlamentar, a Comissão Especial pela Preservação do Parque Asa Branca, fez parte de diversas comissões, dentre elas a de Finanças, de Defesa da Cidadania, de Negócios Municipais, de Agricultura e de Negócios Internacionais, e participou da CPI do Narcotráfico, e CPI da Violência. No ano de 2019 presidiu também a Comissão Especial de Barragens, e a Comissão de Administração Pública em dois biênios, de 2019 a 2022.
Antônio Moraes já recebeu vários prêmios culturais, inclusive a mais cobiçada estatueta, o “Leão do Norte”, sendo reconhecido por duas vezes como defensor da cultura pernambucana. Por ser um grande amante e incentivador da disseminação dos valores e riquezas das culturas populares, foi aclamado deputado “Guardião da Cultura Pernambucana”.
Como legislador, Moraes apresentou diversos projetos que se tornaram leis. Dentre elas, a lei que tornou obrigatória a prestação de informações às pessoas e/ou familiares vítimas de acidentes de trânsito, através do boletim de ocorrência; e a que criou o Certificado de Responsabilidade Social para empresas estabelecidas no âmbito do Estado de Pernambuco.
Antônio Moraes é filho de Ari de Moraes Andrade e Maria Julita Pessoa de Moraes. Nasceu em 18 de Fevereiro de 1954 em Macaparana (PE). Casado com Suely de Moraes Oliveira, pai de três filhos: Ary de Moraes Andrade Neto, Felipe de Moraes Andrade e Lucas de Moraes Andrade. E avô de Luiz, Antônio, Miguel, Manuella, Ana Júlia.
*Com informações da assessoria de imprensa do parlamentar.
- Nome civil:
- Antônio Moraes de Andrade Neto
- Naturalidade:
- Macaparana (PE)
- E-mail:
- antonio_moraes@alepe.pe.gov.br
- Site:
- Redes sociais:
- Aniversário:
- 18/02
- Profissão:
- Advogado e Delegado
- Telefone:
- (81) 3183-2266/2267
- Gabinete:
- 403
Atividade Parlamentar
Notícias relacionadas
-
Comissão de Justiça aprova empréstimo de R$ 1,5 bi para obras
-
Deputados cobram pagamento de emendas
-
Avança projeto de paridade para policiais civis aposentados