Discursos sobre os 45 anos do PT reacendem polarização política no Plenário

Em 10/02/2025
-A A+

A polarização política entre os grupos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, foi revivida, nesta segunda, durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa. O embate ganhou novo capítulo a partir de pronunciamentos sobre a passagem dos 45 anos do Partido dos Trabalhadores. João Paulo, do PT, lembrou as origens do partido e analisou as principais contribuições da legenda para o desenvolvimento do país. Segundo o deputado, o PT inaugurou uma nova forma de fazer política ao permitir que lideranças comunitárias e trabalhadores ocupassem espaços de poder.

João Paulo também citou passagens dramáticas na história da agremiação política, a exemplo do impeachment de Dilma Rousseff e da prisão de Lula. “Poucos partidos enfrentaram uma campanha tão intensa e sistemática de destruição, mobilizando setores da elite, da mídia e do sistema judiciário para abalar a credibilidade do projeto popular que construímos. Ainda assim, o PT sobreviveu, e não foi por acaso. Sobreviveu porque nasceu das bases e realizou mudanças concretas, significativas na vida da população.” 

Presidente da legenda em Pernambuco, Doriel Barros também enalteceu os 45 anos do Partido dos Trabalhadores. O parlamentar destacou o histórico de lutas e as conquistas das gestões petistas. “Foram governos que promoveram inclusão e tiraram milhões de pessoas da pobreza e expandiram o acesso à educação e à saúde, e reafirmaram o compromisso com a soberania nacional.”

Renato Antunes, do PL, fez críticas ao Partido dos Trabalhadores e ao Governo Lula. O deputado apontou problemas como o aumento da inflação, as sucessivas altas na taxa de juros e a elevada carga tributária. Ele ressaltou que, apesar da arrecadação recorde de 2,71 trilhões de reais, a população não vê melhorias. O problema não é falta de recurso, mas sim a maneira irresponsável como ele está sendo gasto. O maior déficit fiscal… É um governo que arrecada muito, mas gasta mal, que se endivida.

Dani Portela, do PSOL, parabenizou o PT pelos 45 anos de existência. Ela ainda apresentou o balanço da Comissão de Cidadania no biênio 2023-2024. Segundo a deputada, que preside o colegiado, foram 26 reuniões, mais de 415 projetos recebidos, 17 audiências públicas e trinta e uma visitas técnicas. 

Simone Santana, do PSB, destacou projeto de lei de autoria dela, que pretende exigir a implantação do chamado “telhado verde” nos novos edifícios de Pernambuco. De acordo com a proposta, as novas construções com mais de quatro pavimentos devem contemplar a cobertura vegetal, para aprimorar os aspectos paisagísticos e reduzir os impactos socioambientais. Para ela, o revestimento é uma solução inteligente e eficaz para o contínuo aumento da temperatura. “Esse revestimento vivo também ajuda a evitar alagamentos, já que pode drenar parte da água da chuva, quando há em sua estrutura uma bacia de amortecimento que retém a água e libera o lentamente.”

Izaías Régis, do PSDB, agradeceu ao Governo do Estado pela liberação da emenda parlamentar de 500 mil reais destinada ao  Hospital Infantil Palmira Sales, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O deputado ainda reforçou a necessidade de restauração das rodovias da região. 

Socorro Pimentel, do União, comemorou a ampliação da Estação de Tratamento de Água Voluntários da Pátria, no município de Ouricuri, no Sertão do Araripe. De acordo com a parlamentar, a obra terá investimento de 17 milhões de reais e demonstra o compromisso e a responsabilidade da governadora Raquel Lyra com a região do Araripe. A gente vem repercutir e fazer com  que todos os deputados e deputadas e que a população tenha esse conhecimento desta ação que é tão importante para a distribuição de água tratada, dando qualidade, conforto e segurança hídrica para a nossa região.

A parlamentar ainda reforçou que, ainda neste primeiro semestre, será iniciada a construção da adutora de Negreiros.