O projeto de lei que cria a Política Estadual de Incentivo à Implementação de Telhados Verdes foi uma das propostas aprovadas na reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, nesta quarta.
O deputado Doriel Barros, do PT, autor da proposta, justifica a medida pela necessidade de combater as ilhas de calor formadas pelos espaços de concreto e asfalto nos centros urbanos. Telhados verdes, também chamados de coberturas vegetadas, são estruturas construídas sobre edifícios para permitir o plantio de mudas.
A presidente da Comissão de Comissão de Ciência e Tecnologia, deputada Simone Santana, do PSB, sugeriu que um espaço assim seja instalado na sede do Poder Legislativo, no Recife. “A gente tem uma passarela ligando os dois prédios, e a gente podia fazer isso. Aqui, nessa localização, seria de grande valia, além de todas as vantagens que envolvem os telhados verdes: reduzir as ondas de calor, facilitar o escoamento de chuvas”
O texto aprovado prevê linhas de ação como benefícios fiscais e crédito específico para os proprietários dos imóveis com telhado verde, parcerias com instituições para estudos e projetos, além da realização de campanhas de divulgação.