Plenário aprova projetos de lei relacionados ao combate às drogas e ao coronavírus

Em 14/09/2022
-A A+

O combate às drogas e ao coronavírus esteve em pauta na Reunião Plenária realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quarta. Os deputados aprovaram, por unanimidade, dois projetos de lei que tratam sobre os temas. A primeira proposição altera a Política Estadual sobre Drogas para acrescentar um dispositivo que incentiva a realização de refeições em família.

Na justificativa, a autora do texto, deputada Clarissa Tércio, do PP, defende os benefícios da prática, como o reforço dos vínculos afetivos e o fortalecimento da identidade familiar. A parlamentar citou, ainda, estudos feitos em 2010 na Universidade de Columbia mostrando que adolescentes que não fazem refeições familiares frequentes têm maior propensão a experimentar drogas.

Já em relação ao coronavírus, a medida prevê que as máscaras de proteção individual tenham os elásticos cortados antes do descarte. O objetivo é impedir a contaminação, já que os equipamentos ainda são utilizados de forma espontânea ou obrigatória, dependendo do local. A autoria do texto é da deputada Simone Santana, do PSB.

As duas matérias foram aprovadas em Primeira Discussão e, antes de se tornarem leis, precisam ser aprovadas em mais um turno e passar pela sanção do governador. A Reunião Plenária completa está disponível no canal da TV Alepe no Youtube.