Um alerta sobre o aumento de quase 1.600% nos casos de covid-19 em Pernambuco, nas últimas seis semanas, foi feito pela deputada Socorro Pimentel, do União, durante a Reunião Plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça. Ela convidou a população a intensificar os cuidados com a higiene das mãos, o uso de máscaras, a realização de testes e o respeito ao período de isolamento, em caso de infecção. A deputada também reforçou a importância da vacinação.
A necessidade de ampliar a rede de atenção à saúde materno-infantil em Pernambuco foi abordada por Luciano Duque, do Solidariedade. O deputado apontou que muitos municípios ainda não contam com atendimento médico obstétrico e ginecológico, nem com leitos de UTI neonatal, levando gestantes e mães a viajar centenas de quilômetros para dar à luz ou realizar procedimentos, o que aumenta a mortalidade entre mulheres e recém-nascidos. “Isso é um absurdo, se permitir um crime contra as mães e as crianças pernambucanas por falta de assistência.”
O parlamentar destacou que é preciso aportar recursos para que os municípios menores possam manter equipes especializadas no atendimento à mulher.
Presidente da Comissão de Saúde, Adalto Santos, do PP, apresentou o balanço de atividades do colegiado durante o ano de 2023. Ele destacou visita oficial feita à ministra da Saúde Nísia Trindade, em Brasília, quando foi protocolado um pedido de suporte ao Hospital da Restauração, no Recife. O deputado registrou, ainda, que a Comissão destinou 4 milhões de reais, por meio de emendas parlamentares, para melhorias em hospitais e serviços de saúde em Pernambuco. Por fim, destacou a realização de quinze reuniões e seis audiências públicas ao longo do ano.
O deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, cobrou, nesta terça, a liberação do pagamento das emendas parlamentares impositivas. Ele argumenta que a Casa precisa se posicionar diante do descumprimento do prazo, pelo Governo do Estado, para a execução dos créditos. O parlamentar acrescentou que a Lei das Diretrizes Orçamentárias de 2023 reforça a obrigação constitucional do governo. Ele relatou os prejuízos para as entidades às quais indicou recursos. “Hospital do Câncer, Faculdade de Odontologia, hospitais no Agreste, hospitais no Sertão… e é incompreensível a gente assistindo todos os dias nas redes sociais as pessoas lamentando, mostrando pessoas nos corredores, filas para poder fazer cirurgias, não são cirurgias eletivas, são cirurgias emergenciais, como apêndice, uma fratura no braço, no antebraço, e a gente não vê essas emendas sendo aplicadas.”
Waldemar Borges, do PSB, denunciou as más condições de funcionamento do Memorial da Democracia de Pernambuco, localizado na Zona Norte do Recife. Ele pediu atenção do Governo do Estado com o equipamento, instituído como resultado do trabalho da Comissão da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. O parlamentar ainda elogiou a gestão estadual por cancelar a realização de um evento do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, em Gravatá, no Agreste Central. As atividades, que seriam realizadas a partir desta terça, custariam 600 mil reais aos cofres públicos.
Diogo Moraes, do PSB, comemorou a vitória do município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional, no prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria Sustentabilidade. Ele elogiou a atual gestão da cidade, que completa 70 anos de emancipação política em 2023. Moraes também elogiou a celebração do Natal cidades de Santa Cruz do Capibaribe e Taquaritinga do Norte, no Agreste Setentrional, e Jataúba, no Agreste Central. De acordo com o parlamentar, as medidas ajudam a aquecer a economia e estimular o turismo nos municípios.
João Paulo Costa, do PCdoB, registrou participação na COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes, integrando a delegação da Unale, União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. Ele comemorou o anúncio realizado no evento da inclusão de Pernambuco no programa Floresta Viva. A medida vai ajudar na restauração do bioma da Caatinga e prevê o aporte de 30 milhões de reais do Governo de Pernambuco e mais 30 milhões do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O parlamentar também noticiou a iniciativa do Consórcio de Governadores do Nordeste de propor a criação de um fundo de recursos para a caatinga, semelhante ao Fundo Amazônia.
COMO CHEGAR