CPI investiga uso de laranjas em instituições de ensino irregulares no interior

Em 30/03/2016
-A A+

A CPI das Faculdades Irregulares apurou, nesta quarta, a relação de duas instituições de ensino, que já tiveram problemas na Justiça, com o diretor da Faculdade Anchieta, Gedalias Pereira, ouvido pela Comissão na última semana. De acordo com parlamentares da CPI, ele estaria à frente de um esquema de terceirização do ensino e divulgação irregular de cursos de extensão no interior do Estado, atuando por meio de laranjas.

Uma delas seria Márcia Maria Campos, madrasta do diretor. Ela é a atual sócia-administradora da União das Instituições para o Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Uniderc) em Caruaru. De acordo com Márcia, a empresa, que pertencia a Gedalias, foi adquirida por ela em setembro do ano passado. Ela afirmou que vai à sede da Uniderc uma vez por mês e não soube explicar detalhes sobre o faturamento da empresa. Márcia também disse desconhecer o termo de ajustamento de conduta firmado pela instituição com o Ministério Público, em 2014, e que rege o atual funcionamento da entidade.

Em depoimento dado na última quarta pelo professor acadêmico da Uniderc, Iraquitan Ribeiro, o gestor de fato da entidade seria Gedalias Pereira. Ele afirmou que praticamente não tinha contato com Márcia e que desconhecia o fato de ela ser sócia da empresa.

Outro suspeito de ser laranja de Gedalias é o atual presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Religioso e Cultural (Iderc), Abrahão Abude. Abrahão negou que o diretor tivesse qualquer participação na gestão atual da entidade. Ele também não soube responder questões básicas sobre o funcionamento do Iderc, relativas ao vínculo trabalhista dos professores e à responsabilidade sobre a gestão do site da entidade.

A relatora da CPI, deputada Teresa Leitão, do PT, disse se sentir envergonhada com o desinteresse dos dois gestores em tratar das entidades que presidem. “Muitas contradições, muitas imprecisões e uma postura absolutamente negligente com a educação. Porque a gente ouviu aqui dois diretores, de duas instituições de educação, que não sabem responder nada ou praticamente nada a respeito das suas instituições. Então isso só comprova que a gente está na linha certa de investigação.”

Para o presidente da CPI, deputado Rodrigo Novaes, do PSD, está clara a participação de Gedalias Pereira nas duas instituições ouvidas. “Não há dúvida, diante do que foi ouvido, de que o senhor Gedalias é quem responde por todas essas empresas e mais outras que estamos identificando em nossos trabalhos. A CPI está fechando essa questão da responsabilidade da Anchieta, em relação aos cursos de extensão que são dados, e também apurando a responsabilidade do Iderc e da Uniderc diante dos seus fatos.”

Gedalias também foi convocado para depor na reunião desta quarta, mas não compareceu por motivo de viagem previamente agendada.