Incentivar a igualdade de gênero e contribuir para que mais mulheres ocupem cargos eletivos são alguns dos objetivos de um projeto aprovado na Comissão de Justiça nesta terça, Dia Internacional da Mulher. A proposta, de autoria da deputada Simone Santana, do PSB, cria a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti.
Mulheres que são lideranças políticas em Pernambuco vão poder participar de atividades do Poder Legislativo Estadual. As participantes deverão ter cursos e formações sociopolíticas. Elas serão indicadas por deputados estaduais, sendo uma sugestão por município. A visita vai permitir a essas mulheres conhecer comissões, participar de palestras, audiências, reuniões plenárias e outras atividades públicas da Alepe.
A deputada Teresa Leitão, do PT, relatora do projeto, defende que a Ação Formativa pode incentivar o crescimento da participação política das mulheres. “Eu acho que isso pode, sim, favorecer uma curiosidade, um estímulo maior a que as mulheres possam participar mais da política. E também dá oportunidade a que mulheres que, de uma forma ou de outra, participam da vida do seu município, possam conhecer o dia-a-dia da Assembleia Legislativa.”
Adalgisa Cavalcanti, que dá nome à ação, foi a primeira mulher eleita deputada estadual em Pernambuco, em 1947.
COMO CHEGAR